Existe uma ideia de que somente quem tem muito dinheiro pode investir na bolsa de valores. No entanto, mesmo quem possui pouco capital pode comprar ações. Para isso, basta utilizar o mercado fracionário.  

Ele é uma alternativa para o investidor que tem interesse em investir nos papéis das companhias, mesmo que só possa fazer aportes menores de cada vez. Mas, afinal, como funciona essa forma de investir? 

Se você tem interesse em conhecer o mercado fracionário, acompanhe as informações que nós, da Genial, trouxemos neste post. Entenda a diferença dele para o mercado de lote padrão e as vantagens e desvantagens de adquirir ações de maneira fracionada! 

O que é o mercado fracionário?  

Antes de explicar sobre o mercado fracionário, é importante repassar o conceito de ações. A ação representa uma parcela do capital social de uma companhia que está listada em bolsa. Dessa forma, ao adquirir o papel, o investidor se torna acionista ou sócio da empresa. 

Ao fazer esse investimento de renda variável, é possível ter ganhos com a valorização das ações. Outra forma de obter resultados financeiros é aproveitar a distribuição de proventos que as companhias realizam. 

Para adquirir ações é preciso utilizar o home broker e fazer operações de compra na bolsa. Geralmente, os papéis são negociados em lotes de 100, o que aumenta o custo total. Nesse sentido, o mercado fracionário é o ambiente que permite ao investidor adquirir entre 1 a 99 ações. 

Quais são suas particularidades? 

Agora que você já viu o que é o mercado fracionário, sabe que a sua principal particularidade é justamente permitir comprar a partir de 1 ação (até a quantidade de 99). Desse modo, é uma alternativa para o pequeno investidor que deseja começar a negociar na bolsa brasileira (B3). 

Para quem está começando a incluir as ações na carteira, é uma oportunidade para aprender como funciona a movimentação das ações, quais são os riscos da renda variável, a influência do mercado nos papéis, entre outros aspectos. 

Quais as diferenças entre o mercado fracionário e o mercado de lote padrão? 

Até o momento foi falado sobre as principais características do mercado fracionário. Contudo, é importante conhecer como funciona o mercado de lote padrão, que é a forma tradicional de negociar na bolsa.  

Como vimos, nesse sistema só é possível comprar os papéis a partir de um número predefinido. Ele exige aportes maiores, geralmente em lotes de 100. Com isso, só é possível comprar e vender ações a partir dessa quantidade ou de seus múltiplos (200, 300 ou mais).  

Sendo assim, a diferença do mercado lote padrão para o fracionário é a flexibilidade e acessibilidade para participar dos investimentos na bolsa.  

Imagine que o lote de ações de uma companhia some R$ 5 mil (100 ações). Com o mercado fracionário, você pode realizar compras a partir de R$ 50 (o preço de 1 ação).  

Contudo, é importante saber que o preço do ativo no fracionário pode ser diferente do preço do lote padrão. Afinal, são dois livros de ofertas distintos — o que pode impactar no preço do papel. 

Quais as vantagens e desvantagens do mercado fracionário? 

Se você tem interesse em comprar ações em quantidades menores que o lote padrão, precisa saber quais as vantagens e desvantagens de investir dessa forma.  

Confira a seguir! 

Vantagens 

Além de poder realizar pequenos aportes, o mercado fracionário é uma opção para quem busca diversificar a carteira com ações. Em vez de precisar concentrar recursos no lote de uma empresa, é possível distribuir o valor em companhias diferentes. 

Afinal, há a possibilidade de adquirir a partir de 1 ativo por empresa. Outro fator é que o mercado fracionário — por dar a oportunidade de investir com pouco capital — facilita os investimentos recorrentes na renda variável. 

Por isso, um aspecto do mercado fracionário é ser um caminho para o investidor que está dando os primeiros passos na bolsa de valores. É possível entender o comportamento dos ativos aos poucos e até se preparar para a compra de lote padrão no futuro. 

Assim, a aquisição por frações se torna uma maneira de saber como funciona o home broker e estudar sobre as companhias listadas na bolsa. Além disso, permite ter as primeiras noções sobre as análises necessárias para a compra e venda de ações. 

Desvantagens 

Apesar de muitos pontos a favor, é necessário listar também os contras do mercado fracionário. O primeiro é que, mesmo podendo investir com pouco dinheiro, há que se considerar outros custos envolvidos nesse tipo de negociação. 

Isso porque existem taxas que estão embutidas a cada negociação, podendo pesar mais no bolso de quem investe quantias menores. Então, se você tem a intenção de adquirir ações em quantidades, avalie os custos proporcionais. 

Há ainda a questão da liquidez, que pode ser menor no mercado fracionário quando comparado ao mercado de lote padrão. Logo, pode ser mais difícil comprar e vender papéis. Além disso, como você viu, é possível que haja um spread de preço em relação ao mercado tradicional. 

Como comprar ações fracionárias?   

Depois de saber quais são as principais vantagens e desvantagens do mercado fracionário, é interessante descobrir como é feita a compra de ações nesse sistema. Todo o processo é muito simples, basta contar com uma corretora de valores, como a Genial

Depois de abrir uma conta na instituição, você tem acesso ao home broker, que é a plataforma eletrônica de negociações. No caso de ações fracionárias, é preciso identificar seu código, chamado de ticker, que é diferente do utilizado no mercado padrão. 

A diferença é pequena: basta adicionar a letra F no final do ticker. Assim, você pode escolher os papéis e fazer a ordem de compra, informando a quantidade desejada. De forma simples, é possível começar a investir, mesmo com pouco dinheiro, em companhias de capital aberto. 

Quer ingressar nos investimentos na bolsa de valores, mas conta com pouco capital para comprar ações? Agora você já sabe que o mercado fracionário é uma alternativa para fazer os aportes. Assim, se desejar, pode adquirir pequenas quantidades e diversificar seu portfólio com a renda variável. 

Gostou de conhecer essa opção? Se você está em busca de uma corretora de qualidade para começar a investir, abra uma conta conosco e venha ser Genial!

Comentários