Antes de fazer seu dinheiro render é preciso se organizar. A melhor maneira, sem dúvida, é começar pelo teste de perfil, que nada mais é do que a identificação das suas características e seus objetivos como investidor.

Isso vai ajudar você a perceber quais são os ativos com maior potencial para trazer os resultados que almeja. 

Basicamente, existem quatro tipos de perfis:

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Arrojado;
  • Agressivo.

O último, em especial, tende a ser o mais disposto a correr riscos para alcançar os resultados mais expressivos e costuma concentrar as aplicações na renda variável.

A diferença entre os perfis

Em geral, corretoras de valores e outros agentes propõem ao cliente um conjunto de perguntas, que permitem identificar o seu estilo como investidor.

O perfil conservador é o do investidor que tem menos informação sobre produtos financeiros, quando comparado com outros públicos, além de baixa tolerância a riscos.

Por isso, o melhor caminho para ele é trabalhar com soluções de baixa volatilidade e alta liquidez, como as oferecidas pela renda fixa. 

O perfil moderado também costuma aparecer para quem não tem um conhecimento tão aprofundado das soluções disponíveis no mercado financeiro.

A diferença é que esse investidor pode assumir um pouco de risco, em relação ao conservador, em busca de bons resultados no médio e longo prazo.

O arrojado assume riscos medianos, buscando ganhos adicionais no médio e longo prazo. 

O investidor agressivo, por sua vez, é o que possui maior conhecimento e experiência em relação aos produtos presentes no mercado.

Como seu foco está no aumento do patrimônio, ele assume mais riscos, ainda que precise abrir mão de alta liquidez.

O perfil agressivo

Pense no perfil agressivo não como alguém que “rasga dinheiro”. Pelo contrário: é alguém que tolera riscos, por ser o caminho que permitirá a ele potencializar seus resultados.

Um investidor com perfil agressivo pode conviver com as oscilações naturais do mercado.

Em função dessas características, nada mais natural do que esse investidor ser quem melhor se identifica com a renda variável. 

Ele sabe que as oscilações fazem parte das características do mercado e dos ativos e, considerando o longo prazo, sabe também que elas são importantes para a valorização do seu investimento.

Vamos recorrer a um exemplo para que você entenda melhor. Imagine um gráfico que ilustre um investimento em ações ao longo dos anos que vá de 0 a 100.

Olhando de longe para ele, a impressão é que houve um movimento constante. 

Entretanto, quando você se aproxima, vê um movimento bastante peculiar, quase um zigue-zague, com os valores oscilando para cima e para baixo.

Mas, no final do ciclo, sempre oscilando mais para cima do que para baixo, a ponto de se configurar uma evolução.

Agora, pense que cada oscilação para baixo, na realidade de uma empresa, representou um ciclo de desvalorização de seus ativos e, durante esse período, as ações chegaram a perder cerca de 20% de seu valor. 

Para o investidor iniciante, isso pode representar a senha para vender os ativos e se livrar daquele negócio o quanto antes, pois a tendência é perder dinheiro. 

Não é assim para o investidor agressivo, porque ele acredita que o padrão será ascendente e que é uma questão de tempo até os resultados aparecerem.

O investidor agressivo geralmente tem mais conhecimento sobre o mercado que os demais. 

Esse perfil assume riscos sabendo onde está pisando e se prepara para eles. Não confunda isso com irresponsabilidade.

Neste caso, agressividade tem muito mais a ver com estudo, e ousadia, do que com aposta.

As aplicações para o investidor agressivo

É importante destacar que, por ser agressivo, o investidor não precisa abrir mão de investimentos indicados para os outros perfis. 

É comum que, dentro de sua carteira, ele reúna também ativos mais voltados para conservadores e moderados, como é o caso dos investimentos em renda fixa.

Ainda assim, na busca por melhores resultados, é natural que o investidor agressivo recorra a soluções de renda variável, pois são as que apresentam o maior potencial de lucro. 

Onde o investidor agressivo costuma investir

Ações

Ao comprar ações, o investidor passa a ser sócio de uma empresa. Ou seja, ele investe no crescimento de um negócio para lucrar mais tarde quando o projeto tiver alcançado êxito. 

Tradicionalmente, é o meio mais comum de enriquecer investindo.

Quando uma empresa abre seu capital na Bolsa de Valores, dizemos se tratar de um IPO, ou Oferta Pública Inicial, um tipo de jogada que geralmente atrai muitos investidores agressivos.

Há diversos tipos de IPO que ofertam, não só ações, mas também cotas de fundos de investimentos ao mercado.  

BDR

BDR é uma maneira de investir no mercado internacional. Os Brazilian Depositary Receipts são recibos de ações de empresas de fora do país que são negociadas na B3.

Fundos Imobiliários

Fundos imobiliários são fundos de investimentos do mercado imobiliário. São ativos que têm seu valor dividido em cotas comercializadas na B3.

Mercado futuro

Mercado futuro é onde são negociados compromissos de compra e venda.

Na prática, são estabelecidos contratos, nos quais as partes acordam um preço independentemente da valorização ou desvalorização do ativo no futuro.

O trader

Entenda que o investidor agressivo é aquele que reúne as melhores condições para extrair os resultados mais satisfatórios do mercado financeiro.

Isso diz respeito também ao tempo necessário para conseguir a valorização dos ativos. 

Um investidor com pleno domínio do funcionamento da Bolsa de Valores pode conseguir em horas o resultado que outros investidores levam anos para conseguir.

Estamos falando do trade, um tipo de operação que se concentra em um período curto, de forma que o investidor possa criar estratégias para lucrar dentro de um dia.

Para ser bem-sucedido no trade é preciso reunir grande conhecimento em renda variável.

Enfim, uma vez identificado o seu perfil de investidor – conservador, moderado, arrojado ou agressivo – você já tem como fazer melhores escolhas.  Quer saber mais sobre como gerar resultados expressivos na Bolsa? Confira o nosso Ebook para Trader e entenda como operar com sucesso no mercado financeiro.

Investidor agressivo, abra sua conta na Genial Investimentos!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *