O mercado de futuro de criptomoedas são títulos financeiros que permitem que você use alavancagem para aumentar seus retornos. 

Eles podem ser usados ​​para especular sobre a direção futura de uma moeda digital ou para proteger o risco de preço futuro inerente às criptomoedas

Os contratos futuros, em geral, são instrumentos financeiros bem estabelecidos negociados em bolsa. Mas hoje vamos falar sobre o mercado futuro de criptomoedas!

O que é o mercado futuro de criptomoedas?

Um contrato futuro é um direito de comprar e vender um ativo em alguma data no futuro. 

Os contratos futuros são frequentemente usados ​​por comerciais que procuram proteger sua exposição e por especuladores que desejam gerar um retorno usando títulos alavancados.

Um contrato de futuros pode ser liquidado financeiramente, o que significa que você é responsável apenas por seus ganhos ou perdas financeiras. 

Existem também contratos futuros liquidados fisicamente que exigem que uma parte entregue dinheiro e a outra entregue o ativo subjacente.

O contrato futuro de criptomoeda mais negociado é o Bitcoin Futures Contract negociado na Chicago Mercantile Exchange (CME). 

Como funciona o mercado futuro das criptomoedas? 

Especificações de contratos futuros

Os contratos futuros são geralmente uniformes. Isso significa que eles têm um número específico de ativos por contrato. 

Cinco ativos no caso do CME Bitcoin Futures Contract, por exemplo. Cada contrato tem uma data de vencimento. 

Você pode, por exemplo, ver contratos trimestrais listados com datas de vencimento em março, junho, setembro e dezembro. Depois que as datas passam, os contratos futuros deixam de existir.

Liquidações não são diárias

Os contratos futuros são liquidados diariamente quando se trata de bolsa. Isso significa que todos os dias é feito o cálculo de lucro ou prejuízo, que é ajustado na conta de quem opera esse tipo de ativo. 

No entanto, quando se trata de ativos de criptomoedas, não é assim que funciona. 

As liquidações do mercado futuro de criptomoedas acontecem quando o investidor fecha sua posição ou quando sua margem é atingida. Isso é, somente quando o investidor atinge o prejuízo limite com o qual consegue arcar. 

A margem nos contratos futuros de criptomoedas

Um dos benefícios de negociar contratos futuros de criptomoedas é que os futuros fornecem alavancagem. Cada plataforma de investimento cripto pode ter um requisito de margem diferente.

Por exemplo, em novembro de 2019, o CME forneceu alavancagem nos futuros de Bitcoin de 2,6 a 1. Isso significa que seus lucros e perdas serão potencializados, pois você está negociando mais valor do que o dinheiro que você efetivamente depositou em sua conta de margem. 

Como isso se aplica às criptomoedas? 

Os futuros são um tipo de produto de negociação derivativo. 

Estes são contratos comerciais regulamentados entre duas partes e envolvem um acordo para comprar ou vender um ativo subjacente a um preço fixo em uma determinada data. 

Os futuros permitem que os investidores se protejam contra mercados voláteis e garantam que possam comprar ou vender uma determinada criptomoeda a um preço definido no futuro. 

Obviamente, se o preço se mover na direção oposta que um trader deseja, ele pode acabar pagando mais do que o preço de mercado pelo bitcoin ou vendendo com prejuízo.

Em algumas circunstâncias, em vez de realmente comprar ou vender uma criptomoeda como o bitcoin diretamente, o que envolve a criação de uma carteira de criptomoedas e a navegação em trocas complicadas, os contratos futuros permitem que os investidores ganhem indiretamente exposição ao bitcoin e potencialmente lucrem com seus movimentos de preços.

Quais as vantagens e desvantagens de investir no mercado futuro de criptomoedas?

A principal vantagem de negociar contratos futuros de criptomoedas é que eles oferecem exposição regulamentada. Em um ecossistema volátil com oscilações de preços selvagens, esse é um ponto significativo. 

Isso oferece uma medida de confiança e recurso aos investidores institucionais, que compõem a maioria dos traders em tais contratos. 

Vantagens:

Simplicidade

Os futuros de criptomoedas também simplificam o processo de investimento em Bitcoin

O investidor não precisa criar uma carteira Bitcoin ou colocar dinheiro em soluções de custódia para armazenamento e segurança durante a negociação porque não há troca física de Bitcoin, por exemplo. 

Um benefício adicional dos contratos liquidados em dinheiro é eliminar o risco de propriedade física de um ativo volátil.

Volume de negócios

Os volumes de negociação em futuros de criptomoedas podem imitar os de sua contraparte nos mercados à vista. 

As flutuações de preços também podem ser altas, especialmente durante períodos voláteis em relação ao preço. 

Durante esses períodos, os futuros de criptomoedas podem parecer seguir os preços do mercado à vista ou negociar com um prêmio, ou desconto significativo em relação aos preços à vista.

A maioria das exchanges não é regulamentada

Exceto para locais de negociação selecionados, como CME, a negociação de futuros de criptomoedas ocorre principalmente em bolsas fora do âmbito da regulamentação. 

Entre as maiores plataformas do mundo para futuros de Bitcoin, apenas a CME é regulamentada pela CFTC. A Binance e a FTX, segunda e terceira maiores plataformas do mundo em volume de negociação, abriram subsidiárias nos EUA apenas recentemente.

Desvantagens

  • Você não pode usar contratos futuros para pagar bens e serviços da mesma forma que faria com bitcoins mantidos em uma carteira digital;
  • A exigência de margem para um contrato de futuros pode ser considerável para comerciantes de varejo;

Você já conhecia sobre o mercado futuro de criptomoedas? Conte para a gente nos comentários.

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa