Se você tem uma empresa, já sabe que a energia elétrica é um fator muito importante para o bom funcionamento do negócio. Contudo, ela também pode gerar gastos elevados, pois o funcionamento de lâmpadas e máquinas exige uma instalação elétrica mais robusta. 

Mas você sabia que, dependendo do tipo de negócio, é possível escolher entre a Geração Distribuída e o Mercado Livre de Energia? Cada uma delas apresenta características específicas e, portanto, conhecer as suas diferenças é fundamental para entender como elas funcionam. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda as diferenças entre Geração Distribuída e o Mercado Livre de Energia, e quem pode fazer a adesão! 

O que é Mercado Livre de Energia? 

O Mercado Livre de Energia é um ambiente que proporciona autonomia aos consumidores em relação ao fornecimento de energia elétrica. Ele representa uma alternativa ao modelo tradicional, conhecido como mercado cativo. 

Nesse último, os consumidores estão vinculados às concessionárias locais reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Por outro lado, no Mercado Livre de Energia, os participantes têm a liberdade de negociar diversas condições do contrato de energia elétrica, como: 

  • formas de pagamento; 
  • escolha de empresas fornecedoras; 
  • quantidade de energia necessária; 
  • preços. 

Logo, no Mercado Livre de Energia, há maior flexibilidade e possibilidade de personalização das cláusulas contratuais. Esse processo é o contrário ao que ocorre no mercado cativo, em que os consumidores ficam restritos às concessionárias locais. 

Dessa forma, as companhias têm a oportunidade de alcançar uma grande economia em comparação ao modelo tradicional. Para tanto, elas precisam se enquadrar nos requisitos para utilizar o Mercado Livre de Energia. 

O que é Geração Distribuída? 

Após entender o conceito de Mercado Livre de Energia, é o momento de saber o que é Geração Distribuída. Trata-se de uma modalidade autorizada pela ANEEL desde 2012, permitindo que o consumidor final também se torne produtor de sua própria eletricidade.  

Essa abordagem se aplica aos consumidores que operam no Ambiente de Contratação Regulado, ou seja, no mercado convencional de energia elétrica. Uma das características da Geração Distribuída é que ela é realizada próxima das unidades de consumo, integrada à rede de distribuição em que elas estão inseridas.  

Então a energia é gerada localmente ou de maneira descentralizada. Esse processo é diferente dos modelos tradicionais de geração centralizada, em que a produção ocorre em grandes usinas distantes dos centros de consumo. 

Desse modo, a Geração Distribuída pode incluir diversas fontes de energia. Os painéis fotovoltaicos são um exemplo comum para a geração de energia solar.  

Além dela, é possível empregar outras fontes renováveis. Entre os exemplos, estão energia eólica e biomassa, para a autogeração de eletricidade dentro do mercado cativo.  

Ainda, motores a diesel, motogeradores a gás e microturbinas podem ser utilizados para a Geração Distribuída, embora eles não sejam considerados provenientes de fontes renováveis. Essas opções proporcionam aos consumidores maior autonomia e a capacidade de produzir parte ou toda a energia que consomem. 

Quais são as diferenças entre eles? 

Ao pesquisar sobre Geração Distribuída e o Mercado Livre de Energia, é comum ficar em dúvida sobre as diferenças entre os termos. Apesar de ambos terem relação com a distribuição de energia, é importante conhecer as distinções entre eles. 

A Geração Distribuída se refere à produção de eletricidade por meio de tecnologias que não se concentram em grandes empreendimentos. Essa geração ocorre próxima aos consumidores e não conta com limites mínimos de potência, fonte e tipo de estratégia. 

Ademais, a geração convencional de energia é realizada por grandes instalações, como centrais termelétricas, hidrelétricas, usinas nucleares e campos de aerogeradores. Já na Geração Distribuída, utiliza-se uma variedade de tecnologias, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), painéis fotovoltaicos e cogeradores. 

Assim, a Geração Distribuída busca otimizar processos como distribuição, geração e transmissão para descentralizar e tornar essas etapas mais eficientes. Por sua vez, o Mercado Livre de Energia representa uma alternativa à contratação tradicional de energia.  

Nesse modelo, os clientes têm autonomia para negociar condições contratuais, como pagamentos, utilização da energia e preços. Os contratantes podem escolher concessionárias de energia, desde que elas forneçam serviços na localidade desejada.  

Ademais, há a possibilidade de utilizar energia de fontes renováveis. Isso proporciona uma redução de custos para as empresas, pois é possível pesquisar opções mais acessíveis e personalizar os planos, evitando despesas desnecessárias com energia elétrica. 

É importante ressaltar que o Mercado Livre de Energia, embora seja menos conhecido do público em geral, era responsável por cerca de 39% da energia consumida no país em 2023. Ele é muito utilizado no setor industrial, em que 90% das indústrias já adotavam esse modelo. 

Quais são as vantagens do Mercado Livre de Energia? 

Deu para perceber que o Mercado Livre de Energia pode ser bastante benéfico, tanto para quem vende quanto para quem compra energia elétrica. Veja as vantagens, a seguir! 

Liberdade para contratar 

Você viu que os consumidores cativos estão limitados à contratação da distribuidora local, certo? Já os participantes do Mercado Livre de Energia têm total liberdade para escolher com quem realizar as transações. Isso possibilita encontrar empresas com as melhores tarifas e condições de compra e venda.  

Contratação sob medida 

No mercado livre, é possível contratar apenas a quantidade de energia necessária para atender às demandas específicas do consumidor. Essa flexibilidade permite ajustar o preço com base na quantidade acordada, proporcionando oportunidades de negócio mais vantajosas.  

Controle orçamentário 

Nos contratos do Mercado Livre de Energia, todas as condições do negócio, incluindo prazo e preço, são estabelecidas previamente. Isso oferece maior previsibilidade orçamentária, evitando surpresas com aumentos na conta devido a mudanças nas bandeiras tarifárias, por exemplo.  

Redução do custo de energia 

A possibilidade de negociar o preço da energia adquirida no mercado livre permite que os participantes busquem as melhores oportunidades de negócio. Conforme dados do relatório da Migratio Energia, pequenas e médias empresas que decidirem, em 2024, migrar para o Mercado Livre de Energia, poderão economizar até 42% na conta de luz. 

Quais são as vantagens da Geração Distribuída? 

A Geração Distribuída também apresenta vantagens aos consumidores que devem ser consideradas antes de decidir. Descubra quais são as principais! 

Redução de perdas técnicas 

Ao descentralizar a geração, a energia é produzida no mesmo local ou próximo aos centros de consumo, evitando o transporte por longas distâncias. Isso reduz as perdas técnicas, tornando o sistema elétrico mais eficiente.  

Ampliação de investimentos 

A Geração Distribuída incentiva as pessoas e empresas a produzirem a sua própria energia, seja por meio de capital próprio ou financiamento. Esse processo evita a necessidade de construção de grandes usinas pelo Governo, que poderia resultar em tarifas mais elevadas.  

Expansão da matriz energética

A Geração Distribuída possibilita uma rápida expansão da oferta de eletricidade. Dessa forma, é possível reduzir o custo e aumentar a disponibilidade de energia elétrica no país.  

Energia mais limpa 

A Geração Distribuída incentiva o uso de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, como a energia eólica e solar. Isso resulta na redução da emissão de poluentes na atmosfera, tornando o processo de geração de energia mais sustentável e limpo.  

Quem pode aderir ao Mercado Livre de Energia e à Geração Distribuída? 

Em 2023, a adesão ao Mercado Livre de Energia era permitida apenas para unidades consumidoras do Grupo A, que atendiam ao requisito de demanda contratada de pelo menos 500 kW. Porém, desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A passam a poder aderir ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), independentemente da demanda. 

Vale saber que há possibilidade de a demanda contratada ser somada entre estabelecimentos pertencentes ao mesmo grupo. Ainda, os consumidores especiais têm a possibilidade de utilizar energia de fontes alternativas, como eólica ou solar, por meio do mercado livre.  

Para empresas com uma demanda igual ou superior a 1.500 kW, a opção é se tornar consumidor livre no ACL. A principal diferença em relação ao consumidor especial é a ausência de restrição na contratação de energias provenientes de fontes renováveis.  

Já no caso da Geração Distribuída, qualquer consumidor pode adotar esse modelo, se tornando um “prossumidor” de energia. Ao gerar a própria eletricidade e consumi-la, é possível, inclusive, direcionar o excedente de volta para a rede, acumulando créditos — que podem ser usados para abater o consumo excedente de energia por até 60 meses.  

Como escolher entre Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída? 

Como é possível perceber, a escolha entre o Mercado Livre de Energia e a Geração Distribuída depende de diversos fatores. Logo, as empresas precisam avaliar com cuidado as suas necessidades e condições específicas para tomar a decisão mais adequada.  

Veja o que deve ser considerado para fazer uma boa escolha: 

  • consumo de energia; 
  • perfil de consumo; 
  • investimento inicial; 
  • sustentabilidade e responsabilidade ambiental; 
  • cenário regulatório e legislação; 
  • autonomia energética; 
  • estratégia de longo prazo. 

Para essa escolha, é preciso também atender aos critérios estabelecidos pelo órgão regulador. Com isso, a opção dependerá das características específicas de cada negócio, das metas de sustentabilidade e das condições do mercado.  

Neste conteúdo, você conheceu as diferenças entre Geração Distribuída e Mercado Livre de Energia, como cada alternativa funciona e quais são as vantagens delas. Agora, você pode estudar as informações fornecidas no artigo para avaliar qual delas se enquadra nas necessidades da sua empresa. 

Genial Energy

Somos a área de energia da Genial, fornecemos os serviços de Comercialização e Consultoria Energética especializada em Mercado Livre de Energia com objetivo de reduzir o custo de energia para consumidores finais.

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