Os fundos multimercado são uma excelente opção de investimento para quem busca diversificação e consistência, pois eles permitem combinar diferentes ativos financeiros em um único produto, com estratégias voltadas a diferentes perfis de investidores: dos mais conservadores aos arrojados.

Os patamares mínimos históricos da taxa básica de juros, a Selic, e a flexibilidade dos multimercado são características que colocam em evidência essa categoria de fundos. Se você já tem uma reserva de emergência, que cubra, no mínimo, três meses do seu custo de vida, alocada em produtos de baixa volatilidade e alta liquidez, os fundos multimercado são uma boa alternativa para construir uma carteira de investimentos mais eficiente.

Como sempre mencionamos neste blog, antes de realizar qualquer aplicação, é fundamental entender o funcionamento e os riscos de cada investimento. Por isso, neste post, vamos falar sobre as principais características, as oportunidades e os fatores de risco associados aos fundos multimercado.

O que são os fundos multimercado?

Assim como todos os outros fundos de investimento, os multimercado são caracterizados pelo agrupamento de pessoas (físicas ou jurídicas) que investem em um conjunto de ativos financeiros, produtos de renda fixa, ações, câmbio, derivativos etc., sem o compromisso de manter um percentual mínimo da carteira alocado em uma única categoria.

Logo, os fundos multimercado reúnem produtos com riscos distintos: uma mesma carteira pode ter títulos do Tesouro Direto, que são cobertos pelo Tesouro Nacional, e ações de small caps, pequenas empresas com papéis negociados na Bolsa de Valores. A amplitude de possibilidades confere aos fundos multimercado uma característica peculiar: a flexibilidade. Com ela, a equipe de gestão pode adequar sua estratégia aos diferentes momentos da economia e dar aos investidores a chance de obter remuneração acima da taxa básica de juros.

Os fundos multimercado podem ser mais agressivos  do que os de renda fixa e mais conservadores  do que os de ações. Mas essa não é uma regra: existem fundos multimercado com estratégias mais arrojadas do que muitos fundos de ações disponíveis no mercado. As decisões sobre a aplicação dos recursos são tomadas por um gestor profissional; e devem seguir as políticas predefinidas por cada fundo.

Para pagar essa gestão profissional, existem a taxa de administração do fundo e a taxa de performance, esta cobrada caso o desempenho das cotas fique acima da meta predefinida pelo gestor.

Como funciona o resgate dos investimentos nos fundos multimercado?

O resgate dos investimentos é um ponto importante nos multimercado. Em geral, esses fundos têm prazos mais longos para resgate, pois investem em ativos com diversos tipos de liquidez. As regras variam para cada fundo e, antes de alocar seus recursos, o investidor deve estar atento a duas informações: o prazo de cotização e o prazo de liquidação. 

O prazo de cotização diz respeito ao tempo entre a solicitação de saque e a precificação do valor que o investidor receberá no dia da liquidação. Em um fundo com cotização D+30, por exemplo, o valor investido será convertido em cotas para resgate em 30 dias após a solicitação.

Nesse período é contabilizada toda a variação de preços das cotas do fundo, ou seja, o investidor não tem garantido o valor da cota do dia do pedido de resgate, e irá receber o preço praticado após os 30 dias corridos. Se, por exemplo, a cotização for D+5, será contabilizada para cálculo das cotas a variação nos preços dos cinco dias corridos após o pedido de resgate.

O prazo de liquidação determina quando o dinheiro será, de fato, devolvido ao investidor. Esse prazo, portanto, sempre será posterior ao de cotização. Assim, em um fundo com cotização D+30 e liquidação D+31, a cotização será efetivada 30 dias úteis após o pedido de resgate, e a liquidação ocorrerá um dia útil após a cotização.

Como já dito, é comum encontrar prazos longos para o resgate de fundos multimercado. As informações sobre as regras de saque das cotas podem ser encontradas no regulamento e na lâmina dos fundos.

Quais as vantagens dos fundos multimercado?

Os fundos multimercado são uma excelente forma de diversificar os investimentos de forma profissional. Ao gestor é delegada toda a estratégia da carteira, uma vantagem para quem não tem tempo de estudar os mercados nem de acompanhar as expectativas relacionadas às empresas e à macroeconomia.

A gestão profissional do capital, geralmente, permite aos fundos multimercado uma rentabilidade acima dos fundos de renda fixa. Além disso, esses fundos oferecem uma diversificação automática do portfólio do investidor, pois através de um instrumento único é possível alocar capital em ativos com diferentes riscos.

No mercado brasileiro, há opções de fundos de investimento para atender às diferentes necessidades dos investidores. É possível encontrar tanto fundos com estratégias mais agressivas, e, portanto, com mais riscos e chances de rentabilidade, como os voltados a estratégias conservadoras, em que os riscos e as possibilidades de rendimento são menores. Os fundos podem variar também quanto à liquidez nos resgates, ou seja, a rapidez ou velocidade com que o investidor consegue converter suas cotas em dinheiro.

Investindo em fundos multimercado

Como mostramos brevemente neste post, os fundos multimercado oferecem diversificação com a liberdade de adequar estratégias e portfólios às mudanças na economia. Uma vantagem em relação a outros produtos financeiros em momentos de incerteza e instabilidade.

O investimento em fundos multimercado pode ser realizado através de corretoras de valores, como a Genial Investimentos. As corretoras são intermediadoras entre investidores e fundos, funcionando como uma vitrine de exibição dos fundos multimercado e de outros produtos financeiros.

Antes de alocar recursos, o investidor deve avaliar a reputação do gestor, a experiência da equipe de gestão, o histórico do fundo e as taxas cobradas, adequando seus objetivos financeiros e perfil ao fundo que melhor atenda às suas necessidades.

Na Genial, a abertura de conta é gratuita, rápida e 100% digital. Na área logada, você pode comparar os diferentes fundos multimercado, além de contar com apoio técnico do nosso time de assessores de investimento para tirar dúvidas e tomar as melhores decisões para seu patrimônio.

Quer aproveitar as oportunidades dos fundos multimercado? Abra sua conta hoje mesmo e venha você também ser Genial nos investimentos.

Abra sua conta na Genial Investimentos - Banner Post

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *