Quando se fala em empreendedorismo, é comum buscar exemplos de empresários estrangeiros que alcançaram o sucesso — como Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos. No entanto, no Brasil, também existem empreendedores que superaram dificuldades e fizeram grandes fortunas. 

Um dos exemplos é o empresário Luciano Hang, dono da Havan — uma das maiores redes de varejo do Brasil. Além de ser reconhecido por possuir um patrimônio bilionário, ele se tornou famoso por suas aparições públicas e posicionamentos sobre política. 

Se você quer conhecer a história de um dos homens mais ricos do Brasil, prossiga com a leitura deste artigo preparado por nós, da Genial Investimentos, sobre Luciano Hang. 

Infográfico Luciano Hang

Luciano Hang: tudo sobre o dono da Havan 

Luciano Hang é um dos empresários mais ricos do Brasil, sendo o cofundador da rede varejista Havan.

1962 — Nascimento 

Filho de Regina e Luís Hang, Luciano Hang nasceu em 11 de outubro de 1962, em Brusque, em Santa Catarina. 

1979 — Primeiro emprego 

Luciano ingressou na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, o seu primeiro emprego com carteira assinada

Anos 1980 — Formação acadêmica 

Sem parar de trabalhar, Hang se formou bacharel em processamento de dados pela Universidade Regional de Blumenau. 

1983 — Abertura da primeira empresa 

Em sociedade com o pai e o irmão, o recém-empresário abriu a Tecelagem Santa Cruz, uma fábrica que produzia toalhas. 

1986 — Criação da Havan 

Depois de a sociedade familiar fracassar, o empresário criou a empresa de tecidos Havan, a junção das iniciais dos nomes de seus dois fundadores — Hang e Vanderlei. 

1994 — Adoção do padrão Casa Branca 

Após terminar a sociedade com Vanderlei, Hang decidiu continuar o negócio sozinho, mudando a fachada da loja para uma arquitetura semelhante à da Casa Branca. 

1995 — Abertura da primeira filial 

Com o sucesso da matriz, o empreendedor abriu uma filial em Curitiba, no Paraná. No mesmo ano, a Havan inseriu uma réplica da Estátua da Liberdade no estacionamento de sua sede. 

Anos 2000 a 2020 — Crescimento acelerado e diversificação 

Nesse período, a Havan se tornou uma das maiores lojas de departamento do país, possuindo 168 filiais em 21 estados brasileiros. 

2020 e 2021 — Pedido de abertura de capital 

Em 2020, a Havan deu início a sua IPO (initial public offering), mas desistiu após os investidores recusarem o valor de avaliação da companhia. No ano seguinte, um novo pedido foi realizado e cancelado, devido às circunstâncias do mercado. 

2023 — Fruto do sucesso 

Apesar de ainda não ter aberto capital, a Havan, junto a outros investimentos, permitiu que o empresário Luciano Hang acumulasse uma fortuna avaliada em R$ 3,4 bilhões

Como você viu, Luciano Hang começou o seu império do zero. Mesmo encontrando diversos obstáculos na sua jornada, ele conseguiu superá-los por não desistir de seus sonhos. Seguir essa mesma determinação pode fazer com que você alcance os seus objetivos! 

Quem é Luciano Hang? 

Luciano Hang é o cofundador da rede de lojas de departamentos chamada Havan. Filho de operários do setor têxtil, ele começou a se interessar pelo empreendedorismo ainda na juventude, quando decidiu abrir um pequeno negócio familiar. 

O seu foco e habilidade em lidar com cenários adversos permitiram que ele evoluísse e crescesse como empresário. Posteriormente, junto a um amigo, ele fundou uma pequena loja de tecidos de nome Havan. 

A companhia expandiu de modo gradual até se tornar uma das maiores redes varejistas do Brasil. O sucesso desse empreendimento também fez de Hang uma das pessoas mais ricas do país

A história do empresário é uma prova que pessoas com diferentes condições podem alcançar o sucesso no empreendedorismo. Nesse sentido, conhecer a trajetória de Hang pode contribuir para você trilhar um caminho semelhante, se for de seu interesse. 

Qual a história do empresário? 

Depois de ver quem é o Luciano Hang, talvez você queira saber mais detalhes sobre a história de sucesso desse empresário, correto? Confira abaixo! 

Infância 

Filho de Regina e Luís Hang, Luciano Hang nasceu em 11 de outubro de 1962, no município de Brusque, em Santa Catarina — onde viveu grande parte de sua vida. A sua habilidade com empreendedorismo começou na infância, quando vendia bolachas e doces na sua escola. 

Hang estudou na Escola Básica João XXIII, prosseguindo com seus estudos no Colégio Cônsul Carlos Renaux. Por conta da dislexia, ele teve dificuldade em aprender a ler e escrever — habilidades que somente foram desenvolvidas após seus 12 anos. 

Mas isso não o impediu de perseguir a sua vontade de crescer e construir um futuro melhor. A influência do trabalho árduo, da persistência e da dedicação que Hang presenciou em sua família desde cedo moldou sua própria abordagem em relação ao trabalho e ao empreendedorismo. 

Juventude 

Aos 17 anos, Hang conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada na mesma fábrica em que seus pais trabalharam por mais de 40 anos — a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux. Apesar de começar a trabalhar desde cedo, ele também se dedicou aos estudos.  

Após concluir o ensino médio, ele continuou seus estudos na Universidade Regional de Blumenau — SC, onde obteve o diploma de bacharel em Processamento de Dados. Contudo, ele não deixou a fábrica de tecidos até ter o seu próprio negócio. 

Depois de trabalhar no depósito da companhia por alguns anos, Luciano foi promovido a gerente de vendas. Em uma das visitas rotineiras para conhecer lojas e fábricas a trabalho, Hang encontrou uma oportunidade de negócio. 

Empreendedorismo 

Em 1983, em sociedade com o pai e o irmão, Luciano comprou uma pequena empresa de toalhas — a Tecelagem Santa Cruz. Apesar disso, o recém-empreendedor continuou com o seu emprego, atuando em ambas as atividades paralelamente. 

Esse período foi bastante importante para o começo de sua carreira empresarial, pois ele aprendeu técnicas de vendas ao mesmo tempo que gerenciava o próprio negócio. Apesar do empenho de Hang, a sua sociedade familiar não deu certo e fechou as portas depois de 3 anos. 

Porém,  devido à persistência do empresário, ele voltou ao mundo dos negócios em 1985. Aos 23 anos, Hang decidiu abrir uma nova empresa junto a um colega de nome Vanderlei, que se tornou seu sócio. 

A junção de parte do nome de ambos — “Ha” de Hang e “Van” de Vanderlei — deram origem ao nome da empresa “Havan”. Cinco anos após sua fundação, a sociedade foi desfeita e Hang prosseguiu com o negócio sozinho. 

Qual é a história da Havan? 

Agora que você já sabe um pouco da história de Luciano Hang e a origem da Havan, vale conferir a história dessa companhia. Veja! 

Início das atividades 

Ao ser inaugurada, em 1986, a Havan tinha apenas 45 metros quadrados, atuava com a revenda de tecidos e contava com apenas um funcionário. Além de vender tecidos importados, a companhia vendia as produções da Renaux, a empresa onde Hang trabalhava. 

Funcionando nos 7 dias da semana, o número de clientes da Havan cresceu bastante em apenas 3 anos. Com isso, surgiu a necessidade de investir em um espaço maior para atender o público. Nessa oportunidade, Hang aproveitou para diversificar o mix de produtos oferecidos. 

Fim da sociedade 

Em 1991, Hang entrou em um impasse com seu sócio, após acusá-lo de desviar mercadorias da companhia. A questão foi levada à delegacia de polícia e, depois do episódio, a dissolução da sociedade se tornou inevitável. 

Desse modo, Hang decidiu prosseguir com o negócio sozinho, mas não antes de fazer uma viagem aos Estados Unidos para acalmar os ânimos. Encantado com a infraestrutura e os monumentos norte-americanos, o empresário voltou ao Brasil com a ideia de mudar a fachada de sua loja. 

Padrão Casa Branca 

Em julho de 1994, o empresário abre a primeira Havan com uma fachada inspirada na arquitetura da sede do poder executivo estadunidense — a Casa Branca. A sua proposta era tornar a loja não apenas um local para compras, mas um ponto turístico. 

A construção com cerca de 7 mil metros quadrados passou a chamar a atenção de clientes e turistas, ficando conhecida como a “Casa Branca brasileira”. No ano seguinte, Hang adicionou uma réplica da Estátua da Liberdade no local, seguindo a sugestão de uma criança de 7 anos. 

Ainda em 1995, a Havan abriu uma filial em Curitiba, no Paraná, seguindo o padrão e características da Casa Branca. Com o sucesso obtido, Hang adquiriu uma área de 14 mil metros quadrados ao lado de sua sede, ampliando-a para 21 mil metros quadrados. 

Rápida expansão 

Para aumentar ainda mais as receitas da companhia, Hang decidiu diversificar a gama de produtos oferecidos em suas lojas. Além de tecidos, a Havan passou a vender brinquedos, eletrônicos, ferramentas, utilidades domésticas, entre outros, tornando-se uma loja de departamento. 

Em 1997, uma nova filial foi inaugurada, no bairro Barigui, também em Curitiba. A terceira filial foi aberta nos anos 2000, no bairro Parolin, às margens da BR 116, na capital paranaense — todas elas adotando a mesma arquitetura. 

Já em 2002, a Havan abriu a sua primeira filial catarinense no bairro de Capoeiras, na BR 282. De modo semelhante à sua matriz em Brusque, a loja possuía a estrutura da Casa Branca e contava com uma réplica da Estátua da Liberdade como destaque. 

Identificando o avanço da tecnologia, Hang decidiu levar a Havan para o mundo virtual, lançando o seu e-commerce em 2003. A partir de então, o empresário não parou mais, abrindo lojas em diferentes localidades e regiões. 

Em 2021, com 35 anos de história, a Havan contava com 168 lojas espalhadas em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo do empresário era possuir ao menos uma unidade em cada unidade federativa até o final de 2023. 

Qual a importância da Havan no setor varejista do Brasil? 

A Havan se destacou no setor varejista brasileiro por sua proposta inovadora e por sua capacidade de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. Ainda, a empresa tornou-se conhecida por suas fachadas imponentes e por suas estratégias de marketing agressivas. 

Segundo o próprio site da companhia, em 2021, o seu faturamento atingiu R$ 13 bilhões. A sua forte presença no mercado nacional também contribui para que haja maior competitividade no setor e influencia a melhora dos serviços no varejo.  

Além disso, a Havan se tornou uma grande empregadora, gerando milhares de empregos diretos e indiretos em todo o país. Na comemoração de 35 anos, a empresa revelou que empregava diretamente mais de 22 mil pessoas.  

Considerando as atividades desempenhadas e a quantidade de lojas pelo território nacional, estima-se que a Havan possa gerar cerca de 120 mil empregos indiretos. Logo, ela está entre os principais participantes do setor varejista brasileiro. 

Plano de IPO: por que a Havan não abriu capital? 

Sabendo que a Havan possui uma grande participação no mercado varejista nacional é possível que você esteja se perguntando: por que ela ainda não abriu o seu capital? 

Apesar de ter entrado com o pedido de oferta pública inicial ou initial public offering (IPO) em duas ocasiões, a Havan ainda é uma empresa de capital fechado. Isso significa que ela não tem ações disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira. 

O primeiro ocorreu em outubro de 2020, porém, ocorreu a desistência porque os investidores não aceitaram o valor da empresa sugerido por Hang. O empresário avaliou a companhia em torno de R$ 100 bilhões. 

Em uma segunda oportunidade, em agosto de 2021, o dono da Havan pretendia arrecadar uma quantia aproximada de R$ 10 bilhões. Com esse montante, a companhia desejava investir em tecnologia, abrir novas lojas e centros de distribuição, bem como reforçar o capital de giro. 

Entretanto, devido às incertezas do período — especialmente pelos impactos causados pela covid-19 —, a companhia desistiu da operação. Apesar das desistências, nada impede que a empresa busque a realização do IPO no futuro. 

Para quem é investidor, no entanto, ainda não há como participar dos resultados da Havan por meio da bolsa de valores. Entretanto, existe a possibilidade de se tornar credor da companhia por meio dos títulos que a empresa emite ocasionalmente, como debêntures e certificados de recebíveis imobiliários (CRIs).

Quais são seus projetos futuros? 

Ao longo de sua trajetória empresarial, Luciano Hang enfrentou uma série de desafios, desde problemas financeiros até questões burocráticas. Porém, sua habilidade em superar adversidades foi fundamental para impulsionar o crescimento da Havan. 

Hang tem uma visão ambiciosa de expandir a presença da marca Havan para novas regiões do país, consolidando ainda mais sua atuação no varejo. Assim, a empresa tem investido na abertura de novas lojas e na implementação de tecnologia para aprimorar a experiência dos clientes.  

O empreendedor também está constantemente em busca de novas oportunidades de negócios para diversificar seus empreendimentos. 

Além do sucesso nos negócios, Luciano Hang se dedica a projetos sociais e filantrópicos. Um exemplo notável é a Instituição de Ensino e Pesquisa em Oncologia (IEPO), idealizada por ele, que oferece tratamento e apoio a pacientes com câncer.  

Qual o patrimônio de Hang? 

Segundo a revista Forbes, em 2023, Luciano Hang possuía uma fortuna estimada em US$ 3,4 bilhões. Aos 60 anos, na ocasião, ele estava entre os empresários mais ricos do Brasil — e a maior parte de seu patrimônio provém das lojas Havan. 

No entanto, Hang não se limitou ao seu negócio principal e diversificou seus investimentos em diferentes setores. Entre eles, estão negócios em áreas como: 

  • agências de publicidade; 
  • shopping centers; 
  • distribuidoras de energia; 
  • esportes. 

Sua capacidade de identificar oportunidades de investimento e adaptar-se às demandas do mercado contribuíram significativamente para o sucesso e crescimento contínuo de suas empresas. 

Ao longo dos anos, Luciano Hang tem continuado a expandir sua riqueza e influência, mesmo diante de desafios. O empresário e sua história são exemplos de como a visão, a perseverança e a dedicação podem ajudar a conquistar sucesso no mundo dos negócios. 

Sendo um investidor em busca do sucesso ou alguém interessado no empreendedorismo, você tem a chance de se inspirar na história de Hang. Assim, pode ser mais fácil traçar e alcançar os resultados mais adequados para o seu planejamento. 

Gostou deste artigo? Nos siga nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook para conferir novas postagens! 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!