Um termo tão utilizado em nosso cotidiano, principalmente no meio das finanças e investimento, mas nem sempre a usamos de forma adequada, afinal, existem diversos tipos de patrimônio. Não é mesmo? Neste artigo, você vai entender o que é patrimônio e a partir daí, tomará as decisões certas para você construir o seu.
Boa leitura!
O que significa patrimônio?
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa ou pessoa física. Ou seja, o conceito engloba tanto o que uma entidade possui como aquilo que ela deve.
Para fins contábeis, o patrimônio constitui apenas aquilo que pode ser medido em valores monetários.O patrimônio é composto de ativo e passivo. O ativo corresponde aos bens e direitos, que possuem valores positivos. Já o passivo é a parte negativa do patrimônio e reúne as suas obrigações.
O que compõe o patrimônio?
O patrimônio é composto pelos bens e direitos, que correspondem ao ativo, e pelas obrigações, que são o passivo.
Os bens são tudo aquilo que possui algum valor econômico, que pode ser convertido em dinheiro e podem ser classificados como tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis.
Bens tangíveis
Os bens tangíveis são aqueles que podem ser “tocados”. Possuem uma existência física como o dinheiro, veículos, equipamentos, terrenos e imóveis, por exemplo.
Bens intangíveis
Os bens intangíveis são aqueles que não existem fisicamente, mas que possuem um valor monetário. Podemos citar como exemplo as marcas, patentes, domínios de internet e pontos comerciais.
Bens móveis
Correspondem a todos os bens concretos que não estão fixos ao solo, ou seja, que podem ser mudados de lugar sem provocar danos. Como as máquinas, os estoques, os utensílios, o dinheiro e os animais.
Bens imóveis
São os bens que não podem ser retirados do lugar sem provocar danos ao solo ou ao subsolo, como os edifícios e terrenos, por exemplo.
Direitos
Os direitos são aquilo que a empresa ou o indivíduo pode cobrar, ou seja, seus recursos que estão em posse de terceiros. Um exemplo é o pagamento de uma venda feita a prazo. A empresa, nesse caso, não possui o dinheiro, mas tem o direito de o receber de quem comprou a mercadoria.
Obrigações
Uma obrigação é o contrário de um direito. É aquilo que a empresa ou o indivíduo precisa pagar. Se encaixam nesse conceito os valores dos financiamentos e empréstimos, as contas de consumo e os salários dos funcionários.
Patrimônio bruto
Patrimônio bruto é sinônimo de ativo. Ou seja, o patrimônio bruto corresponde à soma entre bens e direitos.
Patrimônio líquido
O patrimônio líquido corresponde à soma dos bens e direitos, descontado o valor das obrigações. Ele pode ser obtido por meio da equação patrimonial, cuja fórmula é:
Patrimônio líquido = ativo – passivo.
Patrimônio de afetação
Patrimônio de afetação é um mecanismo adotado no Brasil para o setor da construção. Ele é a permissão para que cada empreendimento de uma construtora possua um patrimônio próprio, ou seja, tenha uma contabilidade própria, separada das demais operações da empresa.
Essa medida dá maior segurança a quem adquire um imóvel na planta, pois impede a empresa de transferir recursos de um empreendimento mais novo para outro mais antigo em caso de dificuldade econômica.
Como aumentar o patrimônio?
Depois de ter os conceitos bem definidos, que tal conferir algumas dicas para aumentar o seu patrimônio? Reunimos três conselhos valiosos para ajudar você nessa missão. Acompanhe!
Planeje o seu futuro
Para começar, esqueça o imediatismo. Tenha consciência de que escolhas feitas hoje vão impactar no seu amanhã. Pense nos investimentos como um exemplo: para alcançar a melhor rentabilidade, muitos deles exigem aplicações que se estendem ao longo de anos.
Invista
Tenha atenção à sua renda passiva. Afinal, o seu patrimônio pode aumentar também com investimentos bem pensados e que vão ao encontro dos seus objetivos. Nesse sentido, montar uma carteira diversificada pode ser o primeiro passo.
Corra riscos
Acumular riqueza exige empenho e uma boa dose de riscos. É difícil conhecer alguém que aumentou o seu patrimônio sem fazer esforço algum. Por isso, busque boas oportunidades de investimento. Normalmente, as modalidades que oferecem a maior rentabilidade também exigem um perfil mais ousado.
Bem, agora que você já sabe o que é patrimônio. Conta para a gente, você já começou a construir o seu? Qual a sua estratégia para preservar, ou prosperar?