Desenvolvido em 2011 pelo cientista da computação Charlie Lee, o Litecoin (LTC) é, hoje, uma das maiores criptomoedas do mundo.
Apesar de completamente independentes, o Litecoin compartilha algumas similaridades tecnológicas com o Bitcoin na utilização da blockchain, uma vez que ambos são negociados em redes abertas e descentralizadas, sem o intermédio de governos ou instituições financeiras..
Apesar de despertar o interesse de muitos investidores ao redor do mundo, ainda há muita gente que não sabe o que é esse criptoativo e como ele funciona na prática. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para entender se o Litecoin é adequado para o seu perfil e objetivos. Vamos lá? É só seguir a leitura!
Como o Litecoin (LTC) surgiu
Também conhecido como “moeda leve”, o Litecoin foi criado por Charlie Lee, um ex-engenheiro do Google, com o objetivo de suprir uma demanda que o Bitcoin não estava conseguindo atender – relacionada principalmente à agilidade nas transações. A criptomoeda possui a mesma funcionalidade do dinheiro vivo, ou seja, pode ser utilizada para realizar pagamentos, transferências e negociações.
O código-fonte do Litecoin foi lançado em outubro de 2011, simplificando o processo de utilização e mineração do criptoativo – que, por sua vez, nada mais é do que a criação de novas moedas digitais.
Seu mecanismo de validação é baseado no Proof of Work (Prova de Trabalho), por meio do qual os mineradores são recompensados com a emissão de novas moedas digitais.
Como o Litecoin funciona
Sem o intermédio de instituições financeiras ou do governo, o valor de mercado do Litecoin é livremente definido pelas negociações entre vendedores e compradores – e as transações são realizadas de forma segura e transparente por meio da blockchain. Assim como o Bitcoin, o Litecoin também possui um número limitado de moedas a ser minerado.
Todas as negociações são realizadas em sistemas computacionais descentralizados, de forma ágil e através de algoritmos de mineração que exigem menos memória – características que fizeram o Litecoin conquistar muitos adeptos ao longo do tempo.
Hoje, ele é considerado uma das melhores e maiores criptomoedas quando o assunto é capitalização de mercado, atingindo uma capacidade de comunicação impressionante quando comparado ao seu antecessor.
Diferenças entre o Litecoin e o Bitcoin
O Litecoin é construído a partir dos mesmos fundamentos do Bitcoin: o código fonte de ambos é praticamente igual, e todas as transações são registradas em um dos blocos da cadeia na blockchain. No entanto, há algumas diferenças importantes entre as duas criptomoedas. Veja:
Velocidade nas transações
Sim, as transações realizadas com o Litecoin são até quatro vezes mais rápidas quando comparadas ao Bitcoin, o que coloca o criptoativo mais novo em vantagem no que diz respeito às negociações comerciais e do dia a dia.
Quantidade de criptomoedas em circulação
Outra diferença entre os dois criptoativos está relacionada ao número de moedas disponíveis para mineração no mercado. A quantidade de Bitcoins a ser minerada está limitada a 21 milhões de unidades, enquanto o Litecoin possui um limite de 84 milhões – número que será alcançado no ano de 2142.
Potencial de valorização
O Bitcoin ainda é mais valorizado que o Litecoin devido ao fato de ter sido a primeira criptomoeda a ser lançada e por contar com um número menor de unidades à disposição do público – no entanto, ambos os criptoativos estão sujeitos à oscilação de preços, apresentando um bom potencial de valorização.
Processo de mineração mais simples
O processo de mineração do Litecoin também é mais simples do que o do Bitcoin. Ambos utilizam o protocolo Proof of Work, mas a diferença é que o primeiro utiliza a função scrypt no seu algoritmo, o que garante uma vantagem em termos de hardware sobre o mecanismo do Bitcoin.
Cotação do Litecoin hoje
Você sabia que o Litecoin é uma das poucas moedas digitais que podem ser compradas em reais nas exchanges?
Para decidir se vale a pena investir em Litecoin, é importante avaliar se esse ativo é interessante para o seu portfólio, tendo em vista os seus objetivos pessoais e o seu perfil de investidor.
Como vimos, nenhum investimento está isento de riscos – por isso é tão importante conhecer as características das criptomoedas, seu funcionamento e histórico no mercado financeiro. Afinal, nem todo investimento é ideal para todo investidor!
E você, já conhecia o Litecoin? Conte para a gente deixando um comentário aqui no blog!