Está pensando em ser mais arrojado no investimento de cripto ativo? Uma das modalidades de investimento no mercado de criptomoedas é o trade!

Neste artigo iremos te explicar o que é um trade de criptomoedas, como funciona, os principais detalhes que você deve levar em consideração antes de realizar a operação e as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade. Será que este tipo de investimento é ideal para você? Confira!

Boa leitura!

O que é Trade de Criptomoedas? 

O termo “trade” significa fazer trocas, ou seja, comercializar. Diferente de um investidor holder, que compra o ativo visando a lucratividade a longo prazo, o trader de criptoativos busca a lucratividade com oscilações de preço a curto prazo.

Essas transações de troca a curto prazo são categorizadas por 2 tipos principais no mercado tradicional: o Day Trade e o Swing Trade, a diferença entre eles está no prazo das transações. 

Mas para criptomoedas as operações podem ser classificadas apenas como “trade”, já que diferente do mercado tradicional de bolsa de valores, as negociações cripto não são limitadas por pregões e acontecem 24h por dia.

Independente do seu perfil de investidor, é importante traçar uma estratégia, pois o momento de entrada ou saída das suas operações é crucial para ser bem sucedido. Você deve escolher sua estratégia baseado nos riscos que quer correr e no tempo que você tem para acompanhar as variações de mercado.

 É muito importante  monitorar constantemente o preço nas exchanges em que ele arbitra e, para isso, portais como o Biscoint ou Cointrader Monitor são fundamentais.

Como funciona o Trade de Criptomoedas?

Para comprar e vender criptomoedas você precisará ter uma conta em alguma plataforma de investimentos cripto. A partir daí você trocará o seu dinheiro em reais por criptomoedas.

Embora pareça simples, na prática, a arbitragem pode utilizar sistemas de trade automatizado por robôs, além de um capital previamente depositado em ambas as exchanges.

É importante considerar também a velocidade média das corretoras em relação às transações, pois estas  podem levar muito tempo para serem completadas e, quando o dinheiro chega na outra corretora, o lucro já acabou ou diminuiu. 

Além disso, é muito importante estudar sobre o assunto! 

A indicação de especialistas em trade é que o investidor que quer começar a investir como trader entenda os riscos e estude análise gráfica, escala aritmética, logarítmica e análise fundamentalista.

A partir da análise técnica, ou gráfica, você terá ferramentas para limitar o seu prejuízo, por exemplo. E para avançar em suas operações também é preciso entender a liquidez do ativo, o risco dele, a volatilidade e a lucratividade do ativo.

Riscos e benefícios de fazer Trade de Criptomoedas

Levando em consideração todo estudo envolvido quando o assunto é investir, ponderar sobre os benefícios e riscos dessa prática antes de iniciar é fundamental para criar sua estratégia de acordo com seu perfil. Confira os principais benefícios e riscos dessa modalidade de investimento: 

Benefícios

A volatilidade das criptomoedas é justamente um dos principais motivos que as torna atrativa para o trade, pois permite ter bons lucros com as variações diárias e também permite ter ganhos consideráveis com as diferentes taxas de conversão, tanto delas em relação às moedas tradicionais (Real, Dólar), quanto em relação ao Bitcoin. 

Outra grande vantagem de realizar trade de criptomoedas é o fato de o mercado não fechar. Por funcionar 24h por dia, existe muita possibilidade de realizar suas operações em qualquer momento.

Considere também os riscos

Apesar de ser uma estratégia com grande possibilidade de rentabilidade, o trade de cripto é um tipo de investimento que possui um risco de perda proporcional ao potencial de rendimento.

Portanto, antes de ir pra prática, vale aquela máxima: estude bem, leia artigos, livros e tudo o que você puder, afinal, quanto mais conhecimento, mais você pode se antecipar aos riscos e diminuir suas baixas nas operações.

Aplicar estratégias de gestão de risco podem ajudar a ter mais sucesso em suas operações e é claro, sempre mantenha calma e paciência ao investir. Por ser um mercado volátil e com grandes oscilações, eventualmente você pode ter algumas operações malsucedidas, mas é importante não se deixar levar por isso.

Conclusão

A modalidade de investimento trading é aconselhada para investidores que tem um perfil mais arrojado e que estão dispostos a estudar o mercado de forma constante.

Se você está começando a investir agora, a melhor opção é ir devagar com investimentos menos arriscados. Crie o hábito de acompanhar traders experiente no mercado e estudar para para entender a lógica por trás das transações e a melhor maneira de assumir os riscos desse tipo de operação.

Se você já começou a investir como trader no mercado cripto, confira aqui o nosso texto sobre os principais criptoativos para investir em 2022! Já possui algum deles na sua wallet?

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa