A energia é um elemento presente no cotidiano de pessoas e empresas, sendo que já se tornou indispensável para a sociedade. Entretanto, é crescente a discussão sobre a necessidade de acessá-la por meio de fontes renováveis, de modo a reduzir o impacto ambiental.

Nesse sentido, vale a pena ponderar sobre as vantagens e desvantagens da energia solar. Afinal, ela é uma das principais alternativas para empresas que desejam adotar fontes alternativas de energia para as suas operações.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, nós, da Genial, explicamos mais sobre energia solar e quais são os pontos positivos e negativos dela.

O que é exatamente a energia solar?

Ao longo dos últimos anos, a pauta da sustentabilidade ganhou força no cotidiano de empresas. Isso aconteceu, principalmente, pelo aumento da intensidade e da preocupação com fatores como aquecimento global — que afetam a fauna e flora de diversas regiões.

Nesse contexto, o setor de energia cumpre um papel relevante nessa movimentação das organizações e da sociedade para um modelo menos agressivo à natureza. A possibilidade surge, em especial, a partir da popularização das fontes renováveis de energia.

A energia solar é uma dessas fontes alternativas. Ela se caracteriza por usar a luz e o calor do sol para gerar a eletricidade que será usada no cotidiano. Portanto, ela é uma fonte limpa e se apresenta como um dos modelos mais promissores e sustentáveis para geração de energia.

Como funciona essa fonte de energia?

Agora que você entendeu o que é a energia solar, vale a pena saber como ela funciona. Como você viu, a geração acontece a partir dos raios e do calor do sol, fazendo dela uma fonte praticamente inesgotável.

A captação da energia solar pode acontecer de diferentes maneiras. A primeira é com painéis fotovoltaicos que são instalados em pontos estratégicos de empreendimentos imobiliários, como casas, galpões e prédios.

Os painéis são responsáveis por receber a luz solar e transformá-la em energia fotovoltaica, gerando eletricidade. Nesse caso, o clima do dia pode afetar na captação. Dias sem nuvens, por exemplo, ampliam o potencial produtivo das placas.

A segunda forma de captação gera a chamada energia solar heliotérmica. No modelo, também há coletores solares, mas elas servem para armazenar calor e futuramente usá-lo para ativar geradores. Esse tipo de energia pode ser usado, por exemplo, para aquecer água.

Por que é importante usar fontes renováveis de energia?

Chegando até aqui, você já compreendeu o que é e como funciona a energia solar. Mas, além dela, há outras fontes renováveis de energia, como a eólica. Por isso, vale a pena saber qual é a importância de recorrer a essas fontes diversas no cotidiano.

Confira a necessidade de priorizar esses modelos renováveis!

1) Menos impacto ambiental

Ao longo do século XX, ocorreram diversas revoluções industriais que mudaram as estruturas sociais e contribuíram para o desenvolvimento de nações. Contudo, o crescimento acelerado da economia também trouxe custos.

Muitas companhias cresceram sem questionar ou rever o impacto de suas ações na natureza. O cenário levou ao surgimento de preocupações sobre o papel que as organizações assumem em relação à preservação ambiental.

Logo, se tornou comum pensar em formas de reduzir os impactos na natureza. Assim, usar fontes renováveis de energia é relevante para reduzir os reflexos das atividades empresariais no meio ambiente. Com isso, alternativas como a energia solar podem ser soluções interessantes.

1) Diferencial competitivo

O uso de fontes renováveis de energia também pode ser um diferencial competitivo para as empresas. Em primeiro lugar, vale a pena lembrar que a mudança para modelos mais sustentáveis é valorizada pelo mercado atualmente.

Por exemplo, muitos clientes pesquisam se há práticas sustentáveis nas organizações com as quais eles fazem negócios. Dessa forma, empresas que ainda não fizeram a transição para modelos focados na preservação ambiental podem perder consumidores em potencial.

Outro ponto interessante é a questão do ESG, sigla que envolve meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. Ele é uma agenda internacional focada em estimular a transição de empresas para modelos operacionais menos agressivos à natureza e à sociedade.

O ESG é um aspecto muito valorizado por investidores do mercado financeiro. Inclusive, existem aqueles que optam por não comprar ações de empresas que ainda não assumiram o compromisso de adoção dos pontos detalhados pela agenda.

Nesse sentido, as companhias ESG podem atrair novos investidores para a companhia, gerando uma valorização dos negócios. Dessa forma, empresas que se preocupam com o bem-estar socioambiental podem ter um diferencial competitivo.

Quais as vantagens de usar energia solar?

Além de saber qual é a importância de adotar fontes renováveis de energia em empresas, vale a pena compreender os motivos que fazem o uso de energia solar um dos mais vantajosos.

Saiba mais!

1) Fonte renovável e sustentável

Em primeiro lugar, como você acompanhou, a energia solar provém de uma fonte renovável e sustentável. Isso porque ela gera a capacidade energética a partir da luz e do calor que vêm diretamente do sol.

Esse é o principal aspecto que diferencia a energia solar daquelas geradas por combustíveis fósseis, por exemplo. Além de serem mais custosas, as fontes ligadas a combustíveis fósseis geram impactos ambientais mais significativos e são de difícil renovação, já que demoram milhares de anos para se formar.

2) Redução na conta de energia

A energia solar também se destaca por trazer menos custos para a conta de energia. Logo, recorrer a ela pode ser uma forma de diminuir as despesas. Isso acontece porque as empresas não precisam buscar energia diretamente pelas concessionárias, pois é possível usar o sistema de créditos.

Na prática, as empresas geram a energia solar, que pode ser encaminhada para a rede e dar origem a reduções na conta — desde que haja vinculação ao mesmo CNPJ.

Dessa forma, o uso da energia solar pode ser benéfico para a gestão financeira das empresas. Afinal, haverá essa redução de custos, deixando recursos disponíveis para outras áreas da organização.

3) Facilidade de instalação e baixo custo de manutenção

Outro ponto positivo da energia solar é a facilidade para a instalação das placas fotovoltaicas. Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, o processo pode acontecer de maneira ágil e simples.

Além disso, o mercado de energia solar está em constante expansão e é foco de muitas pesquisas e estudos. Dessa maneira, os painéis se tornam cada vez mais eficientes na geração de energia limpa e renovável.

Também é interessante destacar que o custo de manutenção do sistema é baixo. A vida útil dos painéis pode superar os 25 anos, demandando poucos gastos em manutenção e reparos pelas empresas que fizeram as instalações.

4) Potencial brasileiro na geração de energia

O Brasil é um país tropical e famoso pela incidência solar na maior parte do território. Inclusive, em determinadas áreas, o calor intenso costuma ser uma realidade durante quase todos os meses do ano.

Dessa forma, o Brasil tem a chance de aproveitar essa oportunidade para explorar o seu potencial de energia solar.

5) Geração em áreas mais remotas

A energia solar também é vantajosa por conseguir entrar em áreas mais remotas do país. Inclusive, ela pode alcançar regiões onde a energia proveniente de fontes não renováveis não chega.

Então a energia solar pode ser uma solução para viabilizar o acesso à energia elétrica em todas as áreas do país. A possibilidade existe graças à facilidade de instalar os painéis e à pouca necessidade de manutenção deles com o passar dos anos.

6) Acesso pelo Mercado Livre de Energia

Além dos pontos que você já viu, há a vantagem de poder acessar a energia solar por meio do Mercado Livre de Energia. Ele se apresenta como uma solução para empresas que não querem depender apenas da energia gerada por concessionárias.

Aqui, é preciso compreender como funciona o modelo tradicional de comercialização de energia. O chamado mercado cativo é aquele no qual os clientes necessitam das concessionárias e têm pouco poder na negociação.

Isso acontece porque não há como discutir as taxas e condições presentes no contrato. Ademais, os consumidores ficam vulneráveis às condições do mercado, como mudanças tarifárias, que podem impactar a conta final.

De modo oposto, o Mercado Livre de Energia traz mais flexibilidade. Assim, a alternativa traz uma solução para as empresas que não querem depender das concessionárias e desejam ter liberdade para negociar boas condições de aquisição de energia.

Por meio dele, as empresas discutem sobre quantidade de energia necessária, preço que desejam pagar, formas de pagamento e outros pontos. Desse modo, há mais autonomia para acessar energia com condições mais atrativas.

Logo, o potencial de negociação também gera a oportunidade de as empresas aproveitarem a energia solar mesmo sem comprar painéis fotovoltaicos. Nesse caso, basta priorizar fornecedores que gerem e negociem essa energia limpa e renovável.

Quais as desvantagens de usar essa fonte de energia?

Além dos pontos positivos, podem existir desvantagens em usar a energia solar. Confira quais são os principais aspectos negativos relacionados a ela!

1) Placas podem ser caras

O primeiro ponto de atenção são os custos das placas. Apesar de a instalação ser simples e os custos de manutenção serem baixos, a compra dos painéis geradores demanda um investimento inicial mais alto por parte das empresas.

No entanto, vale a pena lembrar que os painéis costumam apresentar uma ampla vida útil. Ainda, a produção de energia gera créditos que podem se transformar em redução nas contas de luz.

Dessa forma, existe o potencial das placas “se pagarem” com o passar dos anos. Ou seja, mesmo com o investimento inicial mais alto, as empresas podem lidar com redução nas suas despesas no longo prazo.

2) Dependência dos dias de sol

Outro aspecto que pode ser desvantajoso da energia solar é a dependência dos dias de sol. Como você já sabe, é preciso do calor e dos raios solares para os painéis trabalharem e conseguirem gerar energia.

Portanto, não há como gerar energia solar à noite, por exemplo. Além disso, períodos chuvosos ou dias com muitas nuvens impactam no potencial dos painéis, diminuindo a geração de energia.

Como resultado, regiões menos ensolaradas podem exigir um período mais longo para o investimento se pagar. Por isso, é fundamental realizar um estudo eficiente sobre as oportunidades e os riscos presentes na alternativa.

Entretanto, todos os pontos desvantajosos que você viu costumam estar relacionados com o acesso à energia solar a partir do investimento em painéis. Porém, essa não é a única maneira de aproveitar o potencial dela.

Como você já entendeu, é possível acessar energias geradas por fontes limpas e renováveis por meio do Mercado Livre de Energia. Então aspectos negativos relacionados ao investimento direto nas placas podem ser mitigados.

Por esse motivo, aproveitar o potencial e as oportunidades desse ambiente de negociação pode ser interessante e mais estratégico para as empresas.

Como a Genial Energy pode ajudar o seu empreendimento?

Acessar energia solar e outras opções geradas por meio de fontes renováveis é uma oportunidade positiva para as empresas. Em vista disso, a Genial Energy se apresenta como uma solução para aproveitar as possibilidades do Mercado Livre de Energia.

O trabalho acontece a partir de 3 frentes:

  • consultoria e gestão no Mercado Livre de Energia;
  • comercialização de energia elétrica;
  • inteligência de mercado.

Na primeira área, há o trabalho de avaliação do potencial envolvido no investimento. Assim, há um estudo das oportunidades e dos riscos envolvidos e a viabilização do acesso das empresas ao Mercado Livre de Energia.

Após esse momento, há o avanço para as negociações. A Genial Energy apoia os empreendimentos facilitando os contratos de energia e a negociação de energia convencional e incentivada.

Por último, há o trabalho de inteligência de mercado, oportunizando estudos de mercado e análises de cenário. Com isso, a Genial Energy oferece soluções para empresas que buscam fazer a transição para modelos renováveis de energia de forma eficiente.

Como você acompanhou, existem diversas vantagens e algumas desvantagens da energia solar para empresas. No entanto, os pontos positivos costumam ser mais significativos, especialmente devido à possibilidade de acessar essa alternativa sustentável por meio do Mercado Livre de Energia.

Quer entender como usufruir do potencial desse mercado para sua empresa? Saiba como a Genial Energy pode ajudar!

Genial Energy

Genial Energy

Somos a área de energia da Genial, fornecemos os serviços de Comercialização e Consultoria Energética especializada em Mercado Livre de Energia com objetivo de reduzir o custo de energia para consumidores finais.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!