As empresas de capital aberto são aquelas que listam suas ações na Bolsa de Valores. Em vez de a empresa ser controlada apenas internamente, qualquer um passa a ser dono de parte da empresa ao comprar uma ação da companhia. Abrir capital tem até um sigla específica: IPO, Oferta Pública Inicial, traduzido do inglês. Entenda abaixo quais são os objetivos de uma empresa ao abrir seu capital e por que isso é de suma importância para o mercado.

Por que uma empresa abre o capital?

Abrir o capital tem uma série de vantagens para a empresa. Financiar-se por meio da oferta de ações em geral é mais barato para a companhia do que captar recursos por meio de dívidas, com as chamadas debêntures, por exemplo. A abertura de capital é uma fonte de recursos ilimitada. Enquanto a empresa tiver projetos viáveis e rentáveis, haverá investidores interessados em financiá-los. Os investidores, neste caso, são os acionistas, aqueles que detêm ações da companhia e participam dos seus lucros.

Também não existe a mesma pressão que existe no financiamento por dívida: o investimento dos sócios não tem prazo de amortização e resgate nem retorno definido; a rentabilidade depende unicamente do desempenho da empresa.

A abertura de capital também aumenta a liquidez patrimonial da companhia, o que facilita processos como a saída de sócios que estejam em fase de desinvestimento e realização dos lucros (no caso, por exemplo, dos investidores de risco), a sucessão do comando da empresa e a partilha entre os futuros herdeiros dos sócios majoritários.

Além disso, a companhia ganha mais visibilidade, passa a ser mais mencionada na mídia e acompanhada por analistas. A cotação de suas ações é um indicativo de seu valor, pois reflete a percepção dos investidores sobre as perspectivas futuras da companhia. A transparência também aumenta, pois a empresa passa a ser obrigada a prestar uma série de informações ao mercado. Isso pode melhorar suas condições de negociação com fornecedores e instituições financeiras.

Dependendo do nível de governança da companhia, ela precisa cumprir mais ou menos exigências de transparência e organização. Quanto mais elevado o nível de governança corporativa, mais transparente deve ser a companhia e mais resguardados estão seus sócios. Quando uma empresa chega a esse nível de governança ela é tida como uma companhia sólida na Bolsa e vista com bons olhos, atraindo cada vez mais acionistas.

Como é o processo de abertura de capital (IPO)?

O processo começa com um registro da companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM),  órgão regulador do mercado financeiro responsável por aprovar essa operação. Com a autorização em mãos, os donos da companhia elaboram um documento chamado “prospecto da oferta”, voltado para o público investidor. No prospecto é possível encontrar informações importantes sobre a própria operação do IPO e sobre o futuro do negócio.

Quem estiver disposto a ter uma parte daquela empresa, que, enfim, estará aberta a diversos acionistas, saberá de antemão quais são os planos dos administradores, bem como a situação do mercado no qual a companhia está inserida e os riscos que a empresa têm.

Veja mais:

Quais são os objetivos de uma empresa que abre o capital

Quando uma companhia abre seu capital ela normalmente tem alguns objetivos em mente como:

  • Acesso a novos recursos financeiros para financiamento de projetos e investimentos;
  • Liquidez patrimonial visando venda futura;
  • Reestruturação financeira;
  • Melhora da imagem institucional com consolidação da marca.

Abra sua conta na Genial Investimentos, maior plataforma de investimentos do mercado, para conferir as ofertas públicas das maiores empresas do Brasil e começar a investir nelas. Aproveite!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!