O HODL de criptomoedas é um termo comumente usado por investidores que se recusam a vender suas criptomoedas, independentemente do aumento ou diminuição do preço.
É mais frequentemente usado durante um mercado de baixa quando as pessoas se recusam a vender suas moedas apesar da queda de preço.
HODL foi posteriormente adaptado para ser um acrônimo para “Hold On for Dear Life” e refere-se a não vender, mesmo durante forte volatilidade do mercado e baixo desempenho do mercado.
O que é o HOLD de criptomoedas?
HODL de criptomoedas é, na verdade, um erro ortográfico da palavra “hold” e um termo popular usado no mundo Bitcoin e criptomoeda para descrever uma estratégia de investimento específica.
A estratégia consiste em investidores comprarem ativos e mantê-los por longos períodos de tempo. É uma das muitas gírias usadas pelos comerciantes de criptomoedas,
O termo HODL remonta a um post de 2013 em um fórum Bitcoin. O título do post, encontrado na plataforma Bitcointalk, era “I AM HODLING”.
O autor do post continuou dizendo que, como não conseguia prever as tendências do mercado bem o suficiente para ser um day trader bem-sucedido, ele manteria seus investimentos.
Outros participantes do fórum adotaram o erro ortográfico, e logo se tornou assunto de memes. Na semana em que o post foi publicado, o preço do Bitcoin caiu quase 40%, como resultado de ações tomadas pelo banco central chinês.
Para muitos investidores, é mais fácil entender o HODL no contexto de outro termo familiar de investimento: comprar e manter.
Investidores buy-and-hold compram ações e outros títulos com a intenção de mantê-los no longo prazo, independentemente da volatilidade do mercado.
O objetivo é enfrentar os altos e baixos do mercado de olho nos ganhos de longo prazo, pois a história mostrou que, com o tempo, o mercado de ações tende a subir.
Ou, em outras palavras: você quer manter as ações e não vendê-las, se o mercado ficar instável. Esta é uma tática comum usada por investidores de valor.
O significado básico do HODL pode se aplicar a uma estratégia de compra e retenção ao falar sobre bitcoin ou outras criptomoedas também.
Mais uma vez, a ideia é “esperar pela preciosa vida” em vez de vender criptomoedas em pânico se a volatilidade aumentar.
Como funciona o HOLD de criptomoedas
HODL tem sido uma gíria famosa entre os investidores na comunidade blockchain desde 2013.
Sempre que o valor da criptomoeda cai, o termo “hodling” é usado por muitos para indicar que eles manterão as compras de criptomoedas sem vendê-las por um longo período, percorrendo a trajetória com a esperança de que o preço se valorize significativamente.
A estratégia de hodling ou holding de ganhar dinheiro esperando um período mais longo é oposta ao conceito de “time the market” onde os investidores compram e vendem a curto prazo.
Os sentimentos do mercado não influenciam os hodlers, e eles não entram em pânico ao ouvir notícias que podem afetar o valor da criptomoeda.
No entanto, eles podem comprar mais se o preço cair. Além disso, geralmente evitam serviços de terceiros para proteger seus ativos. A estratégia de hodling é muito semelhante à estratégia de compra e retenção.
Criptomoedas como bitcoin têm sido voláteis no curto prazo, mas a tendência de longo prazo indica que o valor aumentou.
Pode-se comprar bitcoin e esperar anos e depois vendê-lo com lucro.
Não é inédito que as pessoas dupliquem ou até tripliquem seus valores investidos. Geralmente, as pessoas que são mais pacientes e investem grandes somas de dinheiro são mais propensas a obter grandes lucros.
Quais as principais vantagens e desvantagens do HOLD de criptomoedas?
Hodling se parece muito com a estratégia de compra e retenção de longo prazo que The Motley Fool emprega no mercado de ações.
De modo geral, é recomendável possuir ações por pelo menos cinco anos.
Os benefícios de construção de riqueza dos retornos compostos fazem uma diferença maior em um período mais longo de tempo. A mesma filosofia também deve funcionar para criptomoedas de alta qualidade.
No lado negativo, nem todo ticker de criptografia é construído para durar.
Existem milhares de criptomoedas no mercado hoje, e o número de vencedores de longo prazo nesse grupo é muito menor.
Algumas criptomoedas são ruins, outras são fraudes para ganhar dinheiro e outro grupo tem todas as intenções certas, mas projetos técnicos falhos.
Baleias do bitcoin
Uma baleia de criptomoeda refere-se a uma única carteira de criptomoedas que possui uma grande concentração de uma única criptomoeda.
Como as criptomoedas como o Bitcoin opera em um livro-razão distribuído publicamente, é possível determinar quais carteiras possuem mais de uma determinada criptomoeda.
Da mesma forma, uma baleia Bitcoin é um desses grandes detentores de Bitcoin.
No final de maio de 2022, o Bitcoin tinha um valor de mercado de quase US$ 609 bilhões. As definições variam, mas uma baleia Bitcoin é geralmente referida como uma carteira que possui pelo menos 100 Bitcoins – ou US$ 3,2 milhões em Bitcoin até o momento.
À medida que o investimento e o uso de criptomoedas se tornaram mais comuns, a propriedade do Bitcoin tornou-se menos concentrada.
As criptomoedas são compradas e vendidas em bolsas e operam em um sistema de leilão semelhante ao mercado de ações.
Se uma carteira Bitcoin estiver comprando grandes quantidades de criptomoedas, a atividade da baleia pode reduzir a oferta de Bitcoin vendida no mercado, aumentando assim os preços.
Por outro lado, uma baleia que está vendendo pode aumentar a oferta, o que pode reduzir temporariamente os preços do Bitcoin.
O HODL é um bom investimento?
A estratégia de manter por um longo período ajuda os investidores a escapar da natureza altamente volátil do mercado de criptomoedas e não se movem com o sentimento do mercado.
Eles podem evitar o aborrecimento enfrentado ao cronometrar o mercado ao comprar e vender no curto prazo. No longo prazo, os investidores podem coletar criptomoedas construindo portfólios sólidos.
Você já investe pensando nessa estratégia de HODL de criptomoedas? Conte para nós nos comentários!