O universo do mercado financeiro é muito peculiar e fascinante, digno de roteiros cinematográficos. Não à toa, muitos atores se consagraram em filmes que demonstram a rotina de onde o dinheiro gira a todo o segundo e “nunca dorme”, de acordo com uma  das falas de um personagem icônico que veremos a seguir.

Para você entender melhor o mecanismo do mercado financeiro, sem precisar de muito esforço e com muito entretenimento, separamos os sucessos do cinema que envolvem a temática da Bolsa de Valores para você mergulhar no assunto. Confira abaixo a lista:

1) Wall Street (O Poder E A Cobiça) – 1987

Dirigido por Oliver Stone, esse filme talvez seja o mais conhecido por trazer o dia a dia e os bastidores das grandes negociações de Wall Street, a Bolsa de Valores de Nova York que atrai as atenções de todo o mundo e das maiores empresas. A atuação de Michael Douglas rendeu um Oscar de Melhor Ator por interpretar o magnata Gordon Gekko, que ficou famoso por frases como “o dinheiro nunca dorme”. Wall Street é um filme que exprime o funcionamento da Bolsa de Valores em seu modo antigo, à base de gritaria e milhares de telefonemas dos analistas, brigando pelas melhores ações.

2) O Lobo de Wall Street – 2013

Na mesma toada do filme estrelado por Michael Douglas, “O Lobo de Wall Street” também foi um grande sucesso, que, desta vez, colocou Leonardo Di Caprio no centro das atenções, com uma atuação na qual finalmente os fãs acreditavam que ele ganharia a estatueta de melhor ator (o que não aconteceu). O diretor Martin Scorcese conta a história verídica de Jordan Belfort, um operador do mercado financeiro que constrói riqueza de forma ilícita, regado a drogas, álcool e prostituição.

https://www.youtube.com/watch?v=3lT4ZWqz-ok

3) A Fraude (“Rogue Trader”) – 1999

A emblemática falência do Barings Bank, o banco de investimento mais antigo do Reino Unido, foi contada em 1999 no filme “Rogue Trader”, no qual o contador e funcionário Nick Leeson, interpretado por Ewan McGregor , especulou tanto dinheiro no banco que, de forma irresponsável, levou a instituição à bancarrota.  O espectador passa a entender, com o filme, o funcionamento do mercado de ações e as lições sobre os riscos de cada investimento ou aposta financeira.

4) O Dia Antes do Fim – Margin Call (2011)

O analista Peter Sullivan, papel dado a Kevin Spacey, é o protagonista desse filme que tem o contexto da crise dos EUA, em 2008. No filme, é possível ver a tensão provocada pela bolha do mercado imobiliário, que levou alguns dos principais bancos norte-americanos à falência.

5) A Grande Aposta (2015)

Também sobre a crise financeira que começou nos EUA, em 2008, “A Grande Aposta” mostra uma outra abordagem do colapso econômico. São vários investidores e atores que atuaram na crise, mostrando quem perdeu e quem ganhou com ela. É interessante para os espectadores entenderem que sempre, no mercado financeiro, alguém está ganhando, basta escolher o melhor investimento no momento certo. O elenco do filme é estrelado por Christian Bale, Brad Pitt, Steve Carrel e Ryan Gosling.

Gostou da seleção? São filmes renomados e que mostram bastante os variados contextos do mercado financeiro. Fique ligado nas novidades do blog e abra sua conta, sem custos, na Genial Investimentos para começar ou dar continuidade seus investimentos!

Abra sua conta - CTA

Veja mais:

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *