Na área empresarial, é comum encontrar casos em que as finanças pessoais e corporativas estão interconectadas. Nessa situação, a gestão patrimonial se destaca como um serviço indispensável — principalmente para quem acumula grandes fortunas.
Afinal, com os constantes altos e baixos da economia, é necessário buscar o equilíbrio entre o crescimento e a preservação do patrimônio. Mas quem não tem profundo conhecimento sobre o mercado financeiro pode ter dificuldades em atingir esse objetivo por conta própria.
Quer saber mais sobre gestão patrimonial e a sua importância? Então aproveite este conteúdo preparado por nós, da Genial Investimentos!
O que é gestão patrimonial?
A gestão patrimonial, também chamada wealth management, é um serviço financeiro focado no gerenciamento de um elevado patrimônio — seja de pessoas ou empresas. Essa prática envolve múltiplas áreas e profissionais trabalhando em conjunto para alcançar resultados predefinidos.
Portanto, estão inseridas na gestão patrimonial questões como o planejamento financeiro, tributário, sucessório e jurídico. Ademais, ela pode abranger análise de riscos, alocação de ativos, diversificação de investimentos e monitoramento constante.
O objetivo é preservar, aumentar e proteger o patrimônio, de acordo com as necessidades e objetivos de cada caso. Esse processo proporciona aos clientes a tranquilidade necessária para cuidar de outros aspectos de suas vidas, sabendo que suas riquezas estão sendo administradas e otimizadas.
Como o wealth management funciona?
Sabendo o que é a gestão patrimonial, é pertinente explorar como esse serviço funciona. O wealth management tem início na identificação da sua situação financeira, com a coleta e informações detalhadas sobre suas receitas, despesas, ativos e passivos.
O próximo passo é elaborar um plano abrangente, que considere todas as suas demandas, priorizando-as conforme seu perfil de investidor e objetivos financeiros.
Veja quais são as principais questões tratadas na gestão de patrimônio!
Planejamento financeiro
Um dos primeiros aspectos a serem considerados na gestão patrimonial é o planejamento financeiro. O propósito principal é elaborar um plano que melhore seu orçamento, seja cortando gastos desnecessários ou aumentando as suas fontes de receitas.
A realização de investimentos é fundamental nesse contexto. Afinal, investir é uma das melhores maneiras de fazer o seu patrimônio render, o que pode ser valioso para proteger seu capital ou potencializar seus resultados.
Planejamento patrimonial
Esse processo envolve um conjunto de medidas adotadas para gerenciar, preservar ou ampliar o patrimônio. Dessa forma, ele abrange todos os bens financeiros e materiais que garantem o sustento e a estabilidade de uma família.
O planejamento patrimonial visa trazer mais segurança jurídica para os bens, sempre tendo em mente cenários de curto, médio e longo prazo. Ademais, a estratégia é empregada por muitas empresas como um dos fundamentos do negócio.
Planejamento tributário
Na gestão patrimonial é feito o planejamento tributário, de modo a otimizar o recolhimento de tributos, sem descumprir a legislação em vigor. Dessa maneira, você pode evitar que o seu patrimônio seja afetado por uma carga tributária elevada e desnecessária.
Uma das formas de fazer essa gestão é por meio da constituição de uma holding patrimonial ou familiar, ou um fundo exclusivo. Essas estruturas jurídicas permitem proteger e perpetuar o seu patrimônio, além de reduzir legalmente o montante destinado ao pagamento de impostos.
Planejamento sucessório
Outro aspecto essencial da gestão de patrimônio diz respeito à sucessão patrimonial. Esse planejamento objetiva garantir que seus familiares tenham segurança financeira após a sua morte, evitando conflitos e burocracias.
Sem um planejamento sucessório, a transferência de bens para os herdeiros e sucessores pode exigir um processo de inventário longo e caro. Por essa razão, o profissional responsável por essa área pode orientar sobre os melhores meios para agilizar a distribuição dos recursos.
Educação financeira
Uma das funções da gestão patrimonial é promover a educação financeira como uma estratégia de proteção e perpetuação do patrimônio. Desse modo, os profissionais do mercado podem instruir e transmitir conhecimentos sobre como administrar as finanças e o patrimônio de forma eficiente.
Além de ser um incentivo para a conscientização e o planejamento financeiro, essa prática também tende a aprimorar a relação com o dinheiro. O propósito principal é estender a continuidade do patrimônio para as próximas gerações.
Gestão de riscos
Uma das funções da equipe de gestão patrimonial é gerenciar os riscos. Para esse fim, ela age de modo a proteger as suas finanças de possíveis impactos negativos causados por variações no mercado, alterações na legislação, situações inesperadas, entre outros fatores.
Então os profissionais podem sugerir soluções de proteção financeira, como a contratação de seguros, planos de Previdência Privada e mais alternativas disponíveis no mercado. Montando uma carteira diversificada, o seu patrimônio estará mais protegido e menos exposto aos riscos.
Quais os tipos de gestão patrimonial?
Os serviços de gestão patrimonial variam bastante. Eles podem ir de um relacionamento distante entre a instituição financeira com o cliente a um conselheiro fiel e muito próximo dos familiares que contrataram a gestão patrimonial.
Os cuidados profissionais também podem ser distintos: apenas pelo lado financeiro ou abrangendo diversos segmentos da vida do cliente. Confira os principais tipos de serviços de gestão patrimonial encontrados no mercado!
Private banking
O private banking é o serviço mais sofisticado e personalizado que as instituições financeiras oferecem, voltado para clientes com mais de R$ 3 milhões em patrimônio. Nele, o atendimento é exclusivo e diferenciado, podendo contar com almoços e viagens de negócios.
Nesse tipo de serviço, o objetivo principal é aplicar os recursos dos clientes nos ativos do mercado financeiro mais adequados aos seus objetivos, com acesso a investimentos de alto padrão. O relacionamento pode ir além do aspecto financeiro, mas o foco ainda são os investimentos.
Os private bankers, como são chamados os profissionais que cuidam dos clientes milionários nos bancos, podem ser considerados consultores financeiros. A ideia é que eles atendam às necessidades e aos interesses do público, buscando as oportunidades mais aderentes e exclusividades.
Family office
O family office cuida de todos os aspectos financeiros da família, desde os investimentos até os impostos, sucessão, inventário, educação financeira, entre outros. O objetivo é garantir que o patrimônio familiar seja mantido e valorizado ao longo das gerações.
Ou seja, a prestação do serviço não é limitada a um indivíduo ou membro familiar, mas a todos os seus integrantes. Existem dois tipos principais de family offices: o multi e o single family office.
O single trata de apenas um grupo familiar, buscando soluções personalizadas que atendam a uma família. Já o multi family office cuida de diferentes famílias, trazendo estratégias generalistas que podem ser aplicadas a um número indiscriminado de pessoas.
Business wealth management
Quem tem uma empresa pode se valer do serviço de business wealth management, ou gestão de fortunas empresariais. Esse serviço oferece apoio na administração de um empreendimento, buscando protegê-lo e melhorar o seu desempenho.
Os profissionais podem ajudar a detectar problemas na sua composição societária, reduzir custos, expandir seus negócios e mais. Além disso, eles podem atuar em questões como tributação, gestão de caixa e alocação de investimentos.
Qual a relação da gestão patrimonial com uma empresa?
Como você viu, o serviço de gestão patrimonial não é exclusivo para pessoas físicas ou famílias, podendo atender a empresas e grupos empresariais. Nesse contexto, a estratégia engloba a administração e otimização dos ativos e passivos financeiros de uma companhia.
Como resultado, é possível maximizar o valor do patrimônio líquido da organização, proteger seus ativos e cumprir as suas obrigações. Esse processo é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável de uma empresa.
Entre os principais pontos tratados na gestão empresarial, estão:
- gestão de ativos e passivos: inclui a administração de investimentos, obrigações financeiras, bens tangíveis e intangíveis, direitos e obrigações, entre outros;
- gestão de riscos: envolve a identificação e mitigação de riscos financeiros, como cambiais, de taxa de juros e de mercado;
- planejamento tributário: são estratégias para minimizar a carga tributária da empresa, garantindo que ela cumpra todas as obrigações fiscais de forma eficaz e eficiente;
- sucessão empresarial: diz respeito à preparação de um plano de sucessão para garantir uma transição suave da liderança da empresa de uma geração para a próxima;
- análise de desempenho: relaciona-se com o acompanhamento do desempenho financeiro da empresa por meio de análises financeiras, balanços e demonstrações de resultados.
Esse tipo de serviço pode ser prestado por uma equipe de diferentes profissionais, como consultores financeiros, contadores, gerentes de ativos e advogados. Também há empresas especializadas em diferentes segmentos que atuam nessa gestão.
Qual a importância dessa gestão?
Agora você já conhece mais a respeito da gestão patrimonial, mas ainda é preciso entender qual é a sua importância, correto? Esse serviço é essencial para ajudar indivíduos, famílias ou empresas a manter e multiplicar seus recursos ao longo do tempo.
Construir um patrimônio é um processo que exige conhecimento, trabalho e dedicação. No entanto, sem uma administração adequada, o capital pode ficar estagnado ou ser perdido rapidamente.
Ademais, a contratação desse serviço possibilita a construção de estratégias para melhorar as suas finanças. Afinal, os profissionais envolvidos têm o conhecimento necessário para nortear as suas decisões, evitando investimentos equivocados, problemas jurídicos e fiscais, entre outros.
Quais as vantagens da gestão patrimonial?
Como você viu, uma das principais vantagens da gestão patrimonial é a possibilidade de ter um atendimento altamente personalizado. Os profissionais que atuam nesse campo costumam adaptar suas estratégias de acordo com as características individuais de cada cliente.
Essa abordagem permite um planejamento sob medida, considerando seus objetivos financeiros, apetite ao risco e necessidades específicas. Adicionalmente, ele desempenha um papel fundamental na proteção do patrimônio ao longo do tempo.
As estratégias são adotadas de modo a evitar riscos excessivos e a equilibrar segurança e retorno dos investimentos, buscando garantir que o patrimônio cresça de forma sustentável.
A conveniência é outra vantagem significativa. Os clientes do wealth management têm acesso a uma ampla gama de serviços financeiros em um só lugar. Essa iniciativa inclui diversas etapas, que vão desde o planejamento e execução ao acompanhamento dos resultados.
Além das vantagens diretas, ao acompanhar as estratégias e ações adotadas, os clientes têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre finanças e negócios. Esse hábito contribui para uma melhor educação financeira, permitindo a tomada de decisões informadas no futuro.
Como realizar a gestão patrimonial?
A gestão patrimonial é um processo de longo prazo e que deve ser realizado em conjunto com especialistas. Portanto, para colocá-la em prática com eficiência, é preciso seguir alguns passos. Veja quais são os principais:
- faça um inventário dos seus ativos e passivos: liste todos os ativos, como propriedades, investimentos, contas bancárias, veículos, joias, entre outros. Faça o mesmo com os seus passivos, a exemplo de dívidas de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e mais;
- avalie o seu perfil e objetivos: confira qual é seu apetite ao risco e defina as metas financeiras que você deseja alcançar. Essas medidas ajudam a direcionar as suas decisões no mercado;
- desenvolva e implemente estratégias financeiras: com base em seus objetivos e perfil de risco, crie e aplique diferentes abordagens para atingir suas metas. Essa etapa pode envolver investimentos e planejamento tributário, por exemplo;
- monitore e faça ajustes periodicamente: acompanhe regularmente o desempenho de seus ativos e passivos. Realize ajustes em suas estratégias conforme necessário, observando mudanças em seus objetivos e nas condições econômicas e de mercado;
- elabore um plano sucessório: considere como deseja que seus ativos sejam transferidos para herdeiros ou beneficiários após sua morte. Essa medida pode envolver a elaboração de um testamento, criação de uma holding familiar, contratação de seguros, entre outros.
É possível perceber que a gestão patrimonial pode abranger processos minuciosos. Porém, você não precisa tratar dessas questões sozinho, uma vez que é possível contratar esse serviço junto a instituições e consultorias que ofereçam serviços de wealth management — seja para pessoas ou empresas.
Com as informações deste conteúdo, você está mais preparado para contratar o serviço de gestão patrimonial. Abra sua conta na Genial Investimentos e entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected] para contar com um suporte completo na hora de investir!