CDB 220% do CDI com liquidez diária.

A capacidade de assumir riscos é uma das características mais importantes para considerar ao investir. Afinal, é preciso estar confortável com os movimentos da sua carteira para aproveitar melhor os resultados. Entre as classificações nesse sentido, está o perfil de investidor moderado. 

Essa é uma alternativa intermediária e que costuma buscar equilíbrio entre segurança e risco. Caso você se encaixe nessa definição, é preciso conhecer opções de investimentos para perfil moderado, o que facilitará sua escolha. 

Neste artigo, nosso time da Genial Investimentos separou o que você deve saber sobre 3 características do perfil moderado. Confira! 

O que é perfil de investidor e por que identificar? 

O perfil de investidor é uma classificação feita a partir do nível de tolerância ao risco que uma pessoa apresenta. Assim, quem tem mais tolerância ao risco tem um perfil, enquanto quem busca mais segurança se encaixa em outro perfil. 

Ele pode ser conhecido ao abrir a conta em uma corretora de valores. Nesse momento, serão feitas questões referentes aos seus objetivos e comportamentos para identificar o seu perfil. É o chamado teste de suitability ou Avaliação de Perfil de Investidor (API). 

A seguir, veja quais são os tipos de investidor: 

  • conservador: prioriza a segurança e a liquidez, em busca de mais proteção por ter menor tolerância às perdas; 
  • moderado: é capaz de correr um pouco mais de riscos, em troca de um potencial maior de ganhos; 
  • arrojado: consegue tolerar mais oscilações no mercado e se arrisca mais, pois prioriza o retorno em detrimento da segurança. 

Quais são as 3 características do perfil de investidor moderado? 

Como você viu, o investidor moderado é aquele que tem um perfil capaz de equilibrar os investimentos e de assumir um pouco mais de riscos. Nessa classificação, não há uma aversão completa a perdas, como no caso do perfil conservador.  

Por outro lado, também existe um nível maior de cautela que no caso dos arrojados, por exemplo. Portanto, o moderado ocupa uma posição intermediária na capacidade de correr riscos, o que se reflete em uma carteira que tende a ser mais equilibrada. 

Veja quais são suas 3 principais características, considerando os atributos dos investimentos! 

1. Segurança 

Embora valorize certo nível de proteção, o investidor moderado não busca apenas os investimentos mais seguros do mercado. Ele também é capaz de se arriscar um pouco mais. Portanto, é comum que transite entre as diferentes classes de investimento. 

Na renda fixa há maior segurança devido ao fato de as regras de retorno serem conhecidas previamente. Contudo, a rentabilidade é mais limitada. 

Já na renda variável não há garantias quanto aos ganhos e nem é possível prever o rendimento. Com isso, a segurança é menor, mas o potencial de retorno é maior. Logo, os investidores moderados podem fazer uma combinação das duas classes. 

2. Liquidez 

A liquidez representa a rapidez ou facilidade com a qual um bem ou ativo é convertido em dinheiro. Então quanto mais fácil for resgatar um investimento, mais líquido ele é.  

Normalmente, a liquidez é mais procurada por investidores conservadores, que desejam acessar seus recursos rapidamente. Quem tem perfil moderado, por outro lado, consegue deixar ao menos parte da carteira menos líquida — desde que isso se reflita no potencial de ganhos.  

3. Rentabilidade 

Devido à tolerância um pouco maior aos riscos, os investimentos para perfil moderado podem ser mais rentáveis. Como vimos, a renda variável, por exemplo, tem maior potencial de ganhos que a renda fixa, embora seja mais incerta. 

Normalmente, o investidor moderado busca equilibrar as escolhas de investimento para aproveitar melhor a relação entre risco e retorno. Assim, ele procura resultados melhores para a carteira, sem abrir mão da segurança. 

Quais são os tipos de investimentos para perfil moderado? 

Até aqui você soube que o investidor moderado tem maior capacidade de assumir riscos, mas de forma equilibrada. Nesse caso, tanto alternativas da renda fixa quanto da renda variável podem fazer parte do portfólio. 

A seguir, veja quais podem ser opções para uma carteira de perfil moderado! 

Títulos de renda fixa 

As aplicações de renda fixa podem ajudar a diversificar e equilibrar os riscos da carteira de investimento do perfil moderado. A diferença é que elas não precisam ser, necessariamente, tão seguras ou líquidas como em uma carteira conservadora. 

Alternativas muito conhecidas são os títulos públicos do Tesouro Direto. O Tesouro Selic é pós-fixado e é considerado o mais conservador. Já o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA têm prazos maiores e só garantem o rendimento se o título for levado até o vencimento. 

Existem, ainda, os títulos privados. Por exemplo, certificado de depósito bancário (CDB), letra de crédito imobiliário (LCI) e letra de crédito do agronegócio (LCA). Eles podem ter uma liquidez menor e uma segurança um pouco menos, em troca de ganhos mais elevados. 

Ações 

Os investidores moderados também podem se interessar pela bolsa de valores, com os investimentos em ações. Esses papéis correspondem a pequenas porções do capital social de uma empresa e oferecem participação nos resultados da companhia. 

É possível obter lucro com o crescimento e valorização do negócio, vendendo as ações por um preço maior. Além disso, há possibilidade de ganhos pelo recebimento de proventos, como os dividendos. 

Fundos de investimento de renda variável 

A renda variável também contempla diferentes fundos de investimento. Esses são veículos que funcionam com base na compra de cotas de participação e cujos recursos são movimentados por um gestor. 

O profissional é responsável por escolher os ativos e executar as operações, com base na estratégia geral de cada fundo. Logo, você pode ter mais praticidade para investir. Em muitos fundos também é possível se expor a diferentes ativos. 

Existem diversos tipos de fundos. É o caso de fundos de ações, fundos de índice (ETFs), fundos imobiliários (FIIs), fundos cambiais e mais. Eles podem ajudar a diversificar a carteira de um investidor com perfil moderado. 

Com essas informações, agora você sabe o que é o perfil de investidor moderado e como essa classificação funciona— a partir de 3 características. Se essa for a sua categoria, é possível selecionar investimentos compatíveis — que poderão ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros. 

Esse artigo foi útil para você? Se quiser começar a compor seu portfólio, abra sua conta na Genial Investimentos e conheça as alternativas de investimento disponíveis!

Comentários