Os fundos multimercados multigestores, ou simplesmente fundos multigestores, são fundos de investimento que investem em diversos outros fundos e procuram se expor a múltiplos fatores de risco e estratégias de investimento.

Isso significa que eles podem investir seu patrimônio em diversos tipos de fundos de investimento, com diferentes estratégias. Da renda fixa mais conservadora ao fundo de ações mais arrojado, passando pelos multimercados.

Existem fundos multigestores de diversos níveis de risco, para diferentes perfis de investidor. A GENIAL oferece três fundos com essas características, para diferentes perfis de investidor.

Veja as vantagens de investir nesse tipo de produto:

1. Investir, com pouco dinheiro, em vários fundos renomados

Os fundos multigestores podem ter aportes iniciais baixos, de poucas centenas de reais. Ainda assim, sua carteira pode ser composta apenas por fundos de gestores renomados.

Para investir em todos os fundos da carteira de um multigestor, o investidor precisaria dispor de centenas de milhares de reais. Até porque esses fundos geralmente são destinados a investidores com grande capital.

No caso do fundo multigestor Ações Genial, seria necessário um mínimo de 305 mil reais para investir em todos os fundos da sua carteira separadamente.

O valor de aporte inicial mínimo desse fundo, assim como dos demais multigestores da GENIAL, é de apenas 100 reais.

Na carteira, eles trazem fundos de gestoras como a Verde, de Luís Stuhlberger, a Gávea, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Credit Suisse e Safra.

2. Ter acesso a fundos de investimento restritos a milionários

Com aporte inicial elevado, muitos dos fundos que compõem as carteiras dos multigestores acabam sendo restritos a investidores com muito dinheiro para investir.

Alguns deles chegam a ser destinados apenas a investidores qualificados ou profissionais. Investidores qualificados são aqueles que têm mais de um milhão de reais em aplicações financeiras. Já os investidores profissionais são os que têm mais de 10 milhões de reais em aplicações financeiras.

O fundo multigestor Performance Genial, por exemplo, pode aplicar até 20% da sua carteira em fundos para investidores qualificados e até 5% do patrimônio em fundos para investidores profissionais.

3. Ter acesso a fundos renomados que não aceitam novos investidores

Alguns fundos que compõem as carteiras de multigestores podem estar fechados para novos investidores, isto é, não aceitam novos cotistas. Mesmo que você tenha recursos suficientes para investir neles, não vai conseguir.

Contudo, se um fundo multigestor ainda aberto a cotistas tiver um fundo fechado para captação na carteira, você consegue acessá-lo indiretamente.

No fundo Performance Genial há fundos renomados que não aceitam mais novos investidores, como o Safra Galileo, o principal fundo do Safra, e o Garde d’Artagnan, onde o multigestor da GENIAL aplica cerca de 20% do seu patrimônio.

4. Poder investir como um milionário sem precisar ter milhões para investir

A estratégia dos multigestores é a mesma usada pelos investidores milionários. Investidores abastados costumam constituir para si fundos exclusivos.

Esses fundos têm apenas uma pessoa ou uma família como cotista e costumam ser multigestores. Eles investem em diversos fundos, criteriosamente selecionados por um gestor profissional.

Os custos para manter um fundo exclusivo são altos. Por isso, eles não são recomendados para quem tem menos de 10 milhões de reais para investir.

Ao investir em um multigestor, porém, você adota o mesmo tipo de estratégia de um fundo exclusivo, sem precisar de 10 milhões de reais na conta. Os custos do fundo são divididos pelos vários cotistas e você continua tendo acesso a fundos renomados.

5. Diversificação

A diversificação é importante para mitigar os riscos dos investimentos. Mas também não pode ser excessiva, para não acabar sacrificando a rentabilidade. Além disso, é preciso diversificar da maneira certa.

Os fundos multigestores oferecem diversificação na medida, feita por um gestor profissional. Além de diversificar os fundos que compõem a carteira, cada um desses fundos tem a própria carteira diversificada.

A vantagem é que, para obter essa diversificação, você não precisa de muitos recursos. Com um aporte inicial baixo você já se beneficia do risco controlado e da rentabilidade da carteira de um fundo multigestor.

Para diversificar por conta própria de forma semelhante, você precisaria de uma quantia bem maior.

Os fundos multigestores da GENIAL oferecem carteiras bem diversificadas por um aporte inicial de 100 reais, e não diversificam em excesso, aplicando apenas em um punhado de fundos considerados os melhores segundo a estratégia de cada um deles.

6. Eficiência tributária

Ao investir em vários fundos por conta própria, você precisaria pagar imposto de renda em cada um deles. No entanto, há isenção de imposto de renda quando o gestor do fundo multigestor tira recursos de um fundo para aplicar em outro.

Ou seja, não há cobrança de IR no rebalanceamento da carteira do fundo multigestor. O cotista só será cobrado pelo ganho total obtido no fundo multigestor, de acordo com o tempo que seu dinheiro se mantiver aplicado.

Como outros fundos multimercados, fundos multigestor sofrem cobrança de IR sobre os ganhos de acordo com uma tabela regressiva, com alíquotas que variam de 22,5% a 15%. Entenda como ocorre a tributação dos fundos de investimento.

Fora esse custo, há ainda a taxa de administração, que remunera a gestão e a administração do fundo, e IOF para investimentos de menos de 30 dias.

Investir nos fundos Liquidez Genial, Performance Genial e Ações Genial é fácil! Eles estão disponíveis na área de Produtos da GENIAL e você pode investir com apenas um clique. Se você ainda não for cliente GENIAL, abra a sua conta.

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!