Investir no exterior é uma maneira de diversificar ainda mais a sua carteira de investimentos. Afinal, fora do Brasil existe uma quantidade imensa de empresas e setores que podem ser interessantes para quem investe em renda variável

Uma maneira de aproveitar isso é por meio dos BDRs (brazilian depositary receipts). No entanto, quem investe geralmente se pergunta se BDR paga dividendos. Esse questionamento é importante, já que tais proventos podem ajudar você a ter uma renda passiva. 

Quer entender melhor como esse investimento funciona e, principalmente, se BDRs pagam dividendos? Leia o post até o final e descubra! 

O que é BDR? 

BDR, ou brazilian depositary receipt, é um recibo de ativos estrangeiros — podem ser ações, títulos de renda fixa etc. O certificado é negociado na bolsa de valores brasileira, mas lastreado em papéis ou ativos de outras bolsas e mercados. 

Assim, ao comprar um BDR, você pode negociar indiretamente as ações de empresas como Amazon, Apple, Microsoft, entre muitas outras. Esse é um tipo de investimento voltado para quem quer alocar parte da carteira em companhias e moedas estrangeiras. 

Como funciona um BDR? 

Para emitir um BDR, uma instituição depositária compra os ativos internacionais e os deixa sob custódia. Com isso, pode negociar os recibos referentes a eles. É justamente esse recibo ou certificado que chamamos de BDR. 

Além de ações, como você viu, é possível ter BDRs de outros investimentos. Por exemplo, ETFs (exchange traded funds, ou fundos de índice) e REITs (real estate investment trusts). Assim que são emitidos, esses recibos são disponibilizados na bolsa de valores brasileira. 

Ao comprar um BDR, portanto, você não está adquirindo um ativo estrangeiro diretamente, mas sim um recibo lastreado nele. Por isso, essa é uma maneira de fazer com que parte da sua carteira de investimentos fique atrelada a um mercado e moeda internacional. 

Quais são as vantagens dos BDRs? 

Talvez você esteja se perguntando a respeito das vantagens de se comprar BDRs. Uma delas é a facilidade para investir em empresas estrangeiras. Isso fica evidente quando pensamos nos passos necessários para comprar ações diretamente nas bolsas de valores de outros países. 

Para negociar em uma bolsa internacional, você precisa abrir conta em uma corretora do país. Depois, é necessário transferir dinheiro e realizar o câmbio. Assim, esse tipo de transação geralmente envolve despesas que não existem em transações nacionais. 

Além disso, não se pode esquecer das regras relacionadas com o Imposto de Renda. É preciso conhecer bem as exigências do país onde você está operando. Comprar BDRs é uma maneira de simplificar o processo, uma vez que você pode manter todas as suas operações no Brasil. 

Vale destacar também que os BDRs são uma maneira de aumentar a diversificação da sua carteira de investimentos. Afinal, as bolsas internacionais apresentam uma grande variedade de empresas e setores. 

Quais empresas costumam ser boas pagadoras de dividendos? 

Na bolsa de valores brasileira, é possível encontrar diversas empresas que são boas pagadoras de dividendos. Para encontrá-las, você pode observar o dividend yield, às vezes indicado apenas pelas letras DY.  

Ele indica quanto determinada empresa pagou de proventos (dividendos + JCP) nos 12 meses anteriores. Aqui no Brasil, por exemplo, as empresas consideradas boas pagadoras de dividendos incluem geralmente setores que não demandam tanto reinvestimento. 

Por exemplo, setor de energia ou bancário. Por outro lado, áreas como a de tecnologia exigem maior reinvestimento das empresas, o que faz com que normalmente não seja disponibilizado tanto lucro para distribuir entre os acionistas. 

Uma forma de avaliar isso é considerando o indicador dividend yield, que demonstra quanto de proventos foram distribuídos. Contudo, vale destacar também que, diferente do Brasil, outros países podem não obrigar as empresas a distribuir parte de seus lucros. 

Afinal, BDR paga dividendos? 

Há investidores que prestam muita atenção no DY ao escolher ações para comprar. Mas isso nos leva à seguinte questão: será que BDR paga dividendos? Visto que tais proventos são importantes para quem quer ter uma renda passiva, é preciso considerar isso ao investir. 

Sim, BDRs pagam dividendos, embora isso não ocorra em todos os casos. Como você viu, aqui no Brasil, as empresas são obrigadas a distribuir parte de seus lucros na forma de dividendos. Mas o mesmo não acontece em outros países.  

Nos Estados Unidos, por exemplo, essa obrigação não existe. Por isso, nem todas as companhias pagam dividendos. O Facebook e a Alphabet (proprietária do Google) são exemplos de empresas que não costumam distribuir lucros.  

Ainda assim, algumas companhias optam por pagar dividendos. Elas são conhecidas como Dividend Aristocrats, como ocorre com o McDonald’s. De modo geral, se as empresas distribuírem dividendos, os BDRs também repassarão para os investidores brasileiros. 

Assim, se você deseja focar em BDRs que proporcionem renda passiva frequente, é importante conferir se a empresa emissora das ações internacionais faz a distribuição.  

Quais BDRs geralmente pagam dividendos? 

Agora que você sabe que há BDRs que pagam dividendos, talvez tenha interesse em descobrir quais são essas empresas. Para facilitar a sua pesquisa, veja, a seguir, uma lista com alguns exemplos: 

  • Apple
  • AT&T; 
  • Coca-Cola; 
  • General Electric; 
  • Intel; 
  • Johnson & Johnson; 
  • Kimberly-Clark; 
  • McDonald’s; 
  • Pepsico; 
  • Pfizer; 
  • Procter & Gamble; 
  • Verizon. 

Como comprar BDRs? 

Gostou da ideia de comprar BDRs para a sua carteira de investimentos? Saiba que basta dar alguns passos simples. Primeiro, abra uma conta em uma corretora de valores. Depois, é preciso transferir dinheiro da sua conta bancária para a sua conta de investimentos. 

Tendo feito isso, você pode operar na bolsa de valores por meio do home broker. Escolha o BDR que você quiser, envie uma ordem de compra e aguarde a liquidação, que ocorrerá em alguns dias úteis. Passado esse período, é feito o débito na sua conta e o registro do certificado no seu nome. 

Apenas não se esqueça de levar em conta seu perfil de investidor antes de começar a investir na bolsa de valores. Além disso, tenha objetivos claros a fim de fazer escolhas adequadas ao operar na renda variável. 

Como vimos, BDRs pagam dividendos, mas é preciso se informar com respeito a cada alternativa. De modo geral, isso depende da escolha das empresas emissoras de ações. Por isso, certifique-se de conferir todos os detalhes do investimento antes de comprá-lo. 

Agora que você já tem uma visão mais completa dos BDRs, acesse nosso conteúdo sobre ADRs (American Depositary Receipts)

Comentários