Conhecer as histórias de pessoas de sucesso pode servir como inspiração para investir e empreender, não é mesmo? Um dos exemplos que vale a pena conhecer é Caito Maia, o fundador da marca Chilli Beans — destaque na comercialização de óculos e outros acessórios. 

É interessante saber como a empresa foi criada, quais são as lições do empresário e qual é o patrimônio acumulado a partir de seus trabalhos, não acha? Além da atuação nos negócios, Maia tem outras experiências relevantes em sua trajetória, que podem contribuir com quem deseja empreender. 

Neste artigo, você conhecerá mais sobre a origem de Caito Maia, como ele fundou a Chilli Beans, os seus outros trabalhos, patrimônio e mais. Continue a leitura para conferir! 

Quem é Caito Maia? 

Antonio Caito Maia Gomes Pereira, mais conhecido como Caito Maia, nasceu em 25 de março de 1969, na cidade de Cotia (SP). Ele é um proeminente empresário, com diversos empreendimentos e trabalhos de destaque. 

Porém, na juventude, seu objetivo era se tornar músico, por influência de seu pai — que dava aulas de piano. Durante a adolescência, o seu sonho era viver da arte e, por essa razão, Maia se mudou para os Estados Unidos. Ele tinha 18 anos e o desejo de estudar na Faculdade de Música de Berklee, em Boston. 

No local, o jovem fez um curso de verão, enquanto trabalhava como garçom e lavador de pratos para custear os estudos. Ainda durante o período em que estava nos Estados Unidos, ele voltava com frequência ao Brasil e transportava óculos adquiridos no país norte-americano para revenda.  

Os modelos vinham da Califórnia e eram bem recebidos por seus amigos. Assim, o trabalho extra ajudava a complementar a sua renda. Quando Maia retornou ao Brasil, ele tentou seguir a carreira musical, formando a banda de rock Las Ticas Tienen Fuego — em que ficava responsável pela guitarra e pelo vocal. 

No período, o grupo chegou a fazer turnês pelo país, sendo indicado a uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, da MTV, em 1996. Mas a experiência musical não foi bem-sucedida, e foi deixada de lado. Vale saber que o trabalho como músico era associado à revenda de óculos.  

Como ele fundou a Chilli Beans e qual é a história da empresa? 

Como você viu, Caito Maia desejava ter uma carreira na música, mas paralelamente revendia óculos para complementar a sua renda. Assim, ele deu os primeiros passos para criar a maior empresa desses acessórios da América Latina. 

Quer saber como o trabalho extra se tornou um grande empreendimento? Veja, a seguir! 

Primeira loja 

A revenda de óculos foi uma etapa inicial até Maia ter a sua própria marca, mas ele ainda precisou enfrentar desafios. Enquanto revendia no Brasil os acessórios adquiridos nos Estados Unidos, o empresário se tornou representante de duas marcas — fortalecendo o trabalho. 

O empreendedor chegou a criar uma loja de venda por atacado no Brasil chamada Blue Velvet. No entanto, o negócio não teve bons resultados. Maia enfrentou problemas com o fluxo de caixa e a inadimplência dos clientes, o que o levou a encerrar a loja. 

Adaptação ao formato de estande 

Após a experiência frustrada com a loja Blue Velvet, as peças restantes foram vendidas em um evento itinerante de roupas e acessórios em São Paulo. Os produtos foram expostos em um estande no Mercado Mundo Mix — e a experiência foi um sucesso. 

Com isso, o empreendedor percebeu uma oportunidade de melhorar os seus resultados e manteve o formato para as vendas. A partir dali, ele passou a investir em revendas em espaços maiores. 

Surgimento do nome Chilli Beans 

Com a nova proposta, em 1998, Maia adotou o nome comercial Chilli Beans para o seu negócio. A ideia foi inspirada em um prato feito com pimenta e feijão da culinária tex-mex — uma combinação de comida do Texas, nos EUA, e do México. Esse é considerado o surgimento oficial da empresa. 

Crescimento da marca 

Já com o nome próprio e construindo uma personalidade no mercado, a Chilli Beans seguia se desenvolvendo. Nesse contexto, o empreendedor passou a investir parte do que recebia com as vendas para o crescimento da marca. 

Como resultado, no ano seguinte, ele inaugurou a primeira loja da Chilli Beans na Galeria Ouro Fino, em São Paulo. Já em 2000, o negócio deu mais um passo importante, com a criação do primeiro quiosque próprio, instalado no Shopping VillaLobos, também na capital paulista. 

Com o tempo, a expansão se manteve e o negócio definiu cada vez mais o seu estilo — consolidando-se junto ao público. Um dos diferenciais dos produtos é a ligação com a música, fruto da paixão do empresário e presente nas peças e campanhas. 

Primeira loja de grife 

Dando sequência ao crescimento da Chilli Beans, em 2002, a marca teve mais uma conquista: a sua primeira loja de grife. Ela foi inaugurada no Shopping Ibirapuera, um dos centros comerciais mais antigos e tradicionais de São Paulo. 

Os quiosques contavam com uma proposta inovadora de atendimento self-service, oferecendo aos clientes a possibilidade de manusear os produtos. A ideia foi revolucionária — afinal, no segmento, óculos frequentemente ficam em prateleiras protegidas e intocáveis. 

Além disso, a Chilli Beans inovou ao criar uma máquina de customização. Por meio do aparelho, os clientes conseguem fabricar os óculos da forma como desejarem. Interessante, não é mesmo? 

Expansão internacional 

Com o crescimento rápido no Brasil, a marca passou a investir na expansão internacional. A primeira loja fora do país foi inaugurada em Portugal. Posteriormente, a Chilli Beans abriu uma filial nos Estados Unidos. 

Parcerias famosas 

Um dos destaques da Chilli Beans consiste nas parcerias firmadas com famosos. Em vez de reforçar a competição, a marca sempre focou em ter uma identidade própria, oferecendo a exclusividade aos clientes. 

Desse modo, ela estabeleceu parcerias com artistas e influenciadores digitais, como Rita Lee, DJ Alok, Eduardo Kobra e Bruno 9li. Ainda, cabe destacar o trabalho com a Kravitz Design, o estúdio de design de Lenny Kravitz. Da mesma forma, a Chilli Beans teve uma coleção inspirada em super-heróis da DC Comics.  

Com isso, ela apresentou produtos com a temática de personagens como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha. A empresa também patrocinou eventos como o Rock in Rio e o Lollapalooza, além de ter participações em edições do Big Brother Brasil.  

Reconhecimento mundial e premiações 

Como resultado de todo o trabalho realizado na inovação e no pioneirismo, a Chilli Beans conquistou reconhecimento mundial. A marca já teve premiações, como: 

  • melhor loja de inovação do mundo: Retail Design Institute em 2012; 
  • melhor franquia do país: Associação Brasileira de Franquias em 2015; 
  • os mais importantes do varejo: Grupo Padrão em 2015. 

Ampliação do portfólio 

A Chilli Beans é sucesso no ramo de óculos, mas Caito Maia viu oportunidades para ampliar o seu portfólio. Portanto, a marca também comercializa outros tipos de acessórios, como relógios e bolsas. As produções mantêm a personalidade característica — irreverente e descontraída. 

Recorde de faturamento 

Ao longo de sua trajetória no mercado, a Chilli Beans consolidou os bons resultados. Vale destacar que o fundador permanece buscando estratégias para melhorar o desempenho, seja no faturamento, seja na expansão territorial. 

No ano de 2022, a marca alcançou o faturamento de R$ 1 bilhão — um recorde. Já para 2024, a projeção da liderança era de alcançar R$ 1,4 bilhão. Para essa performance, a empresa investe no lançamento de novas coleções e quiosques, além da abertura de lojas pelo mundo. 

O objetivo de Maia é alcançar 3 mil estabelecimentos comerciais até 2027, todos no formato de franquia. A marca ainda pretende focar em parcerias com artistas e instituições e se dedicar a metas ESG — Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança. 

Por fim, a inteligência artificial faz parte da estratégia de crescimento da Chilli Beans, fortalecendo a tradição da marca de oferecer a possibilidade de customização. Vale destacar a expansão dos itens de receituário da empresa, que tendia a ser focada em óculos de sol. 

Quais são os outros empreendimentos de Caito Maia? 

Conforme você pôde ver, Caito Maia teve como grande marco em sua trajetória profissional a fundação e o crescimento da Chilli Beans. No entanto, ele realizou outros trabalhos que merecem ser destacados, por terem contribuído para o seu reconhecimento. 

Confira algumas das experiências do empreendedor! 

Shark Tank Brasil 

Um dos trabalhos que colaboraram para a fama de Caito Maia foi a participação no programa “Shark Tank Brasil: negociando com tubarões”, um reality show de empreendedorismo. Na atração da Sony Channel, empresários experientes são jurados, chamados de tubarões, como o nome indica. 

Essas pessoas avaliam projetos de empreendedores iniciantes, decidindo se investem ou não em suas ideias. Maia participou de quatro edições do programa — entre a segunda e a sexta temporada. Como resultado, o fundador da Chilli Beans ganhou mais popularidade. 

Para além da fama, Caito Maia adquiriu aprendizagens que foram incorporadas no seu próprio negócio. Ele esteve na bancada ao lado de nomes como Luiza Trajano, Camila Farani, João Appolinário, Carol Paiffer e Cristiana Arcangeli. 

Livros 

Ao longo de sua história no mercado, Caito Maia demonstra ter acumulado muitos conhecimentos e uma visão diferenciada, concorda? Assim, é possível aprender com as suas experiências por meio dos trabalhos educativos que o empresário realiza — por exemplo, em palestras e entrevistas. 

Além disso, vale a pena saber que ele lançou dois livros. Um deles é o “Chilli Beans: e se colocar pimenta?”, contando a história da marca autodenominada a mais quente do Brasil. O desenvolvimento da obra contou com a parceria de Rodolfo Araújo — jornalista e especialista em branding. 

A sua leitura permite conhecer mais sobre a irreverência da marca, desde a origem até o amadurecimento. O livro também demonstra a forma como a cultura e a identidade da Chilli Beans foram construídas. 

Mais uma obra escrita por Caito Maia foi intitulada “Se Parar o Sangue Esfria”. Assim como no outro livro, ele usa as páginas para contar a trajetória de sua marca, oferecendo insights de empreendedorismo e criatividade. 

Desse modo, a personalidade dá dicas para construir uma marca forte e adaptável às mudanças do mercado. O leitor poderá descobrir informações sobre a empresa, além de ter aprendizagens técnicas de empreendedorismo. 

Programa de rádio 

Por fim, ainda na proposta educacional, Caito Maia deu início a um programa de rádio que recebeu o nome de um dos seus livros: “Se Parar o Sangue Esfria”. A atração é transmitida pela 89 FM, a rádio rock de São Paulo. 

A proposta do programa é oferecer informações e dicas sobre o mundo dos negócios de forma simples, leve e didática. Para tanto, o empresário recebe convidados que possam compartilhar as suas experiências com os ouvintes. 

A questão central tratada no programa consiste em saber se é possível empreender do zero. Portanto, ao longo das conversas, Maia e o seu convidado demonstram que sim, apresentando ideias, possibilidades e caminhos para a conquista. 

Para tanto, ele não recebe apenas empreendedores, mas outras pessoas que são exemplos de sucesso. Já participaram do programa nomes como Otto Guarnieri, fundador da +MU; César Cielo, nadador olímpico; e André Cintra, CEO da Amend Cosméticos. 

Qual é o patrimônio do fundador da Chilli Beans? 

Com a leitura até aqui, você já entendeu que Caito Maia é um empresário de destaque, que demonstra dinamismo e criatividade em seus negócios, certo? Mas ainda falta saber qual é o patrimônio da personalidade. 

A fortuna pessoal de Maia não é de conhecimento público. No entanto, como você viu, o faturamento da Chilli Beans está na casa dos bilhões, com projeção de R$ 1,4 bilhão em 2024. Portanto, parte do patrimônio é de seu CEO. 

Além dos ganhos à frente da empresa, ele acumula os recebimentos de seus outros trabalhos, que você conheceu. Assim, em sua trajetória no mundo dos negócios, Maia conseguiu construir riqueza. 

Como você viu, Caito Maia tem um patrimônio sólido, além de apresentar lições relevantes para quem pretende empreender. A personalidade demonstra a importância da criatividade, da capacidade de se adaptar e de ter atenção ao público para se destacar nos empreendimentos. 

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