Os índices de mercado são formas importantes de acompanhar resultados de determinados segmentos de investimentos. Nesse sentido, o ICO2 da B3, a bolsa de valores brasileira, é um indexador relevante no mercado nacional relacionado à sustentabilidade.

Se você se interessa pelo tema, vale a pena saber como o ICO2 funciona, suas características e se é possível investir nele. Assim, você consegue fazer uma análise de investimentos mais sólida e determinar se o índice pode ser uma fonte de embasamento para suas escolhas.

Quer saber mais sobre o ICO2 da B3? Então continue a leitura para entender como ele funciona e as principais informações sobre o índice!

O que é um índice de mercado?

Antes de conhecer com mais detalhes o ICO2, você deve saber o que é um índice de mercado. Eles são utilizados como um indicador de desempenho de determinados mercados e economias.

Dessa maneira, os índices servem para demonstrar resultados dos investimentos ou mercados nos quais estão inseridos. Cada índice escolhe qual segmento avaliará. Então ele acompanhará as movimentações desse mercado em um período.

Na prática, existem índices de diversas classes de investimentos, títulos ou ativos e setores. Além disso, eles podem ser criados e divulgados a qualquer momento. Logo, estão em constante atualização e desenvolvimento.

Quem cria os índices?

Os índices são criados por empresas especialistas nesses assuntos. A atuação delas pode ser focada apenas nessa finalidade, mas elas também podem estar inseridas em outras funções no mercado financeiro. A B3, por exemplo, calcula diversos índices relacionados aos seus serviços.

Na prática, os índices voltados a investimentos montam uma carteira teórica com títulos ou ativos determinados. Desse modo, é possível avaliar as oscilações da carteira — que representa o resultado do índice e demonstra como ela se comportou no período.

A composição da carteira é determinada por uma metodologia que deve ser divulgada ao público. Portanto, busca-se demonstrar como os componentes do portfólio são escolhidos, quando eles são reavaliados e qual será a proporção de cada um nos resultados.

Um exemplo bastante conhecido de índice de mercado é o Ibovespa. Ele traz uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas na B3. Esses ativos são escolhidos conforme uma metodologia da própria bolsa de valores.

Vale destacar que o Ibovespa é o principal índice da bolsa, por demonstrar os resultados das ações mais representativas do mercado. A partir dele, é possível ter uma ideia de como a própria bolsa se comportou, de acordo com as movimentações dos ativos.

O que é o ICO2 da B3?

Agora que você já sabe o que é um índice de mercado, fica mais fácil compreender o ICO2 da B3. Ele é o Índice Carbono Eficiente, criado em 2010. O indicador também é calculado e divulgado em tempo real pela bolsa de valores brasileira.

A ideia do ICO2 é compor a sua carteira com ações de empresas que divulgam dados sobre a emissão de gases do efeito estufa, principalmente o gás carbônico. Portanto, apesar de acompanhar os resultados das cotações dessas ações, o seu principal objetivo tem um diferencial relevante.

Na verdade, o ICO2 propõe que os investidores e outros interessados consigam comparar os níveis de sustentabilidade de cada companhia. Dessa forma, observando os dados sobre a emissão de gases, é possível verificar seu desenvolvimento, possíveis reduções e atitudes sustentáveis do negócio.

Como esse índice funciona?

Você viu que o ICO2 tem o objetivo de acompanhar as ações de empresas em relação à emissão de gases do efeito estufa e sua redução. Então é hora de saber como ele monta a sua carteira e como se dá a sua composição.

Primeiro, é preciso entender que o ICO2 utiliza como base o índice chamado IBrX-100, que acompanha as 100 ações mais negociadas na bolsa brasileira. Porém, ele traz mais uma camada de distinção, utilizando dados sustentáveis das empresas.

Para entrar na carteira do ICO2, além de já pertencer ao IBrX-100, as companhias precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • aderir formalmente à iniciativa trazida pelo ICO2;
  • fazer um relatório anual referente ao inventário de emissão de gases relacionados ao efeito estufa, conforme os prazos e a abrangência definidas pela B3.

Ademais, não podem estar incluídos no índice os brazilian depositary receipts (BDRs) ou ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial. Também não são consideradas para o índice as empresas em outra situação especial de listagem, como o regime especial de administração temporária.

No momento da criação do ICO2, em 2010, foram convidadas a participar dessa iniciativa apenas as empresas que pertenciam ao IBrX-50. Esse índice compõe o seu portfólio teórico com as 50 companhias mais negociadas na bolsa.

Contudo, houve uma revisão da metodologia para se adequar às tendências e movimentos mundiais que buscam dar mais relevância ao tema. Como resultado, em 2020, a B3 passou a convidar as empresas participantes do IBrX-100 a se adequar às regras do ICO2.

Quais são as características do ICO2 da B3?

Depois de entender como funciona o índice ICO2, vale a pena saber quais são as suas principais características. Afinal, conhecer a composição da carteira e saber como cada empresa é classificada no portfólio ajuda a entender esse índice.

Confira mais informações a seguir:

Composição da carteira

A carteira teórica da ICO2 é composta por empresas que aderiram às regras da metodologia do índice. Como vimos, isso significa ter relatórios sobre a emissão de gases do efeito estufa e estar entre as 100 ações mais negociadas na B3.

Logo, grandes empresas brasileiras fazem parte do índice. Ele contava — em maio de 2022 — com 65 companhias. Porém, vale ressaltar que a composição do índice é revista para rebalanceamento a cada 4 meses.

Desse modo, é fundamental ficar atualizado em relação ao ICO2 e suas mudanças, já que elas podem excluir ou incluir empresas. A revisão periódica garante que as companhias incluídas continuem cumprindo os requisitos necessários para se enquadrar nas regras da metodologia.

Conheça algumas empresas que faziam parte do índice em maio de 2022:

  • Itaú Unibanco (ITUB4);
  • Bradesco (BBDC4);
  • B3 (B3SA3);
  • Ambev (ABEV3);
  • Petrobrás (PETR4);
  • Santander (SANB11).

Peso de cada empresa

Os resultados do ICO2 são determinados por pontos que são calculados conforme um critério de ponderação. Dessa forma, as empresas têm determinados pesos dentro do índice, o influenciando de forma mais ou menos significativa.

Para definir o peso de cada ação, existem dois critérios diferentes. Veja só:

  • valor de mercado do free float de cada empresa no momento da aferição;
  • razão entre as emissões de gases do efeito estufa e a receita bruta da empresa reportada nas demonstrações financeiras.

Esse coeficiente de emissão sobre a receita é calculado conforme a quantidade de toneladas de dióxido de carbono emitida no ano base. Assim, divide-se os dois fatores para se chegar a um resultado.

Quanto menor for o coeficiente, mais peso a empresa terá no índice, tendo em vista que sua emissão é proporcionalmente menor. Além disso, as companhias precisam efetuar relatórios comprovando as emissões e os números informados à B3.

Por que vale a pena conhecê-lo?

Uma dúvida comum dos investidores diz respeito à importância de conhecer o ICO2 da B3 e outros índices de mercado. Nesse contexto, a principal relevância é ter acesso a empresas que cumprem os requisitos de sustentabilidade e ter a oportunidade de acompanhar seus resultados.

O mercado dos investimentos passou por diversas mudanças ao longo do tempo, atualizando-se conforme as demandas da sociedade. Entre elas, está a necessidade de as empresas manterem uma atividade sustentável em relação ao meio ambiente.

Afinal, uma companhia que não se adapta a questões ambientais não contribui para que a vida no planeta seja mais sustentável. Com a demanda da sociedade, isso afasta potenciais consumidores e pode indicar uma descontinuação do negócio.

Então conceitos como o ESG, que dizem respeito ao meio ambiente, sociedade e governança, têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado financeiro. A emissão de gases do efeito estufa faz parte desse conceito, de forma diretamente ligada ao meio ambiente.

Com isso, o investidor pode se interessar pelo ICO2 para conhecer empresas que se atentem a questões sustentáveis. Logo, é possível investir em companhias que se comprometem com uma atividade mais equilibrada e com menores impactos ambientais.

Isso traz a vantagem de encontrar empresas que tenham mais chances de serem perenes. Como consequência, companhias que não se adaptam ao ESG e às demandas sociais podem ter problemas financeiros e até mesmo judiciais.

É possível investir no ICO2?

Você percebeu que o ICO2 é um índice de mercado da bolsa de valores brasileira. Mas será que é possível investir nessa carteira teórica? Como o próprio conceito indica, essa carteira serve apenas como uma forma de demonstrar os resultados de um portfólio hipotético.

Assim, o índice não é um ativo que pode ser acessado pelos investidores interessados em participar dos resultados das ações. Contudo, isso não significa que não é possível realizar aportes para se expor ao ICO2 de forma indireta.

Existem duas formas de fazer isso: pelo investimento direto nos ativos da carteira teórica ou pelos exchange traded funds (ETFs).

Entenda a seguir como cada um deles funciona na prática!

Investimento direto

Investir diretamente nos ativos que compõem a carteira teórica do ICO2 significa comprar as ações por meio da bolsa de valores, individualmente. Contudo, essa solução não é acessível ou realista para muitos investidores.

Isso porque, como você viu, o índice é composto por cerca de 65 ações diferentes. Ademais, elas também têm pesos próprios — o que significa que é preciso comprar os ativos de forma proporcional em relação à carteira, conforme o índice.

Logo, o investimento direto é mais trabalhoso e custoso. Além de necessitar de diversas negociações e tempo disponível para adequar a carteira e acompanhá-la, o valor investido para adquirir todas as ações será bastante alto.

No entanto, o investimento direto não precisa se dar em todas as ações. Se você tem interesse em investir em empresas que tenham uma consciência ambiental mais elevada e busquem reduzir a emissão de gases do efeito estufa, pode conferir o ICO2 para basear suas decisões.

Desse modo, você mantém a sua análise fundamentalista normalmente, avaliando os fundamentos das companhias nas quais tem interesse e os respectivos indicadores. Junto à análise, é possível verificar se a companhia faz parte do ICO2 e quais são os seus números em relação à emissão de gases.

ETFs

Uma forma de se expor ao portfólio completo do ICO2 com praticidade se dá por meio do investimento em ETFs — os fundos de índice. Eles são fundos de investimentos que alocam os recursos de acordo com a composição de determinado índice.

Esse fundo conta com um gestor profissional e publica suas regras em documentos oficiais, como os regulamentos e as lâminas. Assim, ele mostra como se dá a composição do patrimônio, negociações e gestão.

Os investidores interessados em participar desses fundos podem comprar cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio do ETF. Portanto, tê-las em carteira permite acompanhar indiretamente as movimentações do portfólio do índice replicado.

Afinal, o patrimônio do ETF é composto com os mesmos ativos da carteira teórica do índice escolhido, mantendo suas variações e balanceamentos. Com isso, os resultados são bem próximos ao indexador escolhido.

As cotas de ETF são negociadas por meio da bolsa de valores brasileira e há diversas alternativas para sua escolha. Entre elas está o ECOO11 — um ETF com o objetivo de replicar os resultados do ICO2 da B3.

Dessa forma, se você comprar uma cota do ECOO11, está se expondo a uma carteira que espelha o portfólio do índice. Como a gestão do ETF é passiva, a finalidade é trazer os mesmos resultados do ICO2, acompanhando as movimentações do mercado.

Conclusão

Nesse conteúdo você aprendeu mais sobre o ICO2 — um índice da B3 que busca acompanhar resultados de empresas em relação à sua emissão de carbono. Assim, foi possível conhecer a composição da carteira do índice e suas principais características.

Como você viu, é possível se expor ao ICO2 por meio dos ETFs negociados na bolsa de valores. Se você se interessa por empresas que controlem a emissão de carbono, vale a pena avaliar a possibilidade de fazer aportes nessa alternativa.

Você quer acessar todas as alternativas da bolsa por meio de uma corretora de valores confiável e prática? Então não deixe de abrir uma conta na Genial!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!