Você, entusiasta do mundo cripto já deve ter se deparado com a imagem acima,  a famosa NFT do macaco, a icônica coleção de macacos que conquistou celebridades e elevou o “status” do setor. Quer ficar por dentro das principais bored apes e saber quais as mais caras? Então continue aqui com a gente! 

Boa leitura!

O que são NFTs e para que servem?

NFT é a sigla de Non-Fungible Token, significa token não-fungível. Esse token pode ser uma versão digital de um item tangível do mundo real ou apenas um ativo digital armazenado na blockchain. Ou seja, pode ser qualquer coisa, até mesmo o desenho de um macaco entediado.

Na prática, NFT é uma espécie de certificado digital que serve para garantir a autenticidade de um arquivo. Portanto, esse token não pode ser fraudado, embora possa ser emitido e negociado online. 

Caso o arquivo seja alterado, por exemplo, o código de validação do NFT não corresponderá ao arquivo a qual ele está atrelado. O ponto é que, na prática, os NFTs são mais uma forma de ganhar dinheiro e até de status. Esses criptoativos colecionáveis e exclusivos podem ser negociados e podem se valorizar.

O que é NFT macaco?

A Bored Ape Yatch Club (BAYC) é uma coleção com 10 mil artes digitais únicas de macacos entediados, por isso é chamada de “NFT do macaco”. As artes esboçam desenhos do animal gerados por um algoritmo de randomização. 

Desse modo, cada NFT tem sua própria combinação de características: cores, roupas e acessórios. Alguns tokens são mais comuns e outros mais raros ou únicos. Isso, é claro, torna essas combinações ainda mais caras,  podendo ser mais ou menos raro, chegando a custar bem mais que R $1,7 milhão. O “Bored Ape” mais caro foi arrematado na casa de leilão Sotheby’s em fevereiro por R$ 16 milhões.

O projeto é baseado na blockchain do Ethereum (ETH) e é considerado um dos NFTs mais “premiums” do mercado. 

Neymar, Justin Bieber, Madonna, Paris Hilton, Snoop Dogg e Eminem são apenas alguns dos nomes de uma lista bastante extensa de celebridades que pagaram milhões pelas imagens em JPEG de macacos registradas na tecnologia blockchain por meio dos tokens não fungíveis. 

No entanto, nem todo mundo no universo cripto aprecia a arte NFT. Vitalik Buterin, o criador da Ethereum, rede escolhida pelos desenvolvedores da Bored Ape Yacht Club para abrigar seus NFTs, criticou o estilo de vida dos entusiastas da coleção.

Em entrevista à Time, Buterin usou a coleção como exemplo do que seria um comportamento nocivo ao propósito da tecnologia blockchain. “O objetivo das criptomoedas não é brincar com fotos de macacos de milhões de dólares, é fazer coisas que produzam efeitos significativos no mundo real”.

Apesar das declarações de peso, Vitalik Buterin “foi vencido” pela comunidade aficionada da Bored Ape Yacht Club. Com o anúncio de um metaverso e o lançamento de uma criptomoeda própria, que valorizou 700% apenas no primeiro dia de negociações, a Yuga Labs demonstra que veio para ficar.

Neste mês de outubro de 22, os reguladores da SEC estão analisando possíveis irregularidades que a Yuga Labs possa ter cometido na oferta da coleção e do token ApeCoin (APE) e da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) são ou não valores mobiliários sem registro, de acordo com reportagem da Bloomberg.

A matéria, que cita uma fonte não identificada, afirma que a agência está analisando se a startup cripto violou a lei federal ao emitir NFTs que agem como ações, além de explorar a distribuição do token ApeCoin lançado no início deste ano.

NFT do macaco é um projeto NFT bem sucedido

O Bored Ape Yacht Club é um dos projetos de NFT mais bem-sucedidos até hoje, com a coleção principal de 10 mil NFTs inicialmente sendo vendidas ao público por US $190 em Ethereum cada. Essa venda rendeu a Yuga Labs cerca de US $1,9 milhão.

Essa abordagem aparentemente foi escolhida devido a preocupações regulatórias, embora a Bloomberg relate que a SEC ainda está investigando o lançamento e distribuição do token.

A Yuga Labs e seus fundadores se beneficiaram muito com o lançamento da ApeCoin, que tem um preço atual de cerca de US $4,75 por token e um valor de mercado de pouco mais de US $1,5 bilhão.

A SEC aumentou sua observação dos mercados cripto e NFT sob a liderança do presidente Gary Gensler, que foi nomeado para o cargo em abril de 2021. Gensler compartilhou a opinião de que quase qualquer outro token de criptografia além do Bitcoin poderia ser um título, e perseguiu nessa ideia em uma série de ações recentes, incluindo nomear nove tokens listados na Coinbase como valores mobiliários.

Quer acompanhar as novidades do universo de investimentos? Clique aqui e inscreva-se para receber os  relatórios, notícias e carteira de cripto preparadas por analistas de investimento.

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!