Conhecer a situação e as perspectivas de uma empresa é um passo essencial antes de decidir investir nela, já que é preciso considerar os riscos envolvidos. Entre os números que devem ser avaliados, um dos mais importantes é o valor de mercado.
Esse é um indicador que pode embasar as decisões de quem deseja participar dos resultados de um negócio. Por isso, é essencial entender como ele é calculado e como você deve avaliar os resultados.
Para facilitar essa tarefa, nosso time, da Genial Investimentos, elaborou este artigo com as principais informações sobre o valor de mercado de um empreendimento.
O que é valor de mercado?
O valor de mercado ou market value representa a percepção do mercado sobre um determinado negócio. Ele define qual é o preço que os investidores estão dispostos a pagar por uma companhia.
No mercado financeiro, esse conceito é especialmente importante para as empresas de capital aberto. Nesse caso, o valor de mercado está relacionado ao preço das ações — ou seja, a quanto os papéis são vendidos em determinado momento.
Por conta disso, o valor de mercado é fortemente influenciado pela lei da oferta e da procura. No geral, uma ação aumenta de preço quando há maior procura ou interesse por parte do mercado. Logo, se mais investidores e especuladores compram o papel, a tendência é que a cotação suba.
O oposto também pode acontecer. Se a oferta do ativo for maior do que a demanda, a tendência é de queda. É por isso que o preço de uma ação cai quando há um forte movimento para vender os ativos, por exemplo.
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Como calcular o valor de mercado?
Agora que você sabe o que é o valor de mercado, é fundamental entender como calcular esse número. No geral, a forma mais aceita envolve a fórmula de capitalização, dada por:
Valor de mercado = Cotação individual da ação x Número total de ações
Para entender melhor, considere que uma empresa tem 100 milhões de ações emitidas e a cotação no momento é de R$ 7 por papel. Nesse caso, o valor de mercado dela é de R$ 700 milhões. Já uma companhia que tem 50 milhões de ativos e uma cotação individual de R$ 20, tem um valor de mercado de R$ 1 bilhão.
É como se o valor de mercado fosse a soma total do preço de todas as ações de uma companhia. Portanto, ele indica o quanto os investidores e especuladores estão dispostos a pagar pelo capital social da companhia.
Qual a diferença entre valor de mercado e valuation?
Como os termos são relativamente semelhantes, é comum que as pessoas confundam o valor de mercado com o valuation. Porém, eles têm significados e impactos diferentes no cenário de investimentos.
Na prática, o valuation é o método de avaliação de empresas que busca encontrar o preço justo de uma companhia. Desse modo, a ideia é identificar o quanto a organização realmente vale com base em seus ativos, carteira de clientes e projeções de resultados.
Uma das formas mais comuns de realizar esse cálculo é por meio do fluxo de caixa descontado. Ele prevê a aplicação de uma taxa de desconto para trazer os fluxos de recebimento da empresa para valor presente.
Já o valor de mercado está relacionado a quanto o mercado está disposto a pagar pela empresa. Em um cenário ideal, esse termo seria equivalente ao resultado do valuation, já que o esperado é que os investidores e especuladores pagassem o preço justo pelas ações da companhia.
Porém, muitas vezes não é o que acontece. Uma ação pode ter um valor de mercado acima do seu valuation, o que indica que ela está sobrevalorizada e potencialmente mais cara do que seria compatível com suas informações.
Já uma ação negociada por um preço menor que o seu valuation está descontada. Isso indica que o mercado está disposto a pagar menos pelo negócio do que ele realmente vale. Na prática, esses conceitos podem ser usados de maneira complementar, mas trazem informações distintas sobre o negócio.
O que influencia no valor de mercado de uma empresa?
Como você viu, o valor de mercado está diretamente ligado a quanto os investidores e especuladores estão dispostos a pagar pelas ações do negócio. Por causa disso, o resultado é flutuante e pode variar múltiplas vezes em um mesmo pregão.
Além da própria lógica da lei da oferta e da procura, existem outros aspectos que podem interferir no market value de uma companhia. A seguir, veja quais são alguns desses elementos!
Condições macroeconômicas
As condições macroeconômicas do mercado estão relacionadas a fatores que afetam a economia de modo amplo e que podem interferir nos investimentos. É o caso de um cenário de crise global, como aconteceu na pandemia de coronavírus.
Diante de um evento imprevisto e que afetou todos os mercados simultaneamente, a bolsa de valores sofreu uma forte queda. Com isso, a maior parte das empresas perdeu valor de mercado porque um grande volume de investidores e especuladores decidiu se desfazer de seus papéis. Com o aumento da oferta, o preço de muitos ativos caiu.
O oposto também pode acontecer. Imagine uma situação em que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresenta forte crescimento, com boas perspectivas sobre o desenvolvimento econômico. Um cenário do tipo oferece mais volatilidade e tende a ser visto com mais otimismo pelo mercado.
Como consequência, a tendência é que o apetite ao risco dos investidores aumente. Se isso significar um crescimento na força compradora, os preços das ações tendem a subir, assim como o valor de mercado das companhias afetadas por esse movimento.
Características do setor
O valor de mercado de uma companhia também pode ser impactado pelas condições gerais do setor e por suas tendências. Nesse sentido, uma empresa com um bom posicionamento no segmento em que atua costuma ter um valor de mercado mais elevado que as suas concorrentes.
É por isso que, no geral, as maiores e mais consolidadas empresas tendem a apresentar um market value mais elevado que negócios menores do mesmo segmento.
Também é preciso considerar questões como situação do setor, perspectivas de desempenho, tendências de desenvolvimento e condições semelhantes. Pense, por exemplo, no caso do varejo, que é um setor relacionado aos ciclos econômicos e de consumo e pode ser afetado por um cenário com taxas de juros elevadas.
Como uma situação do tipo tende a reduzir as vendas do varejo, os negócios desse setor podem observar uma queda no valor de mercado em períodos desafiadores. Por outro lado, momentos de juros mais baixos podem estimular o consumo e favorecer o setor e seus negócios.
Outros fatores, como mudanças na regulação da área, também podem fazer o valor de mercado de uma companhia se movimentar para baixo ou para cima.
Notícias sobre a empresa
As condições da cotação de uma ação podem ser diretamente influenciadas por notícias referentes ao negócio. Acontecimentos, fatos relevantes e até especulações podem interferir no humor do mercado e causar alterações no valor de uma companhia.
Ainda, a gestão e as decisões dos responsáveis pelo negócio podem afetar a percepção dos investidores e, consequentemente, o valor de mercado. Um exemplo é a Tesla, empresa comandada por Elon Musk, pelo menos até 2023.
Ao longo de 2022, a empresa perdeu cerca de 65% do seu valor de mercado, que já foi de US$ 1 trilhão. Entre as causas, estão questões como a competitividade no mercado de veículos elétricos e a venda de ações por parte de Musk, por exemplo.
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Situação financeira do negócio
Ao fazer a análise fundamentalista para investir em uma empresa, é comum que a situação financeira seja um dos aspectos mais relevantes para a tomada de decisão, certo? Isso faz sentido porque ter uma atuação financeira sustentável é indispensável para o negócio se consolidar e crescer.
Desse modo, é bastante comum que os investidores se baseiem nesses resultados para decidir pela compra ou venda dos ativos. Quando uma companhia apresenta mais lucros que o esperado ou consegue manter as dívidas sob controle, é comum que o seu valor de mercado suba.
Já a queda tende a ocorrer quando são identificados problemas nas finanças, como diminuição do faturamento ou do lucro, por exemplo. Situações financeiras que coloquem em risco a continuidade do negócio também têm esse efeito.
Um exemplo é o caso da Americanas, que no começo de 2023 divulgou ter encontrado uma divergência contábil de R$ 43 bilhões. Logo após o anúncio, a empresa chegou a perder mais de R$ 8 bilhões de valor de mercado devido à intensa queda do preço dos seus papéis.
Qual a importância de entender o que o valor de mercado significa?
Compreender o que interfere no valor de mercado de uma empresa e o que esse indicador representa é essencial para o investidor — em especial quando o objetivo é investir na bolsa de valores. Afinal, compreender melhor esse indicador traz insights sobre o mercado e suas oportunidades.
A seguir, veja por que é tão relevante compreender o valor de mercado de uma companhia!
Avaliação de risco
Uma das razões para conhecer e analisar o valor de mercado de uma empresa é que essa é uma forma de avaliar o risco do investimento. Se o valor de mercado estiver muito acima do que a companhia realmente vale, por exemplo, os riscos de sofrer prejuízos são maiores.
Isso acontece porque, se houver uma correção para chegar ao preço considerado justo, a tendência é que haja uma desvalorização na cotação dos papéis.
Além disso, o valor de mercado pode ajudar na análise da situação do negócio e de suas perspectivas. Assim, há como verificar se o risco associado a uma companhia é compatível com o seu perfil de investidor, por exemplo.
Implementação da estratégia de investimentos
Conferir o valor de mercado de uma empresa também pode ser uma forma de colocar sua estratégia de investimentos em prática. Imagine que você deseja fazer o chamado investimento em valor ou value investing.
Nesse caso, é fundamental encontrar ativos descontados que apresentem bons fundamentos. No geral, o valor de mercado pode ajudar a identificar se uma empresa é subvalorizada pelo mercado. Com isso, você pode adotar sua estratégia de modo mais eficiente.
Apoio à tomada de decisão
A partir do que você viu até aqui, faz sentido dizer que o valor de mercado é essencial para apoiar a tomada de decisão sobre o investimento em empresas. Afinal, ele ajuda a ter uma visão mais completa do negócio e, principalmente, da percepção que o mercado tem sobre a organização.
Dessa forma, você consegue fazer os investimentos de maneira mais estratégica e informada. Na prática, isso também ajuda a evitar que você sofra com o efeito manada, que ocorre quando você toma decisões apenas para acompanhar o comportamento do restante do mercado.
Se você identificar que a percepção de valor do mercado sobre uma empresa não está alinhada às suas análises, por exemplo, é possível evitar o risco ou aproveitar uma oportunidade, dependendo do caso.
Como avaliar o valor de mercado de uma companhia?
Embora seja relevante saber como calcular o valor de mercado de um empreendimento, somente chegar ao número não é suficiente. Também é preciso interpretá-lo e isso envolve algumas técnicas que você pode utilizar, como a comparação com o preço justo, conforme você viu.
Ainda, é interessante utilizar outros indicadores fundamentalistas, buscando entender os motivos que levam ao cenário presente. Se uma empresa for negociada acima do que vale, o motivo pode estar relacionado ao pagamento de dividendos, por exemplo.
Com a avaliação complementar de outros indicadores, fica mais fácil ter uma visão ampla do negócio e da situação dele. Então você poderá verificar se o investimento faz sentido para você.
Outra dica é comparar o valor de mercado entre companhias do mesmo segmento e de porte semelhante. Dessa forma, você pode encontrar qual é a ação mais procurada de um segmento ou qual papel pode estar mais descontado.
Independentemente da técnica utilizada, o importante é se aprofundar no valor de mercado da companhia para entender os motivos que levam a esse resultado. Assim, fica mais fácil incorporar as informações na sua tomada de decisão.
Como você aprendeu, o valor de mercado de uma empresa é calculado a partir da percepção que os investidores e especuladores têm sobre ela. Para as companhias de capital aberto, o cálculo envolve o preço de cada ação e o número de papéis emitidos, de modo que o resultado pode auxiliar a sua tomada de decisão.