Nas últimas semanas, o consórcio liderado conjuntamente pelo Banco Genial e pelo Mercado Bitcoin, e integrado pela Mastercard, Sinqia e Cerc, realizou mais marcos no piloto do DREX, concluindo com sucesso as primeiras transferências de Real Digital, Real Tokenizado e títulos públicos do consórcio. As transferências foram feitas com o Banco Inter e o consórcio também efetuou a compra e venda de títulos públicos com o Itaú.

As etapas foram concluídas pouco mais de um mês após o consórcio conectar seu nó à rede do Banco Central. O consórcio estava pronto para se conectar à rede do banco central em meados de julho, mas teve que aguardar o aumento da banda de conexão com o RSFN, um pré-requisito para a conectividade. 

A próxima entrega do consórcio deve ser o teste da compra e venda de títulos públicos de clientes das instituições. Os contratos para esses testes ainda não foram liberados pelo Banco Central, mas estão previstos para outubro. 

O que é o DREX?

O Real Digital, conhecido como DREX, está no centro da transformação do cenário financeiro brasileiro. Atualmente em sua fase piloto, o DREX está programado para ser lançado oficialmente no final de 2024 ou início de 2025. Construído com tecnologia blockchain, o DREX oferece um armazenamento centralizado de transações e a programabilidade de operações financeiras. Segundo o próprio Banco Central, uma revolução equivalente a que o PIX proporcionou para pagamentos, pode ser criada pelo DREX para ativos financeiros. Espera-se que o DREX facilite a liquidação e a transferência de ativos financeiros, inaugurando uma era de eficiência e velocidade financeira.

Qual a diferença de Real Digital e Real Tokenizado?

O Real Digital é a moeda de atacado dentro do DREX. Na prática, ela pode ser transferida entre o banco central e os bancos, e os bancos entre si. O Real Tokenizado é o equivalente ao depósito à vista ou a moeda eletrônica, ou seja, o saldo aparece para o usuário final em sua conta bancária.

Genial Investimentos ativa “nó” à rede do DREX

Em setembro, a Genial ultrapassou o primeiro marco do piloto do Real Digital (DREX) ao conectar seu nó à rede do Banco Central. Para otimizar o desenvolvimento, o grupo optou por criar uma rede Hyperledger Besu própria, possibilitando a elaboração de funcionalidades que serão aplicadas ao piloto do Banco Central (BACEN). 

Institucional

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!