A gestão financeira é essencial para garantir a saúde financeira de empresas e pode inclusive evitar grandes problemas, como dívidas ou até mesmo a falência do negócio. Mas se engana quem acredita que gestão financeira só impacta as companhias e as grandes empresas, a gestão das finanças pessoais também é extremamente importante e deve ser praticada.

Isso porque, o dinheiro e os recursos adquiridos, seja por uma pessoa ou por uma companhia, são importantes para o desenvolvimento de qualquer meta ou sonho, até mesmo para investimentos, como por exemplo a realização de um curso como graduação em gestão de pessoas para alguém que deseja se desenvolver na área.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de uma boa gestão financeira, bem como entenda a importância de gerir seus recursos financeiros e veja como realizar algumas estratégias nesse sentido, para que seja possível mudar a sua vida financeira na prática, mesmo sem fazer um curso de gestão financeira startup.

Quais são as estratégias financeiras?

A princípio, além de conhecer as estratégias financeiras, é preciso entender o que eles são. Em suma, essas por sua vez,  trata-se de formas para gerenciar o seu dinheiro, buscando administrar todas as entradas e saídas, além de ter controle sobre os custos, lucros e todos os processos que envolvem os pagamentos, recebimentos e objetivos, etc. 

Dessa forma, para conseguir aplicar de uma forma bem-sucedida essas estratégias financeiras, não é preciso um curso de gestão financeira, por exemplo, uma vez que com conhecimentos básicos já é possível obter bons resultados. 

Entretanto, se a gestão em questão for de uma companhia, é necessário a busca pelo conhecimento mais aprofundado, bem como de um time especialista para gerir todo o negócio e fazer coisas como gestão de crise, o que requer um nível mais avançado de estratégia financeira do que a gestão pessoal.

Além disso, também é importante ter em mente que ter controle sobre suas finanças significa também estar preparado para adversidades e se preparar para cenários de curto, médio e longo prazo

Assim, leia a seguir algumas das principais características e informações necessárias para montar boas estratégias financeiras:

  • Tenha um orçamento;
  • Elabore das estratégias;
  • Crie um cenário;
  • Crie de políticas financeiras;
  • Adote ferramentas do gerenciamento financeiro estratégico.

A aplicação eficiente das estratégias traz benefícios, como o crescimento estável e administração coerente dos lucros.

Quais são as quatro principais atividades da gestão financeira?

Quando se trata de gestão financeira, é preciso saber que há formas de investir determinada parte de seus rendimentos para que seu dinheiro possa trabalhar para você de alguma forma, sendo ou não uma companhia.

Sendo assim, confira a seguir as atividades da gestão financeira. 

  1. Planejamento financeiro

Quando o assunto é dinheiro, o planejamento sempre será o primeiro passo. Isso porque, é preciso entender qual a rotina do seu dinheiro, quais as obrigações, os lucros, além de fazer reservas para emergência e etc.

Tudo isso precisa ser estabelecido e decidido através do planejamento

  1. Aplicação do capital

Um aprendizado comum compartilhado em cursos como o de gestão financeira tecnólogo ead, é que além de fazer reservas e buscar gerar dinheiro através de serviços ou vendas de produtos, também é possível fazer aplicações que nada mais são do que investimentos. 

Atualmente, esse mercado se tornou cada vez maior, com cursos gratuitos para quem quer aprender a investir e com diversas modalidades de investimento para todos os perfis de investidores, desde aqueles mais moderados até os mais destemidos e agressivos. 

  1. Controle do fluxo de caixa

O controle de fluxo nada mais é do que prestar atenção e saber todas as entradas e saídas de seus recursos financeiros para que possa ter controle sobre eles.

  1. Análise de investimentos

Por último, mas definitivamente não menos importante, além de planejar, investir e ter controle sobre o fluxo de caixa, também é preciso realizar análises de investimentos periodicamente para analisar os rendimentos e entender quais são os melhores investimentos para você. 

Quais as estratégias de análise financeira primordiais para uma organização de sucesso?

Assim como na gestão de recursos humanos ead, a gestão financeira de uma companhia deve conter estratégias.

Entretanto, para que seja possível entender qual a melhor estratégia para sua companhia é preciso fazer uma profunda análise levando em consideração todos os pontos fortes e fracos de sua empresa. 

Além disso, também é preciso analisar dados, como por exemplo, lucratividade, gastos, despesas fixas e etc.

Dessa forma, com essa análise profunda, é possível também descobrir não só as melhores estratégias de gestão, como também os melhores investimentos para o perfil de sua companhia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!