No universo dos investimentos existe uma série de teorias e cálculos que podem ser utilizados para fazer análises mais precisas e, então, realizar os investimentos da maneira ideal. A média móvel é um desses indicadores que te ajudam a compreender melhor a situação atual do mercado financeiro e de criptomoedas. Neste artigo nós iremos te explicar  o que é média móvel, como utilizá-las nas análises, como calcular, vantagens e desvantagens, riscos.

Boa Leitura!

O que é média móvel?

A média móvel é um indicador utilizado para analisar a movimentação de preços de ativos. Ela  ajuda a compreender as oscilações de valorização do ativo e as  movimentações futuras. Ela é um resumo do preço de um ativo, como Bitcoin ou outras criptomoedas, em determinado período de tempo.

Esse indicador é fundamental para complementar sua análise com as Bandas de Bollinger e é a base para a criação da Média Móvel Convergente e Divergente.

Tipos de média móvel para análisar criptomoedas

Como diferentes métricas do mercado, a média móvel também tem diferentes usos de dados para análises que permitem estudar ações de preços de diferentes formas. 

Conheça os principais tipos de média móveis:

Média Móvel Simples (SMA)

Na Média Móvel Simples, a ideia é mostrar o preço médio em um determinado período de dias, com base no fechamento do preço. No entanto, por ser móvel, essa média está sempre em movimento, adicionando novos fechamentos e eliminando dados antigos. Isso porque, a média móvel acompanha a movimentação dos preços, já que é baseada nesses dados.

Vale ressaltar que, a linha da média móvel simples possui uma “suavização” de movimentação, pois limpa muitos dos ruídos causados por picos e fundos de preço. 

Média Móvel Exponencial (EMA)

Já a  Média Móvel Exponencial apesar de ser um pouco similar à simples, se diferencia pois utiliza um cálculo mais complexo para oferecer os preços mais recentes.

Essa ênfase em dados mais recentes torna a medida mais dinâmica do que a simples, o que pode agilizar a identificação de tendências do mercado e também é mais fácil de ser interpretada até por traders iniciantes, podendo indicar com mais facilidade as atuais tendências. 

Média Móvel Ponderada (WMA)

A Média Móvel Ponderada também tem o objetivo de dar diferentes pesos para diferentes dados, sendo uma variação da média móvel exponencial, também tentando tornar a linha mais próxima possível da tendência. 

A WMA acompanha o preço muito mais de perto do que a média simples e traz uma análise mais dinâmica do que a média exponencial. Isso não quer dizer que ela é melhor do que as outras duas opções, apenas que pode ser mais indicada para certos traders que preferem dados mais “rápidos”. 

Média Móvel de Hull (HMA)

Criada por Alan Hull, um dos maiores traders da Austrália,a Média Móvel Hull tem o objetivo de criar uma análise com ainda menos ruído que as outras versões, pois ela elimina a defasagem das médias comuns, com o intuito de eliminar  o risco do falso rompimento. A HMA consegue entregar essas vantagens sem deixar de lado a suavização dos dados frente ao movimento dos preços.

O cálculo da HMA é feito com base na média móvel ponderada, mas também toma como base a raiz quadrada do período que está sendo analisada. Também é muito útil para sinais de entrada e saída, além de ser utilizada com eficiência para marcar tendências e é particularmente popular entre os day traders e swing traders.

E porquê a média móvel é tão útil para o mercado de criptomoedas? 

Se sabemos o preço médio de um ativo, podemos analisar, pela inclinação da curva, os melhores preços para compra e venda após a identificação da tendência do mercado. Para aumentar as chances de ganho é importante saber a hora certa de comprar e vender o ativo, isso define o sucesso ou o fracasso das negociações.

Além disso, existe a alternativa de se utilizar uma análise mais curta, ou seja, é possível diminuir os períodos nos quais a oscilação da moeda será examinada. Assim, embora os ganhos sejam menores, há, também, a redução dos riscos.

Uma grande dúvida dos traders é:  qual média móvel utilizar?

Isso depende do gráfico que você está acompanhando (timeframes), criptoativo analisado, seu objetivo, entre outros fatores.

Pondere que caminho seguir a partir desses aspectos:

  • Faça a junção do gráfico que você está acompanhando com seus objetivos de ganho e perda: Se você, dentro do dia, busca operações mais alongadas, é interessante utilizar um gráfico de timeframe menor e média maior.
  • Usar médias lentas facilita para operacionais mais alongados, com ganho e perda maiores. Usar médias mais curtas tende a encurtar seus ganhos e consequentemente suas possíveis perdas.
  • Teste na prática: A melhor prática é o teste! Entenda na prática como as médias se comportam no criptoativo que você deseja acompanhar.

Veja algumas periodicidades clássicas que você pode utilizar: 

Médias rápidas: 7, 9 e 21 e 34 períodos.

Médias lentas: 72, 100, 200 períodos.

E quando o mercado está consolidado?

O uso tradicional das médias móveis, quando se fala em aproveitar operações, é através das tendências de alta ou de baixa: vender os ativos em alta e comprar em baixa. 

Utilizando a média para fazer suas análises antes da compra ou venda de ativos, você perceberá que quando o preço de determinada criptomoeda permanecer dentro de uma faixa; sem superar-lá nem pra cima ou para baixo; com o preço cruzando através da média repetidas vezes, tome cuidado ao utilizar a média como referência de compra ou venda.

É muito importante fazer comparações do gráfico com os seus objetivos econômicos e teste com as periodicidades tradicionais, ou seja, coloque em prática e analise se os resultados estão condizentes com as previsões. O ideal é estudar para fazer bom uso da Média Móvel, que somadas a outras análises que comentaremos aqui, é possível render bons lucros! 

O que você achou da média móvel? Pretende aplicá-la em sua próxima compra de ativo? Deixa aqui nos comentários a sua opinião!

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa