{ “symbol”: “MERCADO:MANABRL”, “width”: 350, “colorTheme”: “light”, “isTransparent”: false, “locale”: “br” }

Em qualquer roda de conversa hoje em dia é possível ouvir falar delas: cada vez mais presentes na realidade dos investidores – e, agora, na de entusiastas também – as criptomoedas vêm inaugurando uma nova era no mundo dos investimentos. Muito se ouve falar do Bitcoin e do Ethereum, mas os criptoativos da vez são dedicados aos jogos digitais. 

É provável que você conheça alguns jogos construídos em 3D que misturam o mundo digital com o mundo real, como o Minecraft e o Second Life, por exemplo. O Decentraland, tema de hoje do nosso artigo, funciona a partir da mesma lógica: se trata de uma evolução da tecnologia blockchain que resultou na criação de ambientes virtuais interativos. 

A criptomoeda MANA, parte do Decentraland, é o token responsável pelas transações dentro desse metaverso. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema e deseja entender de uma vez por todas como esses conceitos se relacionam na prática, você está no lugar certo. Basta continuar a leitura!

O que é o Decentraland

Quando o assunto é Decentraland, alguns termos surgem relacionados, como metaverso, NFT e criptomoedas, por exemplo. Apesar de estarmos falando de tecnologias relativamente novas, não há nada de complicado por aqui – e nós vamos te explicar por que.

Baseado em uma estrutura de DAO (sigla que representa Organização Autônoma Descentralizada), o metaverso Decentraland foi criado a partir da tecnologia blockchain – mais precisamente na rede Ethereum – com o objetivo de viabilizar negociações de ativos e interações entre o mundo físico e o digital por meio de jogos, exposições e experiências com outros usuários. Tudo de forma virtual.

Todas essas negociações e interações ocorrem por meio do token MANA – que, além de servir como criptomoeda, possibilita a governança da plataforma pelos seus detentores, permitindo com que os usuários participem de decisões, adquiram bens e serviços e até mesmo propriedades virtuais, das quais falaremos logo abaixo.  

Tokens do Decentraland

Como vimos, a MANA é a criptomoeda negociada no Decentraland. Ao adquirir o criptoativo, o usuário tem a possibilidade de personalizar seu avatar, interagir virtualmente e, o principal: realizar transações e adquirir propriedades, também conhecidas por LAND.

O LAND, um token de propriedade, também funciona dentro da Decentraland – mas, como uma espécie de lotes de terrenos. Ao adquiri-lo, o usuário passa a ser detentor de frações disponíveis dessas propriedades virtuais, cujos preços podem variar de acordo com tamanho e localização.

O LAND é comprado por meio da criptomoeda MANA – e, ao contrário dela, é considerado um NFT (um token não fungível): isso quer dizer que o LAND não pode ser substituído por outro da mesma natureza.

Vale a pena comprar MANA?

Não existe resposta certa para essa pergunta – e a razão para isso é simples: antes de mais nada, qualquer tipo de investimento deve ser avaliado a partir das estratégias e do perfil individual de cada investidor. Com as criptomoedas, não seria diferente – afinal, riscos são inerentes a esse universo. 

Por isso, para investir e operar com assertividade, lembre-se sempre de avaliar as movimentações do mercado e a sua disposição e tolerância às perdas – bem como a cotação atual e a média histórica do ativo.

No que diz respeito à criptomoeda MANA, há uma grande expectativa do mercado em relação à sua valorização – o que deve, principalmente, a um aumento no número de usuários interessados no metaverso e nas experiências relacionadas aos jogos virtuais.

Abaixo, listamos algumas vantagens desse criptoativo. Veja:

Relevância

Segundo especialistas, a MANA já é considerada uma das principais criptomoedas do metaverso. Além disso, o token possui uma liquidez bastante atrativa e é visto como um investimento promissor, o que tem atraído os olhares dos investidores mais atentos.  

Segurança

Por ser baseada em uma rede tradicional, o Decentraland é bastante seguro. Todas as regras e políticas de utilização são definidas e registradas na blockchain por meio dos smart contracts.

Compra de propriedades

Como vimos, o Decentraland permite a aquisição de terrenos virtuais. Com isso, os usuários passam a contar com ativos em suas carteiras que podem ser valorizados dentro desse universo.

Espaço para publicidade

Há também como lucrar a partir da criação e divulgação de conteúdos, produtos e serviços nesses espaços virtuais – movimento que vem crescendo na mesma proporção que o número de usuários da rede.

Histórico de cotação da MANA (Decentraland)

{ “symbol”: “MERCADO:MANABRL”, “width”: 350, “colorTheme”: “light”, “isTransparent”: false, “locale”: “br” }

A criptomoeda MANA foi lançada 5 anos atrás, em 2017. Na época, seu preço girava em torno de US$ 0,02 – mas foi só em 2021 que ela ganhou notoriedade e popularidade entre os investidores. O motivo? O anúncio feito pelo Facebook de que mudaria seu nome para Meta, o que fez com que a MANA valorizasse mais de 280% no período.

No entanto, no fim do ano passado, a moeda negociada no Decentraland chegou a cair cerca de 25% em um intervalo de sete dias. Por isso é tão importante estar sempre atento às oscilações do mercado, uma vez que as quedas bruscas nos preços são comuns nesse universo – da mesma forma que as possibilidades de ganho nas altas.

Logo abaixo, você confere o histórico de cotação da criptomoeda, em reais, ao longo dos três últimos meses (janeiro, fevereiro e março de 2022):

new TradingView.widget( { “autosize”: true, “symbol”: “MERCADO:MANABRL”, “interval”: “1”, “timezone”: “Etc/UTC”, “theme”: “light”, “style”: “1”, “locale”: “br”, “toolbar_bg”: “#f1f3f6”, “enable_publishing”: false, “allow_symbol_change”: true, “container_id”: “tradingview_6df67” } );

Como comprar MANA no Decentraland?

Para adquirir qualquer criptomoeda, o investidor precisa se cadastrar em uma corretora específica para negociação desse tipo de ativo. Alguns exemplos são as plataformas Binance, CoinNext e Mercado Bitcoin.

No caso da MANA, o armazenamento do criptoativo é feito na carteira MetaMask. Não há segredo nesse processo: após adquirir a criptomoeda, basta iniciar sua experiência na plataforma – comprando ou vendendo LANDs, jogando e ou interagindo com usuários através do mundo digital.

E aí, pronto para iniciar sua jornada nesse universo? Conte para a gente se você já possui alguma experiência com as criptomoedas deixando um comentário aqui no blog!

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa