O assunto de hoje são as microcoins, moedas digitais ainda não listadas nas grandes corretoras e negociadas a preços baixos (algumas vezes, chegam a ser vendidas por centavos!).

Poucos investimentos multiplicam tanto quanto as microcoins – por isso mesmo, elas são tão procuradas por investidores que visam ganhos exponenciais em curtos períodos de tempo.

Indo para o mercado tradicional, podemos compará-las às small caps, pois suas ações são mais baratas e menos movimentadas na Bolsa de Valores. Ao mesmo tempo, por possuírem grande potencial de valorização, podem conferir bons retornos financeiros aos interessados.

Além de promissoras, as microcoins são consideradas uma porta de entrada para o universo das criptos. Deseja saber mais sobre elas? Basta continuar a leitura!

Criptomoedas e microcoins

Hoje em dia, o mercado de criptomoedas contempla mais de 12 mil tipos de ativos digitais – que vão desde os mais conhecidos e supervalorizados, como o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), até os menores e ainda não listados nas grandes corretoras, como as microcoins.

Podemos entender as microcoins como projetos de criptomoedas com baixo valor de mercado (quando comparadas às moedas digitais já consolidadas) – e com alto potencial de valorização, o que costuma atrair os investidores mais especulativos, em busca de retornos altos e fora dos padrões que geralmente estamos acostumados.

Antes de atingir a importância que possui hoje perante o mercado, o Bitcoin já foi uma microcoin: isso porque as micro moedas digitais representam o estágio inicial das criptomoedas, antes que elas comecem a ser negociadas em massa. É por isso, inclusive, que podemos encontrar algumas microcoins sendo vendidas até mesmo por centavos no mercado.  

Como as microcoins funcionam

As microcoins funcionam a partir das blockchains das quais fazem parte – que podem ser entendidas como o whitepaper do projeto da criptomoeda. Whitepaper, ou papel em branco, porque diferentes moedas digitais têm como resultado diferentes formas de funcionar, apesar de a lógica de sua criação ser a mesma.

Apesar de serem extremamente voláteis, as microcoins atraem grande parte dos investidores devido aos baixos custos de aquisição. Um exemplo é a microcoin Shiba Inu, inspirada na raça de cães de mesmo nome que, rapidamente, se tornou extremamente popular.

A moeda chegou a valorizar cerca de 750% em um intervalo de 1 mês, entre setembro e outubro de 2021, devido a alguns tweets de Elon Musk – fã declarado da criptomoeda – afirmando que poderia vir a considerar o ativo para pagamentos da Tesla

À época, a microcoin experimentou um salto em seu valor de mercado e ganhou bastante popularidade, atraindo o olhar dos investidores mais atentos e em busca do “novo bitcoin”

Vantagens de investir em microcoins

É comum ver pessoas influentes cada vez mais interessadas no mercado das microcoins, como é o caso de Elon Musk, por exemplo – pois há uma grande expectativa dos investidores quanto ao potencial de valorização desses ativos, assim como ocorreu com o Bitcoin desde a sua criação.

Além disso, existem alguns fatores que colocam as microcoins em vantagem hoje em dia. Veja só:

  1. Baixo valor de mercado e grande potencial de rendimento

Como vimos, as microcoins podem valer centavos e render de forma exponencial. Especialistas acreditam que as micro moedas vão valorizar significativamente nos próximos anos: apesar da alta volatilidade, são consideradas investimentos bastante interessantes para quem visa o longo prazo e está disposto a assumir mais riscos em busca de boas rentabilidades.

Para se ter uma ideia, de acordo com algumas projeções, projetos valendo R$1.000 podem chegar a R$100.000 no longo prazo.

  1. Possibilidade de lucrar nas altas

Muita gente se arrepende, hoje em dia, de não ter investido em Bitcoin alguns anos atrás, quando o projeto ainda estava no início. Ao longo dos últimos anos, o Bitcoin chegou a apresentar altas significativas, o que trouxe ótimos retornos para as carteiras dos investidores.

Quando comparadas às criptomoedas já consolidadas, a possibilidade de lucrar nas altas das microcoins é grande, até mesmo porque elas ainda não atingiram seu potencial de máxima no mercado.

  1. Diversificação dos investimentos

Com baixo valor de mercado, as microcoins podem ser utilizadas para diversificar a carteira de investimentos. Comece com um valor pequeno (a vantagem aqui é que elas podem ser compradas a preços realmente baixos) e vá intensificando os investimentos à medida que observa uma boa performance da moeda.

Apesar de promissoras, vale lembrar que as micro moedas digitais – bem como qualquer outra criptomoeda ou ativo de renda variável – possuem riscos e não são indicadas para investidores conservadores e com pouca experiência nesse universo.

Como investir em microcoins

Para investir de forma promissora e potencializar as oportunidades de ganho, é necessário que todo investidor estude e conheça o mercado financeiro e de criptomoedas. Afinal, não existe nenhuma garantia de lucro e rentabilidade devido à alta volatilidade das microcoins.

Estar sempre informado e atento às movimentações dos ativos no geral pode fazer toda a diferença entre ganhar muito dinheiro ou sair no prejuízo. E não é só isso: é preciso escolher uma corretora de confiança e transparente na hora de investir para evitar cair em golpes – que, infelizmente, estão cada vez mais comuns.

Por fim, vale lembrar que investir em microcoins não é para qualquer investidor: nem mesmo grandes gestores de criptoativos entram de cabeça nesse universo sem antes conhecer bem os projetos. Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, fique atento a estes pontos:

  • Procure saber qual rede blockchain armazena a microcoin;
  • Tenha acesso ao whitepaper e conheça os autores do projeto;
  • Diversifique seus investimentos e não deposite toda a sua expectativa em um único ativo;
  • Avalie quem são as empresas e investidores que aderem ao projeto e procure saber onde ele pretende chegar e quais problemas visa solucionar.

E aí, pronto para começar? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário aqui para a gente! Queremos te ajudar a investir melhor e com mais confiança!

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!