Investir é a melhor decisão para quem deseja ter controle financeiro, que significa bem mais do que apenas manter as contas em dia.

É garantir a oportunidade de planejar e realizar sonhos, ter um futuro econômico tranquilo, criar uma reserva para emergências e aumentar o patrimônio.

Motivos para investir não faltam. Muitas vezes, resta a dúvida de por onde começar, já que o mercado oferece várias opções quando o assunto é investimento.

No entanto, antes, é importante se conhecer e, assim, saber qual é o seu perfil de investidor.

O que é possível de descobrir mesmo que você não tenha feito nenhum tipo de aplicação até esse momento.

Para identificar o seu perfil, é preciso focar no projeto pessoal que pretende realizar.

Dessa forma, você define uma expectativa de retorno financeiro e o prazo para atingi-lo.

Paralelamente a isso, é preciso observar o momento que você vive e qual é a sua disponibilidade para correr riscos.

Os tipos de investidores

  • Conservador: prioriza a segurança e a liquidez do investimento. A rentabilidade fica em segundo plano.
  • Moderado: embora dê importância à segurança, compreende que é preciso correr mais riscos para aumentar o potencial de rentabilidade.
  • Arrojado: é aquele que não está preocupado com flutuações do mercado, já que pensa nos ganhos de médio e de longo prazo. Pode optar por operações estruturadas ou derivativos.
  • Agressivo: é quem se arrisca ainda mais. Tolera algumas perdas se, depois, no médio ou no longo prazo, elas se transformarem em lucro. Pode, por exemplo, ter um grande portfólio de ações.

Segurança para investidor de perfil conservador:

O investidor que prioriza a segurança da aplicação, como é o caso do conservador, deve optar pela modalidade da renda fixa, porque é menos arriscada em comparação com a renda variável.

Os investimentos em renda fixa são aqueles que possuem rentabilidade previsível: na hora da aplicação, já é estimado o retorno financeiro, pois eles têm datas de vencimento e estão atrelados a algum indexador de rentabilidade (taxa de reajuste).

Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso e-book sobre renda fixa e entenda como funciona essa classe de investimento. 

Por outro lado, os investimentos em renda variável possuem rentabilidade imprevisível no momento da aplicação.

Por isso, oferecem maior risco ao investidor, afinal, não se sabe o cenário que será desenhado a partir de então.

Mas vale destacar que o retorno financeiro para o investidor pode chegar a valores bem mais altos em comparação com a renda fixa.

Liquidez:

Neste aspecto é observada a capacidade de transformar um ativo (bem ou investimento) em dinheiro.

De forma mais simples, significa a facilidade de resgatar o valor em espécie após fazer a operação. Quanto mais rápido, maior é a liquidez.

Os investimentos em renda variável possuem alta liquidez, já que permitem ao investidor resgatar o dinheiro com facilidade a qualquer momento.

O que não se aplica a todos os investimentos de renda fixa. Alguns estabelecem datas para o resgate e, às vezes, retirar o dinheiro antes pode significar redução ou aumento do retorno financeiro.

Desta forma, quem deseja investir em renda fixa e assegurar rapidez no resgate do dinheiro deve escolher opções que ofereçam liquidez diária.

Rentabilidade:

A rentabilidade, como o próprio nome já diz, está relacionada ao valor a ser recebido.

Trata-se do potencial que uma aplicação tem de oferecer retorno financeiro, de fazer o seu dinheiro render.

A regra no mercado financeiro é simples: quanto maior o risco de uma aplicação, mais rentável ela é.

Neste sentido, os investimentos em renda variável oferecem retorno financeiro superior em comparação à renda fixa.

Mas isso não significa que o investidor que optar pela segunda modalidade não terá boas opções para fazer o dinheiro render.

Investidor conservador, abra sua conta na Genial!

Investimentos para o perfil conservador

Como dissemos, o investidor que possui perfil conservador irá priorizar a segurança.

Portanto, as opções em renda fixa serão mais compatíveis com a pouca disponibilidade para correr riscos com a operação.

Esse perfil também considera a liquidez importante na hora de investir. Já que nem todos os investimentos em renda fixa oferecem facilidade para resgatar o dinheiro em espécie, é importante estar atento na hora de aplicar e escolher uma opção que garanta liquidez diária.

Esse investidor tende a colocar a rentabilidade em segundo plano, pois os dois aspectos vistos anteriormente são considerados mais importantes.

No entanto, isso não significa que ele não encontrará investimentos com bons retornos financeiros. Por isso, é muito importante avaliar as ofertas do mercado.

Conheça boas alternativas para investir:

Tesouro Direto: os títulos públicos têm a garantia do Tesouro Nacional, logo, são os investimentos mais seguros que o mercado pode oferecer.

Além disso, também é a opção mais democrática, pois é possível começar a investir com R$ 30.

Os papéis variam conforme a rentabilidade, basicamente, existem três categorias:

  • Indexados ao Índice de Preço ao Consumidor (IPCA): pagam x% (percentual prefixado) + IPCA, ou seja, já garantem que o retorno sempre será superior à inflação;
  • Indexados à Taxa Selic: pagam o percentual da Selic;
  • Prefixados: pagam um percentual pré-acordado.

Certificado de Depósito Bancário (CDB): também é um investimento seguro.

Possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada que administra um mecanismo de proteção aos investidores e permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira até determinado valor.

Para entender o que é CDB, pense em um empréstimo. Na prática, essa aplicação consiste em “emprestar” dinheiro ao banco para que ele, com esses recursos, realize suas próprias atividades de crédito.

A maior parte dos CDBs disponíveis no mercado está atrelada à taxa DI, que tem valor sempre muito próximo à Selic.

Você irá observar que o rendimento vai ser sempre um percentual da DI, quanto maior esse percentual, maior a rentabilidade

Sobre a Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, por meio de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Em nossa plataforma, você encontra tecnologia e infraestrutura de ponta, além de profissionais experientes e certificados, para fazer seu dinheiro render mais e melhor, com a segurança que você procura.

Quer começar a investir hoje mesmo? Faça cadastro em nosso site, é grátis!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *