Uma dúvida comum entre os investidores iniciantes na Bolsa de Valores diz respeito aos riscos de investir em ações a longo prazo. Quando olhamos para títulos de Renda Fixa, por exemplo, parece muito mais seguro recorrer a soluções que rendem menos, mas têm comportamento previsível, do que aplicar em Renda Variável.

Entretanto, é perfeitamente possível investir em ações a longo prazo e aumentar os lucros, minimizando os riscos que são associados a esse mercado. Quer conferir as nossas dicas? Então, continue a leitura!

O que precisa ser considerado para investir em ações a longo prazo

A Bolsa de Valores oferece ao investidor a possibilidade de se tornar sócio de uma empresa, permitindo que o dinheiro investido em ações viabilize uma série de procedimentos realizados pela companhia.

Isso tem uma contrapartida, evidentemente. Uma vez que você se torna sócio, passa a ter direitos em relação àquela empresa, que variam do tipo de sociedade a ser firmada, mas, de maneira geral, garantem a você participação nos lucros da instituição.

Assim, se o valor das ações tiver crescido alguns anos após a compra do título uma boa parte é repassada aos acionistas. É assim que você lucra só deixando o seu dinheiro investido nas ações. Outra possibilidade é vender suas ações quando elas se valorizarem, algo que pode ser feito no mesmo dia da compra, dependendo da sua estratégia e do seus objetivos.

De qualquer forma, é preciso saber como analisar as empresas e o seu potencial na Bolsa de Valores para investir em ações. Existem métodos que possibilitam estimar o comportamento dos ativos para aplicar o seu dinheiro com maior segurança: as análises técnica e fundamentalista. Sobre elas, falaremos na sequência.

A análise técnica

Os preços dos ativos variam a cada dia. Entretanto, encontrar padrões em função de períodos ajuda o investidor a identificar tendências. Isso se resume àquilo que aparece na forma de números, ou melhor, de gráficos.

Não é à toa que a análise técnica é também chamada de análise gráfica, pois se concentra no estudo dos preços e do volume negociado no mercado de ações, sendo mais indicada para investimentos de curto e médio prazo.

Com os subsídios gerados na análise técnica, é possível estimar os comportamentos dos ativos com maior precisão e, assim, investir para ter retorno rápido. Operações de Day Trade, que se concentram em um único dia, por exemplo, podem ser aperfeiçoadas com esse método.

Na prática, a análise técnica se concentra em catalogar os resultados que os ativos apresentaram para dar aos investidores condições de presumir movimentos futuros e optar por ações com maior potencial de lucro.

A análise fundamentalista

Se a análise técnica se concentra na questão fria dos números, a análise fundamentalista, por sua vez, avalia a realidade das empresas. Com ela, é possível verificar como anda a saúde financeira da companhia, mas não só isso: ela é útil também para projetar cenários e, consequentemente, atribuir preços adequados às ações em questão.

Por ter foco na atividade empresarial, a análise fundamentalista é tida como mais adequada para investimentos a longo prazo. Fatores externos à empresa, como a taxa de juros e a inflação; e situações internas, como balanços e governança corporativa, são examinados criteriosamente. A partir do entendimento desses aspectos, é feita uma projeção daquilo que será a presença da companhia na Bolsa de Valores.

De maneira geral, essa análise se baseia nos fundamentos da empresa e é extremamente importante para quem pretende comprar ações de companhias bem administradas.

Percebeu que as análises técnica e fundamentalista se complementam? Enquanto uma se concentra nos números, a outra se dedica aos elementos que influenciam o desempenho das empresas.

O ideal para investimentos mais longos

Como visto, as duas técnicas se complementam e podem ser usadas na busca pelos mais diferentes objetivos. Em se tratando do mercado de ações, toda informação é válida se ela te ajuda a estimar resultados.

Mas o fato é que a análise fundamentalista oferece projeções mais seguras do que a análise técnica em relação ao longo prazo. Ela permite que você defina como investir em ações, escolhendo empresas de acordo com critérios mais confiáveis, como a gestão e os impactos dos produtos e serviços na vida do consumidor.

Se não é possível determinar com 100% de certeza como se comportarão os ativos no futuro, ao menos com a análise fundamentalista você tem como avaliar índices, demonstrações, entre outros fatores, identificando minimamente o que poderá vir no horizonte.

Isso torna o seu investimento mais garantido dentro de um tipo de mercado em que os resultados tendem a ser muito mais interessantes do que os conseguidos na Renda Fixa.

Como fazer a análise fundamentalista para investir em ações

Esse procedimento é complexo porque se baseia no entendimento das demonstrações financeiras das empresas, que costumam ser divulgadas trimestralmente nos seus sites oficiais. No caso, nos referimos aos Balanços Patrimoniais, que refletem o posicionamento financeiro empresarial no período em questão, e às Demonstrações dos Resultados do Exercício, que revelam se houve lucro ou prejuízo no ano.

De posse desses documentos, você tem como calcular o valor da empresa, sua margem bruta, comparar preços de ações com o valor patrimonial, conferir taxas de retorno, dividir o preço das ações pelo lucro, além de avaliar fatores como o Dividend Yeld, mensurar a liquidez, conferir se há endividamento, entre outras ações que não costumam ser tão facilmente assimiladas por quem não tem proximidade com temas dessa natureza.

Ainda assim, o investidor menos experiente pode investir com segurança ao recorrer aos serviços de assessoria prestados por corretoras de valores. Assim, tanto a análise fundamentalista quanto a análise técnica são realizadas por profissionais especializados no mercado de ações de forma gratuita.

Essa é uma solução para quem pretende investir com base nesses métodos mas ainda não conta com o devido conhecimento para lidar com um volume tão grande e complexo de informações. Enfim, a análise fundamentalista é ideal para quem procura segurança para investir melhor a longo prazo. Não deixe de considerá-la para conseguir bons resultados.

Confira também como funcionam as análises técnicas e tenha ainda mais recursos para investir em ações. Abra sua conta na Genial Investimentos para ter a assessoria gratuita e investir em ações de uma forma mais segura.

abra sua conta

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário