O ramo da educação é vital para a sociedade e, consequentemente, gera muitas oportunidades para empreendedores. Foi nesse universo que Carlos Wizard se tornou um dos mais bem-sucedidos empresários brasileiros. 

Fundador da Wizard, uma grande rede focada no ensino de línguas estrangeiras do país, o empreendedor construiu uma das maiores fortunas do Brasil. Além disso, o bilionário aproveitou as oportunidades para expandir seus empreendimentos em outros nichos. 

Quer saber mais sobre Carlos Wizard e sua trajetória para entrar na lista dos maiores e mais influentes empresários do país? Acompanhe a leitura deste artigo! 

Quem é Carlos Wizard? 

Como você viu, Carlos Wizard está entre os empreendedores de maior sucesso do Brasil. Assim como diversos outros empresários prósperos, a sua fortuna não veio de berço — ou seja, ela foi fruto de trabalho e dedicação. 

A seguir, veja os principais destaques da sua trajetória! 

Primeiros anos 

Carlos Wizard nasceu em Curitiba, capital do Paraná, em 1956. Uma curiosidade que poucos conhecem é o seu nome de nascimento: Carlos Roberto Martins.  

Ele cresceu em uma família de origem humilde, sendo o mais velho entre 7 irmãos. Dado o cenário, as suas experiências profissionais começaram cedo — como é comum em muitas famílias

Desde os 10 anos, Carlos começou a acompanhar o seu pai, que era um caixeiro-viajante. As viagens eram pelo interior do Paraná e começaram a acontecer durante as suas férias escolares. Foram essas experiências que despertaram seu interesse por vendas. 

Além de acompanhar o pai, Carlos Wizard ajudava a mãe nos afazeres domésticos. Ele também costumava fazer vendas nas ruas próximas de sua casa, negociando verduras e itens como roupas infantis.  

O inglês começou a entrar na sua vida quando seus pais passaram a fazer parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nela, Carlos Wizard estudou a língua com missionários mórmons de maneira lúdica, por meio de músicas. 

Vida no exterior 

O aprendizado do inglês despertou em Carlos Wizard o interesse em expandir suas vivências e se tornar um cidadão global. Com apenas 17 anos, ele decidiu morar no exterior, mudando-se para os Estados Unidos

A viagem aconteceu por meio de uma missão religiosa, e não se limitou à América do Norte. Pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele também viveu por anos na Europa. 

Após essas experiências, Wizard voltou para o Brasil e se casou com Vânia Pimentel — como ele, ligada à igreja. Como ocupação, ele dava aulas de inglês usando um método focado em conversação. 

Ao voltar para os Estados Unidos, Carlos Wizard deu continuidade aos seus estudos. Ele se formou em ciência da computação e estatística na Brigham Young University, que fica em Utah — estado norte-americano de grande influência mórmon. 

Na universidade, Carlos se manteve no mundo do ensino de idiomas ao dar aulas de português para outros alunos. Essas práticas contribuíram para desenvolver as suas habilidades como professor. 

Após a graduação, Wizard conseguiu um emprego em uma empresa norte-americana focada no mercado de papel e celulose. A companhia tinha uma filial no Brasil e, um ano depois, ele foi transferido para o seu país natal. 

Ensino do inglês e expansão da Wizard 

A proficiência de Carlos Wizard em seu segundo idioma continuava sendo uma fonte de renda para a família. Então, mesmo com o emprego em uma multinacional, ele dava aulas particulares de inglês. 

Com o passar do tempo, os recursos provenientes do ensino do idioma já eram mais interessantes do que sua renda como funcionário da empresa. Foi aí que a família optou por abrir a sua primeira escola de inglês. 

Assim, a Wizard teve seu pontapé inicial na cidade de Campinas, em São Paulo. Com anúncios em jornais e abordagem de ensino focada em conversação, a escola logo se tornou uma rede de ensino e se expandiu no Brasil sob o modelo de franquia. 

Enquanto a empresa crescia, Carlos Wizard criou o Grupo Multi para a gestão, ao passo que comprava outras escolas de inglês e consolidava o seu modelo de ensino no mercado. Posteriormente, seu negócio se tornou o maior do segmento do Brasil, com milhares de escolas no país e centenas de milhares de alunos. 

A Wizard também foi uma das pioneiras no uso da tecnologia para o ensino de uma segunda língua. Entre os instrumentos de sucesso, havia a “Wizpen”. Ela era uma caneta inteligente que conseguia ler palavras impressas para pronunciar corretamente e traduzir para o português. 

A partir dos anos 2010, Carlos Wizard começou a vender sua posição na rede. A primeira negociação foi quando o Itaú comprou 15% do Grupo Multi, por 125 milhões de dólares. Em 2013, ele vendeu o restante para a britânica Pearson. 

A negociação girou em torno de 720 milhões de dólares, e colocou Carlos Wizard como um dos homens mais ricos do Brasil. Vale a pena destacar que o nome “Wizard” foi adotado em seu registro civil — e ainda é a forma como o empresário é conhecido. 

Quais as empresas de Carlos Wizard? 

Apesar de ter ganhado fama como Carlos Wizard, você já entendeu que, desde 2013, ele não tem mais vínculo com a empresa, não é mesmo? Entretanto, mesmo após a venda do grupo, o bilionário não se afastou do mundo dos negócios. 

Ele se tornou sócio de diversos outros empreendimentos no Brasil — inclusive no ensino de idiomas. Os investimentos são feitos por meio da Sforza Holding, holding da qual ele é sócio com sua esposa e filhos. 

Veja quais são as principais empresas! 

Mundo Verde 

O primeiro movimento expressivo de Carlos Wizard no mercado após a venda da rede de ensino de inglês aconteceu em 2014. Na época, ele adquiriu o Mundo Verde, rede varejista especializada em produtos naturais, orgânicos e saudáveis. 

A empresa é uma das maiores do Brasil no segmento e tem centenas de lojas espalhadas pelo país. Além das lojas físicas, muito comuns em shoppings, o Mundo Verde tem presença digital e faz muitas vendas por meio do e-commerce. 

Taco Bell, Pizza Hut e KFC 

Outra importante empresa no portfólio de Carlos Wizard e sua família é o Taco Bell. Trata-se de uma rede de restaurantes de fast-food dos Estados Unidos especializada em culinária mexicana — naturalmente tendo os tacos como um dos seus carros-chefe. 

Fundada nos anos 1960, a rede se expandiu com o passar dos anos para se tornar uma das maiores cadeias de restaurantes de fast-food do mundo, com milhares de unidades em diversos países. A vinda para o Brasil aconteceu em 2016, com a participação de Wizard. 

Após sua entrada no mundo da alimentação com o Taco Bell, Carlos e sua família investiram em outras redes. Foi então que eles assumiram a operação no Brasil de restaurantes como Pizza Hut e KFC, especializado em frango frito.  

Ronaldo Academy 

Um investimento relevante de Carlos Wizard é feito em parceria com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. A rede tem como foco o ensino do futebol, com a metodologia “Be Phenomenal”. 

A Ronaldo Academy está presente em diversos outros países além do Brasil, como a China. O crescimento global acontece por meio de franquias, que são uma das especialidades de Carlos Wizard. 

Topper e Rainha 

Mantendo-se no universo dos esportes, Carlos Wizard e seu grupo são donos das empresas Topper e Rainha. As duas são marcas que atuam na fabricação de materiais esportivos, e fazem parte da holding BR Sports. 

Wise Up 

Mesmo após a venda da Wizard, Carlos não se afastou das redes de ensino de idiomas. Com isso, em 2017, ele comprou uma porcentagem da Wise Up. Desse modo, ele se tornou sócio de Flávio Augusto, que é outro dos maiores empreendedores do Brasil. 

Além dessas organizações, outras empresas ligadas a Carlos Wizard e sua família são: 

  • Órion, para os investimentos imobiliários do grupo; 
  • Aloha, do nicho de cosméticos; 
  • Social Bank, uma instituição financeira; 
  • Logbras, da área de logística. 

Qual a fortuna de Carlos Wizard? 

O sucesso de Carlos Wizard no mundo dos negócios não o tornou apenas um dos maiores empresários do país. Ele também está na lista de pessoas mais ricas do Brasil, sabia? 

De acordo com a Forbes, o patrimônio estimado de Carlos Wizard girava em torno de 3,5 bilhões de reais em 2022. No ranking nacional de pessoas mais ricas, ele ficou na posição 104 naquele ano. 

Quais os livros e programas de TV de Carlos Wizard?  

Somado à sua atuação como empresário, Carlos Wizard se aventurou como escritor. Ele é autor de livros, como: 

  • “Desperte o Milionário que Há em Você”: obra que funciona como um guia de posturas, práticas e crenças para o sucesso no mundo dos negócios; 
  • “Do Zero ao Milhão”: livro que fala sobre o início da sua trajetória, das aulas particulares de inglês à consolidação da rede de ensino; 
  • “Meu Maior Empreendimento”: material sobre os trabalhos humanitários do empresário e sua família. 

Carlos Wizard também conta com uma biografia, chamada de “Sonhos Não Têm Limites”. O livro foi escrito por Ignácio de Loyola Brandão e conta a trajetória de como Carlos foi de professor a um dos maiores empresários do país. 

Somando-se à literatura, o bilionário já teve aparições na televisão. Ele foi um dos “tubarões” do programa “Shark Tank”, em que empreendedores em ascensão apresentam seus negócios para empresários de sucesso, com objetivo de receberem investimentos. 

O termo tubarão é usado para os grandes investidores — como Wizard. Além dele, já participaram do programa José Carlos Semenzato, João Appolinário, Camila Farani, Caito Maia e muitos outros. 

Carlos Wizard tem vida política? 

Após o seu sucesso na iniciativa privada, Carlos Wizard experimentou cargos na vida pública. Ele já foi filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e seu nome chegou a ser cogitado à prefeitura de Campinas. 

Em 2020, ele aceitou a posição de Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, ligado ao Ministério da Saúde. Pouco depois, Wizard se afastou da posição e preferiu se dedicar aos seus trabalhos como empresário, investidor e mentor de negócios. 

Quais são as principais lições na trajetória de Carlos Wizard? 

Empreendedores, empresários e investidores podem extrair muitos ensinamentos na trajetória de Carlos Wizard. Confira os principais! 

Determinação e resiliência 

A determinação é uma das principais lições que a história de Carlos Wizard deixa. Mesmo nascido em uma família sem tantas condições, ele buscou formas de se desenvolver por meio dos estudos para se tornar um empresário de sucesso. 

A inovação é outro destaque da trajetória dele. Wizard é conhecido por ter criado um modelo de negócio à frente do seu tempo para a época, com foco em aulas em grupo, materiais didáticos próprios e preços competitivos. Essa estratégia foi fundamental para o sucesso da escola que ele fundou. 

Vale a pena destacar que o modelo de franquias ainda não era tão popular no Brasil naquela época, como era nos Estados Unidos. Com isso, a Wizard foi uma das empresas pioneiras não apenas no ensino de idiomas. 

Pensar grande 

Outro elemento que empreendedores e empresários podem extrair da história de Carlos Wizard é o ato de pensar grande. Como você viu, a jornada dele destaca a importância de ter uma visão de futuro e identificar oportunidades de negócio promissoras, mesmo em mercados desafiadores. 

Ao criar a Wizard, ele tinha a ambição de construir a maior rede de escolas de inglês do país — tanto que adotou o nome da empresa como seu. Isso pode ser uma demonstração da paixão dele pelo negócio e a crença de que o investimento tinha potencial. 

Diversificação de investimentos 

Já para investidores, a trajetória de Carlos Wizard exemplifica a importância da diversificação dos seus investimentos. Como você viu, os seus negócios são se limitaram ao mundo idiomas, indo para esportes, varejo, alimentação etc. 

A diversificação é importante para minimizar os riscos de estar exposto a somente uma área da economia. Com essa distribuição, eventuais baixas em um setor têm chances de serem compensadas por altas em outros, evitando comprometer todo o patrimônio.  

Completando esta leitura, você conhece os principais detalhes da trajetória de sucesso do bilionário Carlos Wizard. Como foi possível perceber, sua história não se limitou à educação, com êxito em diversas áreas, deixando aprendizados para empreendedores e investidores. 

Gostou deste texto? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos da nossa equipe diretamente no seu e-mail! 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!