Family Office é uma modalidade que fornece assessoria completa para famílias com alto patrimônio financeiro. Abrange áreas como jurídica, contábil, fiscal e também de investimentos.

O Family office é uma das modalidades usadas no mercado financeiro para a gestão patrimonial de um investidor. No caso, um Family office, como o próprio nome diz, é um escritório composto por profissionais especialistas em gerir recursos e a fortuna de uma família ou empresa familiar. Nos Estados Unidos, o serviço já é usado em larga escala por poderosas famílias e o modelo é replicado no Brasil por várias empresas.

O grande diferencial, dentre os tipos e níveis de gestão patrimonial, é que os family offices costumam cuidar, também, de gestão tributária e fiscal, sucessão empresarial, inventário, transmissão de patrimônio, educação financeira familiar, recursos destinados a instituições de caridade e absolutamente tudo o que abrange a vida financeira dos clientes.

O family office é usado também nas empresas familiares como um importante meio de criação e organização da governança corporativa. Portanto, esse tipo de serviço vai muito além do que um mero gestor dos ativos de uma família.

Como funciona um Family Office na prática?

Não há um padrão pré-estabelecido no mercado, mas para aderir a um familly office, costuma-se aceitar conjuntos familiares com patrimônio na casa das centenas de milhões. No entanto, a contratação pode variar de caso a caso, dependendo do perfil de cada cliente.

O consenso é de que esse serviço é destinado a famílias com alto poder aquisitivo e que, pelo tamanho do patrimônio, gerir por conta própria acaba dando mais dor de cabeça do que, efetivamente, crescimento e manutenção dos recursos.

O principal objetivo do Family Office é a garantia de que o patrimônio construído ao longo de muito tempo cresça , transferindo a riqueza por meio das gerações seguintes. O patrimônio financeiro da família pode ser dividido entre dois tipos:

Ativos líquidos: Todo o fluxo de caixa, ou seja, o dinheiro que circula pelas contas familiares, bem como investimentos, cotas de fundos, etc.

Ativos ilíquidos: São imóveis, terrenos, obras de arte, etc.

Abra sua conta - CTA

Tipos de Family Office

É possível ter a sua própria estrutura de Family office ou um familly office que presta serviços para várias famílias simultaneamente. No primeiro caso, são os chamados single-family offices, que são empresas criadas pelas próprias famílias a fim de obter um serviço totalmente exclusivo e que atende todas as necessidades da família.

O benefício desse tipo é que os familiares terão controle do family office, que prestará exatamente os serviços necessários para atender às necessidades da sua família.

O custo de operação de um single-family office pode ser bem mais caro por causa da estrutura montada ficar por conta da família. Por isso, os multi-family offices costumam ter um custo menor por já oferecerem o serviço padrão para vários clientes. Um multi-family trabalha com a expertise de manejar diversos perfis de famílias. No entanto, ao contrário do que ocorre em um single-family office, os funcionários do multi-family office não respondem para a família e não há exclusividade de serviços, apesar de haver soluções personalizadas para cada família.

Como é a remuneração de um Familly Office?

Varia de caso a caso, mas no geral as taxas do serviço são acordadas com a família. Pode ser uma taxa fixa, cobrada por um período de horas trabalhadas contabilizando todos os funcionários, e também pode ser uma taxa percentual dos lucros dos ativos administrados.  Ou, em alguns casos, pode ser um modelo híbrido, misturando para cada serviço essas duas taxas.

Veja mais:

Diferenças de outros serviços de gestão patrimonial

Em um banco, se você tem um grande patrimônio, é possível ter a assessoria do serviço de private banking, no qual especialistas do mercado financeiro oferecem as melhores oportunidades para esse patrimônio crescer, muito diferente de um gerente de banco de varejo, que tira algumas dúvidas, mas não faz esse serviço de forma tão personalizada. Uma empresa de consultoria financeira também pode disponibilizar formas de gerir o patrimônio, mas sempre, nesses dois casos citados, pelo viés financeiro.

A principal diferença de um familly office é a dedicação total às finanças, ao patrimônio e o bom funcionamento da estrutura familiar, que vão além do dinheiro. Ou seja,  o conceito de Family office é de que a missão da família é a busca pela realização pessoal de ator da família, seja pai, mãe, filhos, netos e sobrinhos.

O patrimônio familiar, visto dessa forma, preserva por várias gerações o lado financeiro, mas também o capital intelectual e humano, uma vez que a educação está intrínseca no papel de uma boa gestão de um family office.

O trabalho é exclusivo para as famílias, atendendo necessidades de gestão financeira e, por consequência, de estilo de vida. A liberdade e a tranquilidade são os nortes de uma família ao contratar esse tipo de serviço. Ao contrário de private bankers e consultorias financeiras, que ajudam atingir lucros, os family offices são verdadeiros conselheiros familiares em diversas frentes de atuação, garantindo o bem-estar das famílias que necessitam dessa atenção especial.

A Genial Investimentos possui consultoria exclusiva para atender family offices no Brasil e no exterior.
corretora family office

Genial

Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Deixar um comentário