Ao pesquisar o termo Bitcoin na internet, você encontrará diversas matérias sobre as constantes e naturais oscilações em seu preço. Nos últimos anos, a criptomoeda mais famosa do mundo sofreu grandes valorizações, bem como desvalorizações rápidas também – por isso, não é incomum ver histórias por aí de pessoas que ficaram milionárias com o Bitcoin, enquanto outras perderam tudo.  

Criada para ser uma moeda virtual descentralizada – ou seja, que funciona sem o intermédio de instituições financeiras – ela está sujeita às variações diárias em sua cotação, podendo oscilar até 20% em um único dia.

Isso se deve a dois importantes fatores: alta demanda e quantidade finita de moedas digitais disponíveis no mercado. Para saber mais sobre a maior criptomoeda do mundo, é só seguir a leitura!

O que é Bitcoin

Criado em 31 de outubro de 2008 por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin (BTC) foi a primeira moeda digital a surgir no mundo. Além de poder ser negociada nas blockchains, ela pode ser utilizada na compra de produtos e serviços em estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento.

Formado a partir de um código único criptografado, o Bitcoin nasceu em uma rede peer-to-peer (mecanismo que evita que uma mesma moeda seja utilizada mais de uma vez); é descentralizado (não regulamentado por governos, bancos ou empresas) e ao mesmo tempo é transparente, pois permite o anonimato de quem o utiliza.

Um ponto importante é: diferentemente do real, dólar e euro, por exemplo, o Bitcoin possui uma quantidade limitada no que diz respeito à sua emissão. No manual publicado por Nakamoto quando criou a criptomoeda, estava estipulada a quantidade máxima de 21 milhões de unidades a serem mineradas (criadas) – número que será alcançado, muito possivelmente, no ano de 2140.

Curiosidade: Satoshi Nakamoto é um pseudônimo, e há pouquíssimas informações sobre ele. Não se sabe, até hoje, se trata-se de uma ou várias pessoas reunidas sob esse nome!

Como funciona o Bitcoin

O Bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, conhecida como blockchain. Basicamente, as blockchains são bancos de dados por meio dos quais são registradas as transações com criptomoedas.

Esse processo de validação e registro do Bitcoin em blocos de transação (daí o nome blockchain) ocorre a cada 10 minutos. É devido a esse criterioso processo que nunca foi possível fraudar a criptomoeda, por exemplo.

As moedas de cada usuário ficam, então, armazenadas em carteiras digitais (que nada mais são do que softwares instalados em computadores ou celulares). Através delas, é possível comercializar os ativos digitais.

Como o Bitcoin é comercializado

Há três maneiras de comercializar o Bitcoin: negociando diretamente com outros usuários a compra e venda da moeda virtual na blockchain; adquirindo a cripto em empresas especializadas (exchanges ou corretoras); e também por meio do processo de mineração – que significa gerar e verificar novas unidades digitais através de computadores de alto desempenho.

Nesse último caso, para que a mineração aconteça, os computadores de alta capacidade precisam resolver algoritmos complexos – processo que serve para incluir, com segurança, novas transações na blockchain. 

Validando as transações e colocando o próximo bloco na rede, os usuários mineradores concluem o trabalho com sucesso e recebem, assim, recompensas pagas em criptomoedas.  

Vantagens e desvantagens do Bitcoin

Assim como ocorre com qualquer investimento, há vantagens e desvantagens ao investir em Bitcoin. Por isso é tão importante analisar todas as informações disponíveis e considerá-las dentro da realidade de cada um – afinal, os objetivos com os investimentos – bem como o grau de tolerância ao risco – varia de pessoa para pessoa.

Sabendo disso, vamos aos pontos positivos:

Agilidade nas transações

É possível enviar e receber qualquer valor imediatamente, independentemente de onde os usuários estejam. O Bitcoin permite realizar transferências e até mesmo remessas internacionais com rapidez, segurança e sem burocracia.

Taxas mínimas

Por ser uma moeda descentralizada, não há o intermédio de bancos e ou instituições no processo. Por isso mesmo, as taxas transacionais são mínimas. Geralmente, uma transação entre usuários de Bitcoin tem taxa menor a 0.01%.

Segurança e privacidade

Para comercializar a criptomoeda, não é necessário vincular nenhum dado ou informação pessoal à transação, o que garante segurança e privacidade para o usuário.

Transparência

Todas as informações relacionadas ao Bitcoin estão disponíveis na blockchain, tornando o processo transparente para todas as partes. Ao mesmo tempo, o protocolo da criptomoeda não pode ser manipulado por ninguém, pois é completamente criptografado.  

Algumas desvantagens:

Baixa aceitação

As criptomoedas ainda possuem baixa aceitação no mercado de forma geral, o que torna sua comercialização mais restrita.

Incertezas de mercado

Apesar de já estar há 14 anos no mercado, o Bitcoin ainda está dentro de um universo incipiente, portanto, há incertezas no que diz respeito à solidez e à continuidade dos investimentos em criptomoedas a longo prazo.

Volatilidade

Como sabemos, o mercado de criptoativos é muito volátil – característica que pode levar um investidor a ganhar ou perder muito dinheiro em um curto espaço de tempo. Além disso, é importante estar familiarizado com esse tipo de investimento para minimizar as chances de prejuízo, potencializando, assim, as oportunidades de ganho por meio de uma tomada de decisão assertiva.

Preço do Bitcoin hoje

Em linhas gerais, a cotação do Bitcoin geralmente tem como referência o dólar. Portanto, qualquer variação no preço da moeda norte-americana pode impactar, diretamente, o valor da criptomoeda aqui no Brasil. 

Na data de redação deste artigo, o Bitcoin estava valendo R$ 102.057,00. No gráfico abaixo, você acompanha a variação na cotação da criptomoeda ao longo dos últimos meses:

Fonte: BitcoinTrade. Acesso em 19/10/22.Continue por dentro do mercado cripto! Para receber relatórios, notícias e carteiras de criptomoedas preparadas por analistas de investimento, basta se cadastrar no Expresso Cripto. É rápido e 100% gratuito!      

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa