Se você está estabelecendo uma estratégia no mercado financeiro, saiba que é possível contar com ferramentas que auxiliam nessa jornada e tornam as suas decisões mais conscientes. Nesse sentido, vale a pena fazer simulações de investimentos

A medida oferece diversos benefícios, como a compreensão prática das alternativas e o auxílio no planejamento. Portanto, você precisa saber quais são as funções e as vantagens dos simuladores, além de aprender como usá-los e quais são as opções disponíveis. 

Quer entender mais sobre a simulação de investimentos? Continue a leitura para conferir este conteúdo que nós, da Genial Investimentos, preparamos para você! 

O que é e como funciona um simulador de investimento? 

Compreender melhor o papel das simulações de investimentos demanda saber o que é e como funciona um simulador. Trata-se de uma ferramenta que projeta os resultados de um aporte financeiro, considerando diversos cenários e condições. 

Ela opera de forma semelhante a uma calculadora, fazendo as projeções com base em fórmulas preestabelecidas. Dessa forma, você precisa incluir alguns dados básicos para que o simulador verifique como o investimento poderia se comportar. 

Existem também instrumentos mais completos que, além de oferecerem o resultado para o investimento do seu interesse, realizam comparações com alternativas semelhantes. Assim, você tem um panorama do mercado, sendo capaz de tomar decisões com mais confiança. 

Mas vale destacar que as informações do simulador não são uma garantia do desempenho calculado, está bem? O instrumento estima o comportamento dos ativos, mas as condições do mercado, as variações no momento do aporte e outras influências podem fazer com que o resultado não se consolide. 

Então você deve fazer a simulação consciente de que ela é apenas uma projeção e não uma certeza. Nesse sentido, utilizar um simulador de investimento é uma forma de se planejar melhor, entender as possíveis implicações de suas escolhas e alinhar as expectativas com a realidade do mercado. 

Por que usar um simulador antes de investir? 

Agora que você aprendeu o que são e como funcionam as simulações de investimentos, vale a pena conhecer melhor as vantagens que elas oferecem para a sua estratégia. 

Planejar os investimentos 

Um simulador permite que você visualize diferentes cenários e estime como seu investimento pode se comportar ao longo do tempo. Com isso, você consegue se planejar mais estrategicamente. 

O auxílio da ferramenta possibilita definir a quantia dos aportes em cada alternativa, conhecer os resultados esperados e o tempo exigido para atingir seus objetivos. Esse planejamento ajuda a alinhar suas expectativas com o que é viável considerando as projeções do mercado. 

Adicionalmente, os simuladores podem mostrar custos operacionais e impostos, conforme a estimativa do investimento. Em alguns casos, por exemplo, o IR (Imposto de Renda) diminui de acordo com o tempo que o dinheiro é mantido. Logo, você visualiza melhor o impacto das cobranças e evita ter descontos acima do necessário. 

Entender melhor as alternativas 

Em muitos casos, as informações técnicas sobre um investimento parecem confusas, não é mesmo? Mas visualizá-las na prática ajuda a entender melhor o seu comportamento. Imagine que uma pessoa se depara com um título de renda fixa que rende 120% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). 

É comum que o investidor tenha dificuldade de entender como esse tipo de rentabilidade se reflete nas alternativas em sua carteira. Ao usar um simulador, fica mais fácil visualizar a projeção de desempenho do ativo a partir dos números. 

Rebalancear a carteira 

A simulação de investimentos também pode ajudar a estabelecer a hora certa de fazer um rebalanceamento da carteira e como proceder. A ferramenta contribui para entender o cenário, considerando a rentabilidade projetada e o seu objetivo financeiro. 

Com essa análise, você passa a ter conhecimentos que auxiliam a decidir se é mais vantajoso manter os recursos investidos por mais tempo e se é preciso fazer ajustes na estratégia. Da mesma forma, há como perceber se vale a pena realizar o resgate, de acordo com sua necessidade de liquidez. 

Comparar alternativas 

Entre as utilidades de um simulador de investimentos, uma que se destaca é a comparação de alternativas. Na hora de escolher onde alocar o seu dinheiro, é fundamental avaliar diversos fatores, como a adequação ao seu perfil, os riscos, os prazos e a liquidez, entre outros. 

Nesse sentido, a ferramenta permite visualizar os potenciais resultados de diferentes investimentos, comparando opções semelhantes ou distintas. Desse modo, você tem condições de ver quais são as perspectivas dos ativos de seu interesse, definindo aqueles que têm mais chances de oferecer os resultados desejados. 

Muitas vezes, um investimento que parece vantajoso à primeira vista pode não ser tão interessante quando colocado lado a lado com outras opções. Além disso, a comparação de alternativas ajuda você a identificar eventuais oportunidades que não foram notadas inicialmente. 

Como visto, dependendo do simulador, você tem uma visão ampla, que abrange a rentabilidade e outros aspectos, como taxas e histórico de resultados. Com essas informações, fica mais fácil priorizar investimentos mais alinhados aos seus objetivos financeiros e ao seu planejamento de longo prazo. 

Reduzir riscos 

Outra vantagem de fazer a simulação de investimentos é a redução dos riscos. Ela é relevante principalmente para investidores iniciantes, que ainda não estão tão familiarizados com o comportamento das alternativas. 

Nesses casos, as expectativas nem sempre condizem com as perspectivas para os ativos. Então eles podem acreditar que os ganhos serão maiores do que efetivamente o mercado tende a proporcionar. Da mesma forma, existe o risco de a falta de compreensão levar a erros nas decisões. 

Há chance de o investidor se deparar com dificuldades para resgatar o dinheiro antes do prazo ou ter resultados inferiores à expectativa por conta dos impostos. Todos esses fatores, que muitas vezes passam despercebidos na hora de escolher a alternativa, costumam ser mostrados na simulação. 

Portanto, você tem uma visão mais ampla antes de investir, que proporciona condições de fazer uma escolha mais adequada às suas necessidades. 

Como fazer simulações de investimentos? 

Você já teve contato com informações importantes sobre o simulador de investimentos. O próximo passo é aprender a usar a ferramenta corretamente. As regras dependem do instrumento selecionado. 

Alguns simuladores são acessados sem a necessidade de registro. Outros pedem um cadastro para serem utilizados, com a finalidade de oferecer um resultado mais personalizado e alinhado às suas buscas. 

De forma geral, o processo é simples. As ferramentas costumam oferecer diferentes formas de simulação, baseadas em critérios como: 

  • alternativas de interesse; 
  • objetivos de investimento; 
  • horizonte de investimento; 
  • montante que você deseja resgatar no futuro; 
  • perfil de investidor. 

Cada um desses casos terá uma forma distinta de simular, utilizando como referência o que é prioridade para você.  

Quais são os simuladores disponíveis? 

Após saber como usar os simuladores, você precisa conhecer as ferramentas disponíveis para realizar o processo, não é mesmo?  

Acompanhe exemplos de simuladores de investimentos seguros e eficientes! 

Calculadora do Cidadão 

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta oferecida pelo Banco Central do Brasil, que permite verificar o desempenho de alternativas com base nos principais indicadores do mercado. Por exemplo, ela mostra o resultado da caderneta de poupança — uma aplicação popular no país. 

Você ainda pode checar o desempenho de investimentos atrelados a indicadores como: 

  • IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado); 
  • Taxa Selic; 
  • TR (taxa referencial); 
  • CDI; 
  • Taxa legal. 

Por conta dessas características, a Calculadora do Cidadão é um bom instrumento para analisar o potencial de rendimentos de investimentos de renda fixa pós-fixados. Trata-se daqueles que têm o desempenho atrelado a um índice de mercado. 

Ele também calcula os resultados de alternativas híbridas. Esses são investimentos cuja rentabilidade é composta de um índice de mercado mais uma taxa fixa. Ademais, a ferramenta permite simular o valor futuro de um capital. 

Simulador do Tesouro Direto 

O simulador do Tesouro Direto, como o nome adianta, é focado apenas em títulos públicos. A ferramenta pode ser usada para descobrir aplicações adequadas ao que você busca ou ter uma projeção de resultados. 

Um ponto relevante sobre o simulador é que, além de mostrar os rendimentos brutos, ele oferece o resultado com o desconto de IR e a taxa de custódia da bolsa de valores. Ainda, o instrumento compara o desempenho com outros títulos populares de renda fixa e com a caderneta de poupança. 

Simulador da Genial Investimentos 

Por fim, você pode contar com o simulador de investimentos da Genial Investimentos. Ele ajuda a adequar a sua estratégia, fazendo uma avaliação personalizada. 

Para tanto, a ferramenta verifica fatores como: 

  • seus objetivos; 
  • tempo que o investimento será mantido; 
  • aportes; 
  • seu nível de experiência no mercado financeiro. 

Com essas informações, você tem a chance de escolher as melhores alternativas para o seu caso, verificando como tenderá a ser o comportamento da carteira. Desse modo, o instrumento é mais completo, abrangendo diferentes classes e tipos de investimentos. 

Como você viu, as simulações de investimentos têm um papel importante em sua jornada no mercado financeiro. Elas auxiliam em diversos momentos, desde a definição dos aportes até o rebalanceamento do portfólio. Logo, vale a pena utilizar a ferramenta em sua alocação. 

Quer descobrir quais são as perspectivas para os seus investimentos? Use agora mesmo com o simulador da Genial Investimentos

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
CDB220_4x
Cartão de Crédito Black

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!