O mercado financeiro conta com diversas oportunidades para os investidores que desejam montar um portfólio diversificado. Nesse contexto, você pode investir nas principais empresas do mundo, mesmo que elas não se encontrem no Brasil — você sabia? 

Uma alternativa, por exemplo, é expor o seu capital aos resultados das ações da Meta por meio dos BDRs. Assim, você tem um investimento atrelado ao mercado externo, sem precisar tirar seus recursos do Brasil. Mas é importante entender como funciona esse investimento, certo? 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e descubra como comprar ações da Meta! 

O que são BDRs? 

Os BDRs (brazilian depositary receipts) são certificados de depósito de valores mobiliários que representam ativos estrangeiros, como títulos de dívida, cotas de ETFs (exchange traded funds) e ações.  

Eles permitem que investidores brasileiros se exponham ao resultado de ativos internacionais sem a necessidade de lidar diretamente com o mercado externo. Perceba, então, que ao investir um BDR, você não adquire uma ação internacional, por exemplo, mas um certificado lastreado nela.  

Para viabilizar esse processo, os BDRs são emitidos por instituições financeiras brasileiras que compram os ativos estrangeiros e os mantêm sob custódia. Os investidores podem adquirir esses certificados na bolsa de valores brasileira, a B3, e negociá-los no mercado secundário.  

O que é o M1TA34? 

Como você viu, o investidor que pretende expor seu capital ao resultado de ações disponíveis nas bolsas de valores norte-americanas pode realizar o processo por meio dos BDRs na B3. Logo, não é preciso abrir uma conta internacional, pagar em dólar e passar pela burocracia dessa transação. 

Portanto, quem deseja ter investimentos lastreados em ações da Meta, deve procurar pelo ticker M1TA34. Esse é o código do BDR que permite aos investidores brasileiros acessarem as ações da Meta. 

Vale saber que as ações da companhia estão originalmente listadas na NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo, localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Ela é reconhecida por ser um centro de negociação de empresas de inovação e tecnologia, abrangendo algumas das gigantes do setor globalmente.  

Entre as empresas listadas na NASDAQ, além da Meta, estão algumas das mais relevantes do cenário tecnológico, como: 

  • Paypal; 
  • Google; 
  • Microsoft; 
  • Apple; 
  • Amazon; 
  • Tesla. 

Quais são as características desse BDR? 

Ao compreender o que é o M1TA34, é mais fácil entender quais são as suas principais características. Desse modo, é possível verificar se realizar o investimento é uma opção adequada às suas estratégias. 

Ao contrário de algumas ações dos EUA, que distribuem dividendos aos acionistas, a Meta não costuma realizar essa distribuição. Dessa forma, os ganhos são provenientes principalmente da valorização do preço da ação — e do BDR ao longo do tempo.  

Além disso, o BDR da Meta é uma forma de investimento em renda variável, sujeita às flutuações do mercado. Dessa maneira, não há garantia de ganhos, e os investidores estão expostos aos princípios básicos da economia de mercado, como oferta e demanda.  

Nesse sentido, o preço do BDR pode variar com base na percepção dos investidores sobre a empresa, o seu desempenho financeiro, as notícias do setor e outros fatores. Ainda, como qualquer investimento em renda variável, o BDR da Meta apresenta riscos de perdas financeiras.  

Mais uma característica é que investir em BDRs de empresas estrangeiras gera exposição à variação cambial. Afinal, eles são negociados em reais, mas representam uma empresa dos EUA. 

Então o valor do investimento pode ser afetado pela valorização ou desvalorização do dólar em relação à moeda brasileira. Como resultado, a escolha pode ser vantajosa para diversificar a carteira e proteger contra as oscilações da moeda local.  

Como investir em BDRs de ações da Meta? 

Após conhecer as principais informações sobre como expor seu capital aos resultados de ações da Meta, chega o momento de saber como investir em BDRs da empresa.  

Veja como realizar o processo, a seguir! 

Abra conta em uma corretora 

Para investir em BDRs da Meta, a primeira etapa é abrir uma conta em uma corretora de valores. Ela atuará como intermediária nas negociações do investidor na B3 via home broker, executando as ordens de venda e compra. 

Para isso, é essencial escolher uma corretora confiável e respeitada, que ofereça uma estrutura completa e de qualidade para os seus clientes. Nós, da Genial Investimentos, oferecemos acesso a todos os BDRs listados na bolsa de valores brasileira. 

Além disso, temos outras opções de investimento, tanto na renda variável quanto na renda fixa. Ao abrir uma conta em nossa corretora, você poderá acompanhar o desempenho dos ativos, analisar informações relevantes sobre as empresas emissoras e tomar decisões de forma estratégica.  

Mais um ponto a considerar é o suporte e a orientação profissional aos investidores, fornecendo análises de mercado, relatórios de pesquisa e outras ferramentas que auxiliam na hora de investir. Desse modo, você terá mais subsídios para investir com segurança e eficiência. 

Como resultado, é possível aproveitar as oportunidades de diversificação e exposição a ativos internacionais — como é o caso das ações da Meta.  

Genial Investimentos - Abra sua conta

Envie o dinheiro 

Depois de abrir a conta em uma corretora, o próximo passo é enviar o dinheiro. Geralmente, o processo é realizado por meio de transferências eletrônicas, utilizando os serviços bancários disponíveis no mercado.  

Após efetuar a transferência, o valor enviado será creditado na sua conta na corretora. Você poderá visualizar os investimentos presentes, o saldo, entre outras informações importantes. 

Na Genial Investimentos, você pode utilizar um app para smartphone, o que torna o processo de investimento mais conveniente. Por meio do aplicativo, é possível realizar operações de compra e venda de BDRs da Meta e de outros ativos, de forma rápida e segura.  

É importante ressaltar que, antes de enviar o dinheiro e realizar qualquer investimento, é fundamental tomar algumas medidas. Para isso, faça uma análise cuidadosa das suas finanças pessoais, defina os seus objetivos de investimento e avalie o perfil de risco, tudo bem? 

Acesse o home broker e busque pelo BDR 

Com o dinheiro em sua conta na corretora, você precisa acessar o home broker — um sistema que possibilita a negociação de ativos na bolsa de valores de forma online. No sistema, você poderá buscar pelo BDR por meio da inserção do ticker do ativo desejado. No caso do BDR da Meta, ele é o M1TA34, como você aprendeu. 

Execute a ordem de compra 

Encontrando o BDR da Meta, você poderá emitir ordens de compra para adquirir esses ativos. Para isso, você precisa decidir quantos BDRs deseja comprar. Essa quantidade pode variar de acordo com os seus objetivos de investimento, estratégia financeira e disponibilidade de recursos, certo? 

Nesse caso, é necessário preencher um formulário no sistema. Após definir a quantidade desejada, você deverá revisar todas as informações fornecidas e clicar em confirmar para enviar a ordem para a corretora.  

Após a execução, é necessário aguardar a liquidação da negociação. Esse processo pode levar alguns dias úteis, durante os quais os valores financeiros e os ativos são transferidos entre as contas dos investidores e as contas das corretoras.  

Acompanhe o investimento 

Por fim, é essencial acompanhar o investimento para monitorar a sua performance ao longo do tempo. A maioria das corretoras disponibiliza uma plataforma online em que é possível realizar esse acompanhamento.  

Logo, faça login na plataforma da corretora e localize a seção dedicada aos seus investimentos em BDRs. Aqui, você pode verificar o histórico de preços, gráficos de variação e outras métricas relevantes para avaliar como o investimento está se saindo em relação ao seu preço de compra.  

Outra dica importante é acompanhar notícias, relatórios de mercado e eventos relacionados à Meta e ao setor de tecnologia em geral. Isso porque mudanças no ambiente de negócios ou eventos específicos da empresa podem impactar o preço do BDR — e influenciar as suas decisões de investimento.  

Vale a pena investir em BDRs? 

Agora que você já sabe como investir em BDRs da Meta, é importante entender se vale a pena fazer o investimento nessa alternativa. Como visto, os BDRs estão disponíveis na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, é possível se expor a investimentos estrangeiros sem complicações.  

Para avaliar se a exposição aos resultados de ações da Meta condiz com sua estratégia de investimentos, considere o perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Como os BDRs são ativos da renda variável, eles estão sujeitos a flutuações de mercado, sem garantias de ganhos, ok? 

Portanto, é importante avaliar a sua tolerância ao risco e a capacidade de lidar com a volatilidade. Ainda, é essencial realizar uma análise fundamentalista da empresa em que você pretende investir — nesse caso, a Meta. 

Afinal, cada uma terá o seu próprio desempenho e perspectivas de crescimento, o que pode influenciar o retorno do investimento. Vale verificar a sua saúde financeira, posição competitiva e perspectivas de mercado, entre outros fatores. 

Neste conteúdo, você aprendeu como se expor a ações da Meta no mercado brasileiro por meio dos BDRs. Caso o ativo se adeque ao seu perfil, faça o investimento e acompanhe as oscilações desses papéis por meio de uma corretora de valores qualificada! 

Gostou do conteúdo e quer investir em ações da Meta? Então conheça a conta da Genial Investimentos

Genial Investimentos - Abra sua conta

Filipe Villegas

Filipe Villegas é responsável pelas carteiras recomendadas da Genial e relatório GENOMA. Ele é pós-graduado em administração de empresas pela FGV e tem MBA em engenharia financeira pela POLI-USP. Está no mercado há mais de 10 anos.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!