Você já deve ter ouvido falar que, no mercado financeiro, quanto maior o risco, maior o retorno.

Se isso não o incomoda e, muito pelo contrário, o anima, pois rentabilidade é seu maior foco, este artigo é para você.

Nele, vamos falar sobre o título de alto rendimento high yield (“alto rendimento”, em tradução livre do inglês para o português).

Um tipo de investimento em que o risco mais elevado é compensado por maiores rentabilidades. 

Também chamada lá fora de junk bonds, é uma aplicação que costuma ser bastante procurada quando uma economia começa a crescer.

Como é a expectativa para a nossa nos próximos anos, conforme o relatório Focus, do Banco Central. 

O que são os títulos high yield?

São títulos de dívidas geralmente emitidos por empresas. Portanto, aplicar em high yield é investir em renda fixa.

O diferencial deste produto é o fato de pagar mais juros do que a média das aplicações do segmento. Isso porque é um investimento em que há risco de inadimplência.

Vamos explicar melhor adiante. 

Quando títulos dessa natureza são emitidos, as agências de classificação de risco, como Standard & Poor’s (S&P), Moody’s, e Fitch Rating, estabelecem notas (rating) para esses papéis.

Esses papéis podem ser considerados investment grade (grau de investimento), caso as notas (rating) sejam superiores a BBB-, ou high yield, caso sejam inferiores a BBB-.

Assim, para que esses títulos atraiam investidores, o emissor compensa o risco mais elevado pagando juros mais atrativos.

É comum que os emissores de high yield sejam empresas iniciantes ou aquelas que apresentem alto nível de endividamento e necessitam gerar esses títulos para se financiarem.

Trata-se de algo comum no mercado financeiro do mundo todo. 

Se a instituição emissora melhorar sua situação financeira, esse investimento passará a ser atrativo para mais investidores, valorizando-o e melhorando sua rentabilidade. 

Outra característica desse investimento é ser favorável para o longo prazo. Como os high yields são também ligados aos ciclos econômicos de um país ou ao desenrolar de uma companhia, esperar um tempo para acompanhar esses movimentos pode ser fundamental para “fazer um bom negócio”.

Vantagens dos títulos high yield

Como falamos, a maior vantagem dos junk bonds é a alta rentabilidade.

Como pagam juros acima da média dos títulos de renda fixa, quando esse juro estiver baixo, serão uma alternativa para garantir rentabilidade considerável por meio de uma aplicação de renda fixa.

Com o crescimento econômico – que favorece as contas públicas e, portanto, melhora a capacidade de o governo honrar seus compromissos – e o progresso da situação da empresa emissora, o investimento irá se valorizar e, com isso, o rendimento tende a ser mais atrativo.

Assim, podemos considerar também como benefício a possibilidade de diversificar sua carteira.

Mesmo ao investir em título de uma só empresa, como não há correlação com outros títulos de renda fixa, usar o high yield para diversificar e reduzir os riscos é possível.  

Desvantagens dos títulos de alto rendimento

Como mencionamos, é uma aplicação com grau de risco mais elevado em relação aos demais de renda fixa.

Da mesma forma que o desempenho de uma empresa pode melhorar, sua saúde financeira pode se deteriorar, fazendo com que não pague seus credores e gere risco de crédito. 

Vale lembrar que o high yield não é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Outra desvantagem é a baixa liquidez. Como é um ativo que apresenta risco, pode ser mais difícil revendê-lo no mercado secundário. 

Por conta dessas características, a diversificação de aplicações, com ativos de renda fixa mais tradicionais, por exemplo, ajuda a fazer o manejo do risco geral da carteira, tornando os retornos mais consistentes.   

Ficou interessado, porém, receoso? Você não precisa tomar nenhuma decisão sozinho ou depender apenas das análises das agências de rating para saber como investir em high yields.

Os assessores da Genial Investimentos podem ajudar você. Contamos com uma equipe qualificada pronta para fazer seu dinheiro render mais.

Abra já a sua conta, é grátis!

Abra sua conta na Genial Investimentos - Banner Post

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *