A maioria dos traders usa uma combinação de indicadores técnicos e padrões gráficos ao procurar oportunidades. 

Enquanto os indicadores técnicos analisam o momento com estatísticas, os padrões gráficos avaliam a psicologia de um mercado por meio de sua ação de preço. 

Aprender e reconhecer padrões em gráficos de preços pode ajudá-lo a entender as flutuações dos preços das criptomoedas

Na análise técnica, os padrões de gráficos são um conjunto de formas recorrentes que podem ser desenhadas no gráfico de um ativo conectando altas e baixas de preços. 

Essas formações, ou “configurações”, geralmente aparecem em torno dos principais níveis de suporte e resistência (pontos onde os preços pararam de cair ou subir ainda mais, respectivamente) e sinalizam que uma nova tendência de preços provavelmente começará.

O que são padrões gráficos?

Padrões gráficos são simplesmente padrões de preços que aparecem em um gráfico. Embora esses movimentos de preços possam parecer aleatórios à primeira vista, os traders procuram uma série de padrões para avaliar o sentimento do mercado. 

Esses insights são combinados com outras formas de análise técnica, como indicadores técnicos ou padrões de velas, para tomar decisões de negociação.

No núcleo, a maioria dos padrões de gráficos são construídos usando linhas de tendência que conectam uma série de altos ou baixos. 

As linhas de tendência são significativas porque o preço tende a reagir a elas como barreiras psicológicas – especialmente se o preço reagiu a elas muitas vezes no passado ou se houver muito volume quando o preço se aproximar das linhas de tendência.

Quais os tipos de padrões gráficos? 

Triângulo Ascendente e Descendente 

Os padrões gráficos de triângulos ascendentes e descendentes são criados com uma linha de tendência horizontal conectando máximas ou mínimas e uma segunda linha de tendência inclinada conectando máximas ascendentes ou mínimas descendentes. 

O triângulo retângulo resultante leva a um ponto de decisão onde o preço tende a romper ou quebrar da linha horizontal na direção da linha inclinada.

Os comerciantes teriam entrado em uma posição longa após o rompimento da linha de tendência superior com um preço-alvo igual à altura do triângulo aplicado à linha de tendência superior. Nesse caso, o alto volume durante o rompimento fornece uma ótima confirmação.

Triângulo Simétrico

Temos também os padrões gráficos de triângulos simétricos, que são padrões de continuação desenvolvidos em mercados sem direção clara. 

Durante esse período de indecisão, os altos e baixos se unem no ponto do triângulo com volume baixo. Os investidores geralmente não sabem que posição tomar.

O triângulo simétrico não ocorre sempre, diferente dos demais. Quando isso ocorre, pode acontecer o rompimento para ambos os lados.

Cabeça e ombros

O padrão gráfico head and shoulders é um padrão gráfico um pouco mais avançado que se caracteriza por um alto ou baixo temporário, seguido por um movimento ainda maior para cima ou para baixo, seguido por um terceiro movimento para cima ou para baixo que é igual ao primeiro movimento. 

Ombro esquerdo: aumento de preço seguido por um pico de preço, seguido por um declínio.

Cabeça: o preço sobe novamente formando um pico mais alto.

Ombro direito: mais uma vez ocorre um declínio, seguido de uma elevação para formar o pico direito, que é mais baixo que a cabeça.

Bandeira de alta e baixa

O intervalo de negociação de retângulo pequeno de curto prazo (intervalo de tempo mais curto) entre linhas paralelas diagonais. 

Ele se move contra a tendência de preços predominante observada em um período de tempo mais longo em um gráfico de preços. 

Ele se forma normalmente após um avanço ou declínio acentuado e geralmente indica uma pequena mudança na direção (ou áreas de consolidação) antes que a tendência anterior seja retomada.

O padrão de bandeira está entre os padrões de continuação mais confiáveis ​​que os traders usam porque gera uma configuração para entrar em uma tendência existente que está pronta para continuar.

Além disso, com padrões de bandeira de alta, os comerciantes preferem uma fuga com um aumento no volume, mas não é obrigatório. Com padrões de bandeira de baixa, o volume de fuga pode não ser tão diferente do volume que o precede.

Cunha descendente e ascendente 

As cunhas ascendentes e descendentes são semelhantes aos triângulos ascendentes e descendentes, exceto que as linhas superior e inferior são inclinadas na mesma direção (mas ainda estão convergindo). 

Ao contrário do triângulo ascendente e descendente, as cunhas ascendentes e descendentes são padrões de reversão. Uma cunha ascendente é um sinal de baixa e uma cunha descendente é um sinal de alta.

Os comerciantes teriam entrado em uma posição curta após a quebra da linha de tendência inferior e realizado um lucro modesto antes da retomada da tendência de alta nos dias seguintes.

Práticas recomendadas em padrões gráficos para manter em mente

Os padrões de gráficos de criptomoedas são úteis para avaliar a psicologia do mercado, mas são mais subjetivos do que indicadores técnicos. 

Em outras palavras, não há uma definição padrão de “quão paralelos os ombros precisam estar em um padrão de cabeça e ombros” ou “quando o preço pode sair de um triângulo ascendente”. Cabe a cada trader individual definir suas próprias formas.

A tecnologia blockchain e as criptomoedas estão relacionadas, mas não são a mesma coisa. Aqui estão as principais diferenças entre os dois.

Sempre busque confirmação: os padrões gráficos fornecem dicas sobre o sentimento do mercado, mas eles não devem ser a única base para uma negociação – você deve procurar confirmações em outros lugares.

Olhe para o volume: O volume desempenha um papel importante na análise de padrões gráficos. Se ocorrer uma fuga em baixo volume, existe o risco de que possa ser uma fuga de cabeça falsa ou falsa.

Experimente primeiro: considere negociar em papel para se sentir confortável com os padrões de gráficos antes de comprometer o capital real para negociar ideias que os incorporem.

Padrões gráficos mostram possibilidades, não previsões

Tal como acontece com muitas coisas em criptografia, é importante fazer sua própria pesquisa sobre vários tópicos, incluindo indicadores e estratégias de negociação. 

Não existe um indicador, técnica ou método singular que possa prever a direção do mercado. Isso vale especialmente para padrões de gráficos e criptomoedas.

Como parte básica da análise técnica, a leitura de gráficos deve servir como uma introdução para entender melhor o mercado de criptomoedas por meio do aprendizado de mais técnicas e fatores do mercado de criptomoedas. 

A leitura de velas e gráficos não deve ser sua única base para prever o mercado.

E você, já conhecia sobre os padrões gráficos e como eles podem te ajudar a investir em criptomoedas? Conte para a gente nos comentários!

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa