Uma corretora de valores é uma instituição financeira destinada a intermediar operações em mercados regulamentados de valores mobiliários, como a compra e venda de ações, títulos de renda fixa e cotas de fundos de investimento.

As corretoras são chamadas tecnicamente de “sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários (CTVMs)”. Por meio delas, as pessoas físicas conseguem ter acesso, por exemplo, à bolsa de valores e ao Tesouro Direto, plataforma on-line de negociação de títulos públicos.

Também podem oferecer outros serviços, como custódia de ações e títulos, a organização e administração de fundos e clubes de investimento e a disponibilização de informações de análise de investimentos.

De acordo com o Banco Central, uma corretora de investimentos pode:

– Operar em bolsas de valores;
– Subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado;
– Comprar e vender títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros;
– Administrar carteiras e custodiar títulos e valores mobiliários;
– Exercer funções de agente fiduciário;
– Organizar e administrar fundos e clubes de investimento;
– Emitir certificados de depósito de ações;
– Intermediar operações de câmbio;
– Praticar operações no mercado de câmbio;
– Praticar determinadas operações de conta margem;
– Realizar operações compromissadas;
– Praticar operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros;
– Operar em bolsas de mercadorias e futuros por conta própria e de terceiros.

Em geral, as corretoras procuram orientar os clientes na escolha das aplicações financeiras, principalmente no investimento em ações.

Elas dispõem de analistas de diferentes empresas e setores que recomendam a compra, manutenção ou venda de ações específicas para aqueles investidores que gostam de investir na bolsa.

Algumas corretoras contam também com consultores financeiros, que orientam os investidores no que diz respeito a outros tipos de produtos financeiros, como títulos de renda fixa e fundos de investimento.

Investir em corretora de valores é seguro?

As corretoras precisam de autorização do Banco Central para funcionar, sendo fiscalizadas pelo próprio BC e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É possível inclusive verificar se uma corretora está habilitada a prestar os serviços que oferece pelo site da CVM, no Cadastro Geral de Regulados.

Como as corretoras de valores são intermediárias, os recursos que o investidor transfere para investir nos produtos oferecidos apenas passam pela conta da corretora.

Após a aplicação em um ativo financeiro, este fica custodiado em nome do investidor na Câmara de Ações da antiga BM&FBovespa ou na antiga Cetip, ambas empresas unidas recentemente por fusão na nova empresa B3. Ali, seus ativos ficam protegidos.

No caso dos fundos de investimento, eles têm CNPJ próprio. Seu patrimônio, portanto, é totalmente apartado do patrimônio da corretora que o distribui, ou mesmo da gestora e da administradora do fundo.

Assim, se a corretora quebrar, por exemplo, os ativos do investidor – sejam cotas ou títulos – estarão protegidos. Basta abrir conta em outra corretora de valores e continuar operando por ela.

Para entender melhor, separamos um vídeo do #GenialEnsina com os procedimentos caso isso aconteça:

Apenas os recursos que o investidor deixa parados na própria conta da corretora estão sujeitos ao risco da corretora. Mas deixar dinheiro parado, sem rendimentos, nunca é uma boa ideia, de qualquer forma, certo?

Somos uma corretora

A Genial Investimentos é a plataforma de investimentos on-line da Geração Futuro Corretora de Valores. Aqui você pode investir em diversos tipos de aplicações financeiras e ainda receber consultoria de investimentos totalmente gratuita.

Nós da Genial acreditamos que, com a orientação certa, qualquer pessoa pode se tornar um investidor. Nós falamos a sua língua. A Genial pode ajudar você a investir melhor o seu dinheiro, abra a sua conta.

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários