A busca por alternativas de investimentos seguros e rentáveis faz parte da estratégia de muitos investidores. Afinal, eles podem oferecer retornos interessantes, aliados a um baixo risco. Mas quais seriam essas oportunidades? 

É possível adiantar que a poupança não costuma estar entre as opções — você sabe por quê? Embora ela seja considerada segura, trata-se de uma aplicação cuja rentabilidade tende a ser mais baixa do que os demais investimentos.  

No mercado financeiro, é possível encontrar outras possibilidades tão seguras quanto a caderneta e que oferecem uma rentabilidade melhor. Então vale a pena pesquisar mais antes de decidir, certo? 

Você deseja investir em 2024 e quer saber quais são os 5 investimentos mais seguros e rentáveis para fazer seus aportes? Confira as informações deste conteúdo que nós, da Genial, produzimos! 

O que é um investimento seguro?  

Um investimento seguro é aquele que oferece menor risco em comparação com outras alternativas disponíveis no mercado financeiro. Ele recebe esse nome porque, ao destinar recursos a esse tipo de ativo, as chances de perder dinheiro são mais baixas. 

Em geral, investimentos seguros fazem parte da renda fixa e são a preferência para dois públicos específicos: investidores iniciantes e aqueles que têm um perfil mais conservador. Porém, é válido ressaltar que essa não é uma regra, ok? 

Investidores que já têm mais experiência e entendimento de mercado também costumam fazer aportes em investimentos seguros. O mesmo vale para aqueles que possuem um perfil de investidor mais moderado ou arrojado. 

Isso acontece porque, independentemente do perfil ou do nível de conhecimento, os investimentos seguros ajudam a compor e a diversificar o portfólio. Uma das principais características deles é sofrer menos oscilações ao longo do tempo em comparação com outros ativos, como as ações.  

Assim, por não estarem sujeitos a grandes mudanças de valor, eles tendem a proporcionar mais tranquilidade e estabilidade ao investidor. Além desse ponto, vale destacar que os investimentos seguros podem ser rentáveis. 

Desse modo, eles tendem a contribuir para a preservação e o aumento do capital de investidores. Afinal, eles rendem com o passar do tempo e, como são mais estáveis, oferecem menos risco de perdas. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Como avaliar a segurança de um investimento?  

Sabendo o que são investimentos seguros, é interessante compreender, na prática, como avaliar a segurança de uma alternativa disponível no mercado financeiro, certo? Para esse propósito, é necessário considerar alguns fatores específicos.  

Conheça-os, nos tópicos a seguir! 

Verifique o risco do investimento 

Um dos principais pontos para avaliar a segurança de um investimento é verificar o seu nível de risco. Ele pode ser classificado em três principais tipos: 

  • risco de mercado: refere-se à possibilidade de perdas devido a flutuações no mercado financeiro, influenciadas por fatores econômicos, políticos ou eventos inesperados; 
  • risco de liquidez: diz respeito à dificuldade de vender um investimento rapidamente, pelo preço desejado — muitas vezes, devido à falta de compradores no mercado; 
  • risco de crédito: tem a ver com a probabilidade de o emissor de um título não cumprir suas obrigações de pagamento de juros ou principal, podendo resultar em perdas para o investidor devido à inadimplência. 

Veja a classificação de risco do emissor 

Ligado ao risco de crédito, é importante que você veja a classificação do emissor. Agências de rating, como a Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch, atribuem notas aos Governos, instituições e empresas, indicando sua solidez financeira e capacidade de pagamento. 

Quanto melhor a nota do emissor, AAA ou AA, por exemplo, mais confiável e menos arriscado tende a ser investir em seus títulos. Por outro lado, notas como BBB-, C e, principalmente, D exigem mais cautela e atenção, pois demonstram que a instituição oferece um grau maior de risco. 

Pesquise sobre o emissor do investimento 

Além de se informar sobre a classificação de crédito do emissor, faça pesquisas para saber mais sobre ele. Para tanto, busque relatórios financeiros e outros documentos. Dessa forma, é possível compreender melhor o seu histórico de desempenho e pagamento. 

Ao analisar essas informações, é possível ter uma visão mais clara a respeito da saúde financeira da instituição. A avaliação também permite enxergar as suas perspectivas.  

Verifique as garantias 

Alguns investimentos disponíveis no mercado financeiro oferecem mecanismos de proteção aos investidores, sendo um dos mais conhecidos o FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Portanto, para avaliar a segurança de uma alternativa, verifique se ela conta com essa ou outra cobertura. 

O que configura um investimento rentável? 

Agora que você já sabe o que são investimentos seguros e como avaliar a segurança de aplicações, é o momento de entender o que configura alternativas rentáveis. Um investimento com boa rentabilidade é aquele que oferece um retorno financeiro satisfatório em relação ao capital investido.  

No mercado financeiro, é possível encontrar muitas aplicações na renda fixa que pagam 6% ao ano (a.a.) aos investidores, por exemplo. Logo, se um investimento oferece uma rentabilidade de, por exemplo, 10% a.a. ou 12% a.a., significa que ele é mais rentável, possibilitando ganhos mais elevados.  

Por outro lado, se uma aplicação rende menos do que 6%, ela faz o seu dinheiro crescer menos, afinal, o retorno é mais baixo do que os demais. Nessa circunstância, é possível dizer que a aplicação não é tão rentável, visto que existem outros investimentos que pagam mais. 

No entanto, esse não é o único fator que possibilita avaliar a rentabilidade de um investimento. Veja outros pontos-chave! 

Comparação com o mercado e outros investimentos 

Analisar um investimento isoladamente tende a não ser a melhor forma de verificar se ele é, de fato, rentável. Imagine que uma aplicação pode pagar 10% a.a., por exemplo, mas outras da mesma classe podem oferecer 12%, 15% ou mais. 

Sendo assim, ao avaliar quão rentável um investimento é, procure compará-lo com o mercado em que ele está inserido e com outras alternativas, considerando também o grau de risco. Isso porque riscos maiores tendem a elevar o potencial de retorno. 

Entretanto, como há diferenças entre as oportunidades, é preciso compreender se a relação entre risco e retorno é adequada à sua estratégia. Avalie, ainda, indicadores econômicos, como inflação e a taxa básica de juros — Selic. Desse modo, você conseguirá fazer uma análise mais eficiente. 

Consistência de retorno 

Outro aspecto relevante para avaliar investimentos rentáveis é observar se eles apresentam um histórico consistente e positivo ao longo do tempo.  

Afinal, essas informações servem como um indicativo de que o emissor consegue manter um retorno atrativo aos investidores — apesar de não serem garantia de que o resultado se repetirá. Esse cenário é especialmente relevante quando se fala em alternativas da renda variável.  

Expectativas e objetivos 

Por fim, é válido observar que a rentabilidade de um investimento deve ser avaliada de acordo com seus objetivos e expectativas. Isso porque uma alternativa pode não parecer rentável para você, a partir dos critérios definidos, mas para outros investidores, sim. A resposta depende das metas e necessidades de cada um. 

Por que é importante saber como identificar esses investimentos?  

Com os tópicos anteriores, você pôde compreender o que são investimentos seguros e rentáveis, e quais são as suas principais características. Porém, você sabe por que é relevante saber como identificá-los?  

Confira as principais razões! 

Contribui para uma maior segurança e estabilidade ao investir 

Em primeiro lugar, investimentos seguros ajudam a proteger o seu capital contra perdas significativas, oferecendo a possibilidade de ter mais estabilidade financeira. Logo, saber como identificá-los tende a ser de grande utilidade para a construção do seu patrimônio. 

Ajuda a reduzir riscos 

Identificar investimentos seguros é relevante porque diminui a sua exposição a riscos desnecessários no mercado financeiro. Essa situação pode afetar negativamente as suas finanças pessoais, concorda? 

Contribui para a realização de metas 

Ao descobrir quais são os investimentos rentáveis adequados ao seu contexto, é possível alcançar diferentes objetivos financeiros. Por exemplo, uma viagem para o exterior, a compra de um imóvel ou de um veículo, a aposentadoria etc. 

Ajuda a superar a inflação 

A busca por alternativas com maior rentabilidade é essencial porque, muitas vezes, elas superam a taxa de inflação. Como consequência, é possível proteger o seu poder de compra com o passar do tempo e evitar que o seu dinheiro perca valor. 

Oferece um equilíbrio entre risco e retorno 

Mais um motivo para saber como identificar investimentos seguros e rentáveis é que isso permite que você encontre um melhor equilíbrio entre risco e retorno ao investir. Assim, é possível potencializar os seus ganhos sem se expor a perigos maiores do que a sua tolerância a eles. 

Permite tomar decisões mais embasadas 

Com esse conhecimento, você pode tomar decisões mais adequadas e embasadas ao investir. Para tanto, faça análises e escolhas criteriosas — o que é crucial para evitar investimentos impulsivos ou de risco elevado. 

Contribui para o seu planejamento financeiro 

Além de todas as razões anteriores, saber como escolher investimentos seguros e rentáveis é essencial para o seu planejamento financeiro. Tenha em mente que essas alternativas podem contribuir para a sua estabilidade monetária e para o crescimento patrimonial ao longo do tempo. 

Ajuda a reduzir o estresse financeiro 

Por último, vale ressaltar que, ao optar pela segurança aliada à maior rentabilidade, você pode ter uma carteira mais equilibrada e que ofereça ganhos atrativos. Desse modo, é possível reduzir a sua preocupação e o seu estresse financeiro. 

Quais investimentos são seguros e rentáveis? Veja 5 opções para 2024! 

Até aqui, você conferiu os principais aspectos sobre investimentos seguros e rentáveis. Mas quais seriam essas alternativas?  

Descubra 5 alternativas para avaliar ao compor sua carteira em 2024! 

1. Títulos do Tesouro Direto 

Ao tratar de investimentos seguros e rentáveis, os títulos do Tesouro Direto costumam ser os primeiros a aparecer na lista. Em janeiro de 2024, havia 5 alternativas, no total: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+, Tesouro RendA+ e Tesouro Educa+. 

Cada título tem características específicas, sendo adequado para diferentes tipos de planos. No entanto, a semelhança entre eles é que todas essas aplicações funcionam como uma forma de empréstimo para o Governo Federal. 

Ao investir em um título do Tesouro, você empresta o seu dinheiro para a União e, em troca, recebe o montante aplicado mais uma taxa de juros específica — que é o rendimento da aplicação. Na prática, você tem garantia integral do Tesouro Nacional, proporcionando maior segurança.  

Vale saber que o rendimento dos títulos do Tesouro Direto pode ser classificado em três tipos: pós-fixado, prefixado ou híbrido.  

No pós-fixado, o título rende a variação da taxa básica de juros brasileira, a Selic. Somente o Tesouro Selic possui esse tipo de rentabilidade. Já no prefixado, você sabe, no momento do aporte, quanto o título pagará exatamente por ano — apenas o Tesouro Prefixado rende dessa forma. 

Por fim, nos títulos híbridos, o rendimento é composto por uma mistura do pós-fixado e do prefixado. Nesse tipo de rentabilidade, a aplicação rende a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais uma taxa de juros fixa.  

É o caso do Tesouro IPCA+, RendA+ e Educa+. Os três garantem o seu poder de compra ao longo do tempo, pois rendem acima da inflação.  

Por último, saiba que os títulos do Tesouro Direto possuem liquidez diária, permitindo o resgate a qualquer momento antes do vencimento. Porém, o Tesouro Educa+ e RendA+ possuem carência de 60 dias. Já os títulos prefixados e híbridos sofrem maiores efeitos da marcação a mercado.  

2. CDB 

O segundo tipo de investimento que pode ser considerado seguro e rentável para investir em 2024 é o CDB (certificado de depósito bancário). Ele tem características parecidas com as dos títulos do Tesouro Direto. 

O CDB é um investimento de renda fixa, possui opções de rentabilidade pós-fixada, prefixada e híbrida, além de uma data de vencimento — funcionando como um empréstimo. A diferença é que em vez de o empréstimo ser para o Governo, ele é destinado a instituições financeiras. 

Por sua vez, as instituições utilizam o capital recebido para diferentes propósitos. Além desse ponto, vale ressaltar que os CDBs contam com a garantia do FGC até R$ 250.000 por CPF ou CNPJ e instituição, até o limite de R$ 1 milhão, renovável a cada 4 anos.  

Essa garantia significa que se você tiver, por exemplo, R$ 150.000 investidos em um CDB e o emissor do título quebrar, o FGC devolverá todo o seu dinheiro mais os rendimentos até o limite estipulado. Dessa maneira, é possível ter mais segurança para o seu capital. 

3. LCI 

Prosseguindo com a lista de investimentos seguros e rentáveis para investir em 2024 está a LCI (letra de crédito imobiliário). Como o nome indica, esse tipo de aplicação da renda fixa está ligado ao mercado de imóveis. 

Ao investir em uma LCI, você empresta o seu dinheiro para uma instituição financeira, assim como no CDB, e recebe o montante aplicado com o acréscimo de juros. A diferença é que os recursos captados são utilizados pelos bancos para financiar atividades no setor imobiliário. 

Vale ressaltar que a LCI também conta com a proteção do FGC — o que garante mais proteção ao seu dinheiro investido. Porém, o principal destaque dessa aplicação é a sua isenção de IR (Imposto de Renda) para pessoa física — ao contrário dos títulos do Tesouro Direto e CDBs. 

No entanto, é preciso mencionar que essa questão não faz da letra de crédito imobiliário um investimento necessariamente mais rentável, ok? É necessário fazer cálculos e comparações para ver qual aplicação compensa mais, considerando a rentabilidade ofertada. 

4. LCA 

Ao conhecer a LCI, fica mais fácil entender o que é a LCA (letra de crédito do agronegócio). Como você viu, a letra de crédito imobiliário é um investimento de renda fixa que funciona como um empréstimo para bancos financiarem atividades ligadas ao setor de imóveis. 

A LCA tem o mesmo princípio, mas com a diferença de que o dinheiro captado dos investidores é utilizado pelos bancos para financiar atividades no setor do agronegócio. No mais, essa aplicação é igual à LCI.  

Veja os pontos em comum: 

  • tem garantia do FGC; 
  • pode ser pós-fixada, prefixada ou híbrida; 
  • é isenta de IR para pessoa física; 
  • tem uma data de vencimento específica. 

5. Fundos de renda fixa 

Outros investimentos seguros e rentáveis que você pode conhecer em 2024 são os fundos de renda fixa. Diferentemente das alternativas apresentadas, esse não é um título que funciona como um empréstimo para o Governo ou um banco. 

Na verdade, um fundo de renda fixa é um veículo de investimento coletivo. Nele, há a figura de um gestor que gerencia os aportes dos investidores, visando estruturar o portfólio do fundo de acordo com as políticas e estratégias definidas pelo fundo.  

Já o investidor compra cotas para participar dos resultados obtidos pelo gestor. Um fundo de renda fixa pode ser composto, por exemplo, por diferentes investimentos — inclusive, os 4 que você conferiu anteriormente. 

Existem fundos, por exemplo, que têm um portfólio formado por CDBs, LCIs, LCAs e outras aplicações de renda fixa. Na prática, trata-se de uma forma de ter, em um único investimento, acesso a diferentes aplicações. 

Porém, esse é apenas um dos pontos a se considerar sobre essa alternativa. Outro aspecto sobre ela se refere à comodidade que o fundo tende a oferecer aos investidores. Como visto, há um gestor profissional à frente do fundo, encarregado por fazer escolhas e mudanças conforme necessário. 

Por outro lado, esse fator também pode não ser tão atrativo. Isso porque os fundos de renda fixa cobram uma taxa de administração dos investidores — o que afeta diretamente a rentabilidade líquida do investimento, caso sejam muito elevadas. 

Ainda, como os títulos do Tesouro Direto e os CDBs, os fundos de renda fixa sofrem incidência do IR. Portanto, se você tiver interesse em investir em fundos de renda fixa, atente-se à composição do portfólio do investimento, nível de risco e às taxas que são cobradas. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Como investir nessas oportunidades? 

Agora que você já conhece 5 investimentos considerados seguros e rentáveis para investir em 2024, vale a pena saber como fazer aportes neles, não é verdade? Vale lembrar que as alternativas apresentadas não são uma sugestão de investimento, ok?  

É preciso sempre avaliar se elas são adequadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos. Assim, veja o passo a passo para investir caso você entenda que os títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs e fundos de investimentos são condizentes com a sua estratégia! 

Escolha uma corretora de valores 

Para começar, você deve escolher uma corretora de valores, como a Genial, para abrir uma conta. Afinal, é por meio dela que você terá acesso a diversos investimentos e poderá incluí-los em seu portfólio. 

Abra sua conta na corretora 

Após escolher a corretora, você deve abrir uma conta na instituição. Em geral, o procedimento é simples e exige apenas que você informe dados como nome completo, número de telefone, e-mail, renda mensal, profissão, entre outros. 

Transfira o dinheiro para a sua conta na corretora e faça login nela 

Depois de abrir a conta na corretora, transfira o dinheiro para ela referente ao investimento que você deseja fazer. Em seguida, efetue o seu login, seja pelo site da instituição ou pelo seu aplicativo. Com apenas esses dois procedimentos, você já estará muito próximo de realizar seus aportes. 

Busque o investimento que deseja 

Com o login feito no site ou app da instituição, procure o investimento que você deseja incluir na sua carteira. Você pode encontrá-los buscando na aba ou menu “Renda Fixa” ou “Renda Variável”, por exemplo, ou digitando exatamente o nome deles no campo de pesquisas. 

Avalie as opções disponíveis 

Ao buscar pelo investimento desejado, você verá que existem diversas oportunidades disponíveis, com rentabilidades, riscos e prazos diferentes. Avalie cada uma delas ou faça filtros para selecionar aquela que melhor atende às suas necessidades e objetivos. 

Finalize o investimento 

Com o investimento selecionado, é hora de informar a quantia que você deseja investir nele. Geralmente, os ativos possuem um preço mínimo para o aporte ser feito. Então observe-o para que a operação seja realizada. 

No caso dos títulos do Tesouro Direto, o investimento mínimo variava entre R$ 30 (Tesouro Prefixado, por exemplo) e R$ 140 (Tesouro Selic), em janeiro de 2024. Já em relação às LCIs e LCAs, ele costuma ser maior — inclusive, podendo chegar a montantes mais elevados, como R$ 1.000. 

Você pode investir o mínimo ou um montante maior, de acordo com sua estratégia. Ao informar a quantia referente ao seu aporte, basta clicar no botão para prosseguir e digitar a sua senha. Após realizar todas as etapas, a operação será finalizada.  

Com este post, você pôde aprender sobre investimentos seguros e rentáveis para investir em 2024 — e conheceu 5 opções para incluir no seu portfólio. Portanto, não deixe de considerar as informações deste conteúdo para fazer o seu dinheiro render e trabalhar para você. 

Quer começar a investir? Abra sua conta na Genial Investimentos e componha a sua carteira de forma inteligente e segura! 

Todos os anos, novos investidores chegam ao mercado financeiro. Uma das principais dúvidas que eles têm é: quais os investimentos mais seguros e rentáveis para investir? 

Afinal, muitos querem segurança, mas sem renunciar a uma boa rentabilidade, certo? 

Confira 5 investimentos que podem ser seguros e rentáveis para fazer aportes em 2024! 

1. Títulos do Tesouro Direto 

Conheça as principais características dos títulos do Tesouro Direto: 

  • são investimentos de renda fixa; 
  • funcionam como uma forma de empréstimo para o Governo Federal; 
  • são garantidos pelo Tesouro Nacional; 
  • podem ter uma rentabilidade pós-fixada, prefixada ou híbrida; 
  • possuem uma data de vencimento; 
  • contam com liquidez diária; 
  • podem ser utilizados para diferentes objetivos; 
  • são acessíveis; 
  • sofrem incidência de IR (Imposto de Renda). 

2. CDBs 

Veja os detalhes sobre os CDBs (certificados de depósito bancário): 

  • também funcionam como um empréstimo, mas para instituições financeiras; 
  • contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos)
  • podem ter uma rentabilidade pós-fixada, prefixada ou híbrida; 
  • possuem uma data de vencimento; 
  • podem ser utilizados para diferentes metas; 
  • sofrem incidência de IR. 

3. LCIs 

Saiba como são as LCIs (letras de crédito imobiliário): 

  • funcionam como um empréstimo para instituições financeiras; 
  • estão relacionadas especificamente ao mercado imobiliário; 
  • contam com a proteção do FGC; 
  • são isentas de IR para pessoa física
  • podem ter uma rentabilidade pós-fixada, prefixada ou híbrida; 
  • têm uma data de vencimento específica; 
  • costumam ter menor liquidez. 

4. LCAs 

Confira informações sobre as LCAs (letras de crédito do agronegócio): 

  • funcionam como um empréstimo para instituições financeiras; 
  • estão relacionados exclusivamente ao mercado agro; 
  • são protegidas pelo FGC; 
  • tem isenção de IR para pessoa física
  • podem ter uma rentabilidade pós-fixada, prefixada ou híbrida; 
  • têm uma data de vencimento determinada; 
  • a liquidez costuma ser menor. 

5. Fundos de renda fixa 

Por fim, avalie as características dos fundos de renda fixa: 

  • funcionam de forma coletiva; 
  • o investidor participa dos resultados com a compra de cotas; 
  • podem aplicar o dinheiro em diferentes títulos, conforme a estratégia predefinida; 
  • contam com a figura de um gestor profissional à frente do fundo
  • cobram uma taxa de administração; 
  • sofrem incidência de IR; 
  • pode ou não ter um prazo; 
  • as regras de liquidez variam.  

O que você achou dos 5 principais investimentos seguros e rentáveis para investir em 2024? Você já conhecia todos eles? 

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!