É seguro investir por uma corretora? São empresas mais novas no mercado financeiro, então será que dá pra confiar em colocar meu dinheiro nessas empresas?

Olha, se você está aqui é porque tem muito interesse em investir, certo? Então, sim, investir em corretoras é totalmente seguro e mais: é muito recomendado aplicar o seu dinheiro nos produtos que elas oferecem! Seu medo de investir em corretoras precisa acabar já para o bem do seu próprio bolso!

Posso confiar nas corretoras?

Você que está em dúvida sobre a segurança das corretoras, saiba que esse medo não é infundado. Afinal, tudo o que é novo dá aquele medinho, não é? Todo investidor se preocupa com a credibilidade e a segurança das instituições financeiras que lhe prestam serviço. E a dúvida é ainda maior quando a instituição não está exposta no mercado há anos como os bancos e, ainda por cima, é tudo feito pela internet.

Sim, é muita informação para processar! Mas lembra que estamos aqui para te ajudar. Hoje, qualquer pessoa que realmente se preocupa com investimentos deveria ter o seu dinheiro aplicado nas corretoras. Sabe por quê?

Porque além de boa parte delas serem sérias, reguladas pela CVM e sólidas como empresas, elas são as responsáveis por democratizar o acesso das pessoas comuns, como eu e você, aos diversos investimentos do mercado, sem grandes restrições como nos bancos.

Mas você pode estar se perguntando: “posso perder tudo se a corretora quebrar?” ou “eles podem sumir com o meu dinheiro”?

Como já dissemos, são medos válidos, mas é preciso que esse assunto seja esclarecido de uma vez por todas para você se dar bem com o seu dinheiro.

Intermediadoras e inofensivas para o seu dinheiro

Você, de forma alguma, vai perder o que você investiu caso a corretora quebre, por um simples fato: você não ficará exposto ao risco da instituição, mas sim ao risco do investimento.

As corretoras são empresas intermediadoras, isto é, elas estão no meio de quem oferece os investimentos e de quem quer investir, no caso você. Por serem intermediadoras, elas têm apenas a custódia dos seus investimentos, que ficam em seu CPF.

Portanto, o seu dinheiro aplicado ficará intacto no seu registro como investidor e não no CNPJ da corretora que, hipoteticamente, entrasse em falência. Quando isso acontece, a custódia dos seus investimentos pode ser transferida para outra corretora, sem perda alguma. Quer entender melhor? Separamos um vídeo do nosso canal para ajudar você!

Investir por uma corretora, na verdade, é a mesma coisa que investir por meio do seu banco, em termos de segurança. É tão seguro quanto.

E aí? Chegou a hora de começar a investir! Abra a sua conta na Genial e você verá a transformação na sua vida financeira. É gratuito e muito fácil!

abra sua conta



Publicado por Leonardo Pinto

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *