O histórico de rentabilidade é um dos fatores a serem analisados pelo investidor na hora de escolher um fundo de investimento. Uma das questões que preocupam os investidores nesse momento diz respeito ao peso das taxas na rentabilidade do fundo.

Afinal, como saber se a rentabilidade historicamente boa e consistente de determinado fundo não vem sendo inteiramente corroída por pesados custos?

Essa é fácil. Ao informar seu histórico de desempenho, os fundos de investimento já divulgam sua rentabilidade líquida de taxas. Ou seja, os rendimentos informados ali já foram descontados de taxa de administração e performance, se houver.

Ou seja, se um histórico de rentabilidade lhe parecer bom e consistente ao longo do tempo, ele é mesmo. Significa que, mesmo depois de descontadas as taxas, independentemente do seu valor, o cotista ainda assim aufere uma boa rentabilidade.

Entretanto, atenção: apesar de líquida de taxas, a rentabilidade divulgada não está líquida de imposto de renda. O IR é descontado dos rendimentos já líquidos de taxas, e as alíquotas geralmente dependem do prazo de aplicação.

Entenda como funciona a tributação dos fundos de investimento. Entenda também como funciona a cobrança do IOF, que incide em investimentos inferiores a 30 dias.

Custos dos fundos de investimento

A taxa de administração é cobrada pelos fundos de investimento para remunerar sua gestão e administração profissionais.

Expressa em uma taxa anual, mas descontada semestralmente, a taxa de administração incide sobre o patrimônio líquido do fundo, isto é, sobre o montante total investido.

De fato, as taxas de administração não podem ser muito altas em comparação a rentabilidade que o fundo é capaz de obter.

Fundos mais conservadores, por exemplo, têm menos potencial de retorno que fundos mais arrojados. Em função disso, suas taxas de administração não podem ser elevadas, do contrário sacrificariam os rendimentos.

Já a taxa de performance é cobrada apenas em alguns tipos de fundos, em geral mais arrojados, como forma de incentivo para os gestores buscarem rendimentos maiores. Ela incide apenas sobre a rentabilidade.

A taxa de performance é descontada quando os rendimentos do fundo ficam acima de um indicador previamente estabelecido, o chamado benchmark.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Veja como a GENIAL pode ajudar você!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários