O mercado financeiro e o comércio global envolvem diversos fatores, o que leva muitas empresas e setores a precisar superar dificuldades para se destacar. Além dessa realidade, práticas como o dumping podem adicionar uma camada extra de obstáculos. 

Ele costuma causar um desequilíbrio em relações comerciais e até ser prejudicial para a livre concorrência do mercado. Mas, apesar de ser desleal, o dumping ainda é uma prática recorrente. Nesse sentido, vale a pena saber mais sobre ele e como agir diante do cenário. 

Neste conteúdo, nós, da Genial Investimentos, separamos as principais informações sobre o dumping, como a prática funciona, seus impactos no mercado e mais. Acompanhe a leitura! 

O que é dumping? 

O dumping é uma prática comercial desleal que ocorre quando uma empresa vende seus produtos abaixo do preço de custo ou de mercado em outras regiões e países. O termo tem origem no verbo em inglês “to dump”, que significa despejar ou descartar. 

É fundamental destacar que o dumping não corresponde à venda em tom de promoção ou de oferta de benefícios para os consumidores locais. As empresas que usam da prática têm o objetivo de prejudicar os concorrentes e ganhar uma vantagem competitiva.  

Para entender melhor, considere o exemplo de uma empresa chinesa que vende produtos esportivos. Como parte de sua estratégia de expansão, ela visa entrar e controlar parte do mercado europeu do seu setor. 

Ainda sobre a China, ela vem sendo acusada de dumping em diversos produtos, como aço e carro elétrico. A União Europeia sobretaxou o carro elétrico chinês em 38% e os EUA a taxação chegou a 100%. No Brasil, as siderúrgicas pleiteiam mais taxação para o aço importado da China e o Ministério do desenvolvimento sobretaxou 11 subprodutos de aço com sistema de cotas. 

Assim, ela inicia suas vendas na região com preços significativamente menores que aqueles cobrados pelas empresas que já atuam lá. Ao praticar o dumping, essa empresa pode desestabilizar seus concorrentes se eles não conseguirem acompanhar o ritmo de ofertas. 

Desse modo, a empresa estrangeira ganha uma vantagem inicial no mercado de um novo país, que pode ser usada para construir uma base de clientes mais ampla a longo prazo. Já as empresas locais terão perda de clientes para a companhia recém-chegada ou sofrerão prejuízos por tentarem competir com os preços mais baixos.  

Apesar de soar positivo para os consumidores em um primeiro momento, o dumping traz potenciais malefícios no futuro. Afinal, a partir do momento que a nova empresa controla o mercado, ela pode aumentar seus preços de maneira desproporcional.  

Como funciona o dumping? 

Agora que você entendeu o conceito de dumping, é importante compreender como ele funciona. A seguir, veja quais são os principais tipos de dumping e saiba as características de cada um! 

Dumping comercial 

O dumping comercial é, possivelmente, o tipo mais comum da prática. Ele acontece quando uma empresa exporta seus produtos para outro país a preços inferiores àqueles que pratica em seu país de origem ou abaixo do custo de produção.  

Ou seja, ele segue a linha do exemplo que você já viu acima. A partir dessa prática, a empresa visa prejudicar a concorrência local e ganhar vantagem no mercado externo. Isso pode levar à eliminação de competidores e ao enfraquecimento da economia local. 

O dumping comercial é praticado de diferentes maneiras. Uma delas recebe o nome de dumping temporário, que é quando uma companhia visa obter o monopólio do comércio local para aumentar o preço de seus produtos e compensar as perdas sofridas no período. 

Também há o dumping persistente. Ele é caracterizado pela redução contínua dos preços dos produtos de uma empresa por um longo período. É comum que essas organizações recebam incentivos do Governo para exportar seus produtos, possibilitando a venda por um preço mais baixo do que o normal. 

Já quando uma empresa aumenta o preço de seus produtos no mercado doméstico com o objetivo de reduzi-los no cenário internacional, o nome é dumping predatório. Nessa prática, a empresa prejudica o público consumidor em seu próprio país para obter vantagem no mercado externo. 

Portanto, o dumping comercial tem a capacidade de gerar consequências negativas até na economia local do país exportador. Ademais, quando as empresas de outros locais são incapazes de competir com os preços baixos praticados, elas correm mais riscos de falir ou de ter que reduzir sua produção e os empregos gerados.  

Dumping social 

Até aqui, você viu exemplos do dumping praticado no âmbito comercial. Contudo, esse não é o único tipo de atividade que pode impactar o mercado. Também há o chamado dumping social. 

Assim como o dumping comercial, ele acontece de diferentes maneiras. Uma delas é quando uma empresa transfere suas atividades para outro país que oferece mão de obra mais barata e menos proteção social. 

A partir daí, ela consegue obter vantagem competitiva sobre as empresas do seu local de origem. Portanto, esse tipo de dumping é baseado na exploração da mão de obra, sem oferecer aos trabalhadores condições adequadas de trabalho, salários justos e benefícios trabalhistas. 

O dumping social também pode ocorrer quando uma empresa produz bens usando métodos que não são permitidos em seu país de origem, como trabalho infantil ou escravo. Normalmente, elas visam reduzir seus custos com mão de obra e maximizar os lucros. 

Outro tipo de dumping social é quando um país compromete o bem-estar de seus trabalhadores para atrair investimentos estrangeiros. O objetivo é incentivar empresas a estabelecerem operações no território.  

Esse tipo de prática geralmente envolve a eliminação de direitos trabalhistas, aumento da carga horária de trabalho, redução de benefícios sociais, isenções fiscais para o setor e outras possibilidades. Como consequência, o dumping social não apenas prejudica os trabalhadores locais, mas também as empresas nacionais. 

Dumping ambiental 

Outro tipo de dumping é o ambiental. Ele ocorre quando uma empresa ou país pratica ações prejudiciais ao meio ambiente, explorando recursos naturais com o objetivo de obter vantagens competitivas.  

Esse tipo de prática envolve a redução de custos de produção devido ao desrespeito às leis ambientais e da disposição inadequada de resíduos tóxicos, por exemplo. Além disso, há a questão da exploração irresponsável de recursos naturais, entre outras ações que impactam negativamente o meio ambiente.  

O dumping ambiental pode causar danos irreversíveis ao ecossistema e à saúde pública. Ele também tende a distorcer a concorrência entre as empresas que seguem as normas ambientais e aquelas que as ignoram, concorda? 

Outra forma de dumping ambiental se consolida quando empresas procuram se instalar em países com legislações ambientais menos restritivas. Isso permite que elas reduzam seus custos de produção ao não terem que cumprir as mesmas exigências ambientais que teriam em outros locais. 

Quais são os objetivos das empresas que adotam essa prática?  

Como você viu, existem diversos tipos de dumping. Mesmo que essa seja uma prática desleal, diversas empresas costumam adotar esse tipo de estratégia em seu planejamento. Mas por que isso acontece? 

Confira quais são os objetivos por trás do uso dessas abordagens! 

Conquistar novos mercados 

Primeiramente, o dumping pode ser uma forma de facilitar a conquista de novos mercados. Ao oferecer preços mais baixos do que seus concorrentes, por exemplo, o esperado é que a empresa se destaque em determinado setor ou país e ganhe participação de mercado. 

À medida que os consumidores são atraídos pelos preços mais baixos, a empresa passa a observar um aumento na demanda por seus produtos. Isso costuma levar a uma maior produção e eficiência, o que, por sua vez, tende a levar a preços ainda mais baixos. 

Além disso, a empresa pode usar o dumping como uma forma de entrar em novos mercados. Como no exemplo que você já viu, ela pode ser usada especialmente para organizações em processo de internacionalização.  

Ampliar sua base de clientes 

Outro objetivo por trás do dumping é ampliar a base de clientes da empresa. Quando seus produtos são mais baratos que aqueles dos concorrentes, é natural que eles chamem mais a atenção dos consumidores, não é mesmo? 

Os clientes podem achar que os produtos são mais acessíveis e mais atraentes, por exemplo. Isso leva a um aumento na demanda e, potencialmente, nas vendas da empresa. Logo, ela pode ganhar uma fatia maior do mercado, aumentar sua participação e conquistar mais novos clientes.  

Além disso, quando uma empresa adota o dumping, ela pode se tornar a única a oferecer um produto ou serviço específico em um determinado mercado. Nesse sentido, ela tem a chance de conseguir um monopólio temporário e ter a vantagem competitiva de ser a única opção disponível. 

Enfraquecer a concorrência 

O dumping também é uma estratégia de enfraquecimento da concorrência. Como você entendeu, ele pode permitir que uma empresa venda seus produtos por preços muito abaixo do mercado, levando a uma queda na demanda pelos itens de outras empresas concorrentes.  

Se essas empresas não conseguirem competir com os preços mais baixos, há a possibilidade de elas perderem mercado e, eventualmente, deixarem de existir. Essa também é uma forma da nova empresa alcançar um nível de monopólio. 

Ainda, existem casos em que as empresas que praticam o dumping recebem subsídios do Governo. Logo, elas conseguem manter preços baixos por um longo período e tornar praticamente impossível para outras empresas competirem com elas no curto prazo. 

Ademais, o dumping dificulta a entrada de novas empresas no mercado, uma vez que elas teriam que competir com preços artificialmente baixos. Com isso, a empresa que adota a prática pode se tornar a única fornecedora de determinado tipo de produto. 

Reduzir custos 

A redução de custos é outro objetivo comum a empresas que adotam o dumping — especialmente o social e o ambiental. Como você viu, uma empresa pode transferir suas operações para um país com mão de obra mais barata ou reduzir salários e benefícios para os trabalhadores. 

Ao fazer isso, ela economiza em despesas trabalhistas. A partir daí, a companhia consegue vender seus produtos a preços mais baixos do que seus concorrentes sem prejudicar tanto o seu faturamento no curto prazo. 

Já no caso do dumping ambiental, as empresas reduzem os custos relacionados à proteção ambiental — gerando impactos negativos para os concorrentes e para toda a sociedade.  

Aumentar a margem de lucro 

Por fim, as empresas podem adotar o dumping para ampliar seu faturamento e sua margem de lucro no mercado. Ao vender grandes quantidades de produtos, mesmo que por um preço menor, ela tende a observar uma melhora na sua receita. 

Outro ponto que vale destacar é quando o dumping acontece por meio da redução de custos. Se a empresa tem subsídios ou conseguiu diminuir as despesas operacionais, é provável que ela consiga praticar preços mais baixos sem lidar, necessariamente, com prejuízo. 

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Quais são os impactos do dumping no mercado?  

Apesar de ser uma prática que diversas empresas adotam, o dumping é desleal e gera impactos negativos no mercado — afetando desde outras empresas até o público consumidor. A seguir, você verá mais detalhes sobre isso. 

Acompanhe! 

Desequilíbrio da livre concorrência 

O dumping causa um desequilíbrio na livre competição porque permite que uma empresa concorra de forma desleal com outras organizações. Isso acontece porque nem todos os empreendimentos possuem as mesmas condições de produção e comercialização dos produtos. 

Logo, quando a venda é feita com preços artificialmente baixos, a empresa tende a conquistar uma fatia maior do mercado. Isso pode fazer com que ela prejudique as concorrentes que não conseguem competir com preços tão baixos, lembra? 

Consequentemente, o dumping é capaz de levar esses competidores à quebra, o que resulta em menos opções para os consumidores e menos competição no mercado. Ou seja, esse comportamento acaba afetando o mercado e os consumidores no médio e longo prazo.  

Prejuízos à economia local 

Outro ponto negativo é que o dumping pode prejudicar a economia local, especialmente quando ela é praticada pela entrada de empresas internacionais no mercado. Afinal, a venda mais barata costuma prejudicar os competidores locais.  

Isso acontece porque esses concorrentes podem ser forçados a reduzir os preços para ter a chance de se destacar junto ao público, por exemplo. Essa questão é capaz de gerar uma redução no seu faturamento e ainda minimizar as margens de lucros. 

Também pode haver uma redução na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos para competir com os preços mais baixos. O cenário aumenta a chance de ocorrer uma espiral descendente, com as empresas locais reduzindo cada vez mais os preços e a qualidade dos produtos para competir com aquelas que praticam dumping. 

Além disso, quando as novas empresas obtêm uma posição dominante no mercado local, elas podem aumentar os preços para níveis muito acima do mercado. Se isso ocorrer, haverá um aumento no custo de vida da população e até uma redução na atividade econômica. 

Impactos ambientais 

O dumping também causa impactos ambientais nos países. As empresas que adotam a prática podem despejar resíduos tóxicos em rios, lagos e solos, por exemplo. Como resultado, há um aumento na poluição do meio ambiente, prejudicando a saúde das pessoas e dos animais que dependem desses recursos. 

Outro impacto ambiental causado pelo dumping é a intensificação da pegada de carbono. Diante dessas práticas no mercado, as empresas podem optar por fontes de energia mais baratas e poluentes, como o carvão, para produzir seus produtos.  

A maior distância percorrida pelos produtos para chegar aos mercados internacionais também aumenta as emissões de gases de efeito estufa. Portanto, há o comprometimento da sustentabilidade de recursos naturais, aumento da poluição e dos danos à saúde das comunidades locais. 

Ampliação das desigualdades sociais 

O dumping também tem potencial para ser um catalisador de aumento nas desigualdades sociais. No curto e médio prazo, empresas podem se aproveitar de leis menos rigorosas em determinados países para suprimir direitos dos trabalhadores, aumentar a jornada de trabalho, reduzir encargos sociais e outras questões.  

Nesse sentido, os trabalhadores locais são muitas vezes obrigados a aceitar condições precárias de serviço. Com isso, a população de certos países lidará com esses impactos negativos e poderá registrar uma perda na sua qualidade de vida.  

Ademais, se um dumping se estender por períodos mais longos até que a empresa conquiste o monopólio desejado, a desigualdade pode acontecer pelo eventual aumento nos preços ou pelo aumento do desemprego — gerado pela quebra de outras empresas. Ou seja, a população de um país ficará mais vulnerável a essas mudanças. 

Redução da qualidade dos produtos 

Também há impactos negativos com a diminuição da qualidade dos produtos. Para vender a preços abaixo do custo, as empresas que praticam essa estratégia podem usar materiais de baixa qualidade, mão de obra barata e processos de produção menos rigorosos.  

Essa redução nos custos costuma gerar produtos de menor qualidade e que não atendem aos padrões esperados pelos consumidores. Além disso, quando uma empresa entra em um mercado assim, ela pode estar mais focada em obter uma fatia de mercado do que em criar produtos de alta qualidade. 

Já se a empresa conseguir conquistar uma parcela suficiente do mercado, como você viu, ela pode aumentar gradualmente seus preços, já que ela controla o mercado e não depende mais de oferecer preços mais baixos. 

Também vale destacar cenários nos quais as empresas locais buscam competir com os preços mais baixos. Para conseguir acompanhar, elas podem diminuir a qualidade dos seus produtos para não ter grandes perdas nas margens de lucro.  

Aumento de tensões internacionais 

O dumping pode gerar tensões internacionais já que ele consegue afetar negativamente a indústria e a economia de outros países. Afinal, quando uma empresa estrangeira pratica dumping em um determinado mercado, ela costuma impactar a indústria local, com redução da produção e da geração de emprego.  

Em vista disso, o dumping pode gerar tensões comerciais entre países, como criação de tarifas e barreiras comerciais para proteger a economia local. Nesse processo, há riscos de surgir uma guerra de comércio entre países, causando impactos negativos em ambos os lados. 

O dumping é ilegal?  

Além de ser uma prática considerada desleal, o dumping pode ser considerado ilegal. A Organização Mundial do Comércio (OMC), inclusive, conta com regulamentações que visam impedir a prática e permitir que países imponham medidas para evitá-lo.  

Conforme as regras da OMC, um país pode definir políticas para proteger sua indústria nacional. Isso acontece, por exemplo, se um produto estrangeiro é vendido a um preço inferior ao valor normal de mercado e causa prejuízos à indústria nacional.  

Por outro lado, a OMC permite que as empresas pratiquem preços baixos, desde que eles sejam considerados “preços de mercado”. Ou seja, os preços não podem ser artificialmente menores do que aqueles que a empresa pratica em seu mercado de origem, por exemplo. 

Portanto, o dumping só é ilegal quando a prática é considerada prejudicial à economia do país importador ou viola as regras comerciais internacionais. Para que se configure a prática, ocorre uma investigação comparando os preços praticados durante o período estabelecido, a fim de identificar irregularidades. 

O que pode ser feito diante de uma prática de dumping?  

Após entender as principais características do dumping e saber que a OMC pode considerar a prática ilegal, chegou o momento de saber o que pode ser feito diante desse cenário. Acompanhe os procedimentos mais comuns! 

Monitoramento e denúncias 

Em primeiro lugar, as empresas e autoridades governamentais têm a chance de monitorar os preços de importação e identificar casos suspeitos de dumping. Se isso for confirmado, é possível denunciar a prática às autoridades nacionais e internacionais. 

Após o recebimento da denúncia, pode haver uma investigação para determinar se os produtos foram vendidos a preços abaixo do custo de produção. O processo geralmente envolve a análise dos preços de venda, custos, preços de importação e exportação, entre outros fatores relevantes. 

As autoridades também têm direito a solicitar documentação de empresas importadoras e exportadoras para verificar se os preços de venda estão em conformidade com os custos. Todas as informações podem ser revistas regularmente.  

Imposição de medidas antidumping 

Também é possível haver a adoção de medidas antidumping pelos países. Há, por exemplo, práticas protecionistas como a aplicação de tarifas sobre produtos de empresas estrangeiras no mercado, evitando que elas usem práticas predatórias. 

Outro exemplo inclui as medidas instrutivas que visam reestruturar o mercado e igualar os preços praticados. Em seguida, pode haver a aplicação de sanções, multas e cobranças dos valores devidos referentes à diferença entre os preços praticados. 

Negociação de acordos comerciais 

Além dessas práticas, os Governos nacionais podem negociar acordos comerciais com outros países para estabelecer regras claras sobre o comércio, evitando práticas comerciais desleais. O objetivo costuma ser beneficiar as empresas e o comércio de ambos os países. 

Esses acordos podem incluir disposições específicas sobre a prevenção e a aplicação de medidas contra o dumping. Eles também servem para estabelecer procedimentos para a resolução de disputas comerciais entre os países envolvidos.  

Finalizando esta leitura, você entendeu as principais características do dumping e viu como ele pode ser danoso para o comércio e a qualidade de vida de um país. Ou seja, nem sempre os preços mais baratos são positivos para a população e para a competitividade no longo prazo, o que exige atenção do mercado. 

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