Quem estuda sobre o mercado financeiro precisa procurar informações em todas as mídias disponíveis. Ler artigos, conferir vídeos explicando determinado assunto e escutar podcasts são vias comuns. Mas você já pensou em assistir filmes sobre investimentos

Conferir documentários e mesmo filmes de ficção sobre assunto é uma forma de se integrar melhor a esse mundo. Além disso, é uma atividade mais tranquila e que pode ser feita com toda a família em um momento de lazer. 

Para isso, é preciso escolher bons filmes. A seguir você verá 6 títulos sobre o assunto para assistir. Confira! 

  1. À caça de Madoff 

Bernie Madoff é uma figura conhecida do mundo dos investimentos. Ele foi um dos maiores investidores em Wall Street, porém, também cometeu uma das fraudes mais duradouras nesse mercado. 

Madoff foi condenado por conta de uma sofisticada operação conhecida como Esquema Ponzi. Uma forma de enganar investidores para forjar lucros com seus investimentos. Além disso, a acusação também incluía falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. 

À caça de Madoff é um documentário de 2011 dirigido por Jeff Prosserman e baseado no livro de Harry Markopolos. Ele conta como Markopolos e seus colegas denunciaram Madoff. Eles passaram dez anos tentando fazer com que a SEC, agência de controle de mercado dos Estados Unidos, investigasse a fraude. 

O operador da bolsa foi condenado a 150 anos de prisão em 2008. Estima-se que a fraude tenha movimentado ilegalmente cerca de 65 bilhões de dólares. 

2. O primeiro milhão 

Diferente do nosso primeiro título, esse conta uma história fictícia. É um filme de 2000 que traz alguns nomes conhecidos, entre eles Bem Affleck e Vin Diesel. Ele segue a história de Seth, que ganhava dinheiro com um cassino ilegal. 

Ao ter o esquema descoberto, o personagem perde o respeito do seu pai e parte em busca de uma atividade legal. Assim, é contratado para ser corretor de Ações em uma empresa em plena ascensão no ramo. Porém, a corretora não opera de forma limpa, vendendo papéis sem valor de mercado e cometendo outras fraudes. 

Um dos destaques do filme é a extensa pesquisa que o diretor, Ben Younger, fez ao escrever o roteiro. Ele entrevistou diversos profissionais do ramo para que as operações ali mostradas fossem as mais reais possíveis. 

3. Quants: alquimistas de Wall Street 

Você já ouviu falar de Fundos Quants, análise quantitativa ou por algoritmos? Basicamente, eles fazem a avaliação do mercado utilizando inteligência artificial. Assim, é desenvolvido um modelo matemático baseado em padrões observados nas oscilações do mercado. 

Se os modelos passarem nos testes em análises históricas, eles começam a fazer as operações de compra e venda de Ações, por exemplo. As negociações são todas automáticas e sem envolvimento humano, justamente para que não haja critérios subjetivos e emocionais. 

É sobre isso que o documentário Quants, de 2010, fala. A diretora Marije Meerman baseou-se no trabalho do pesquisador Gerko Wessel sobre o assunto. Ela fez entrevistas e análises a respeito desses modelos matemáticos, programas e forma de operação na bolsa. 

O filme também traz debates interessantes sobre o mercado financeiro, mostrando como atualmente ele está dependente de modelos matemáticos. Ele também tenta mostrar alguns riscos de tratar o mercado apenas de forma objetiva com modelos predeterminados. 

4. Apostando no zero 

Apostando no zero é um documentário de 2016 dirigido por Ted Braun e disponível na Netflix. Ele mostra a luta de Bill Ackman, um conhecido investidor, para comprovar a sua aposta de que a empresa Herbalife quebrará. 

Ele alega que a companhia faz parte do maior esquema de pirâmide da história. O documentário também mostra a opinião dos executivos da empresa. Eles afirmam que o investidor quer manipular o mercado para comprovar sua tese. 

O documentário possui um conteúdo educacional para quem quer entender o mercado de investimentos. Bill Ackman desenvolveu a tese short, situação em que o investidor ganha com baixas de ativos. 

Dessa forma, ao assistir o documentário, o espectador começa a entender como são desenvolvidas essas teses na prática. Ele mostra, ainda, a perspectiva de como eventos imprevisíveis e sem controle do investidor podem ocasionar grandes perdas de capital. 

5. Inside Job 

Inside Job venceu o Oscar de melhor documentário em 2011. Ele mostra os fatos que ocasionaram a crise econômica de 2008, além de analisá-los sob a ótica do mercado financeiro. Para isso, foram entrevistados jornalistas, políticos, economistas e outros profissionais do ramo. 

O documentário é dirigido por Charls Fergunson e narrado por Matt Damon. Para chegar ao resultado esperado, os responsáveis fizeram uma extensa pesquisa sobre o assunto com diversos especialistas. 

Ele pode ser de difícil compreensão por pessoas que não têm alguma experiência na área. Isso porque é permeado de detalhes técnicos, dados da época e informações do mercado financeiro. A produção ajuda a entender os motivos da crise

O documentário é dividido em 5 partes, começando com um panorama da economia mundial desde o começo do século. Ao longo de suas quase duas horas podemos ver o que ocasionou o colapso e os seus possíveis culpados. 

Elogiado por suas entrevistas e coragem, ele pode ser considerado uma aula de economia. Por isso, é uma ótima fonte de informações e também um alerta para as consequências de atividades nocivas ao mercado.  

6. Enron: os mais espertos da sala 

Você conhece a história da Enron? Ela era uma empresa dos Estados Unidos vinculada ao setor de energia. Já esteve entre as 10 maiores companhias do país mas, em 2001, chegou à falência e seus sócios fugiram com o capital. 

A empresa chegou a ter aproximadamente 29 mil empregados e uma receita de cerca de 100 bilhões de dólares. Porém, a situação financeira foi comprovadamente resultado de uma fraude contábil planejada. 

O documentário Enron: os mais espertos da sala, de 2005, mostra de forma cronológica todos os acontecimentos da falência. Como a companhia fraudou suas contas durante e anos e, ao quebrar, devia mais de 13 bilhões de dólares. 

Aqui, tudo é mostrado com uma perspectiva do mercado financeiro. Logo, é possível perceber como as fraudes contábeis podem mascarar as situações da empresa e transformá-las em falsas oportunidades de investimentos. 

Gostou dessa lista de filmes sobre investimentos? Lembre-se que é preciso tomar alguns cuidados ao assisti-los, pois algumas informações podem ser apenas ficção. Mas entendendo como funciona o mercado você conseguirá tirar lições importantes desses títulos! 

Se você quer continuar aprendendo sobre o mercado financeiro, não perca nosso conteúdo sobre os impactos das quedas da Bolsa

Comentários