Quer saber quanto a caderneta de poupança tem rendido? Ou qual foi a rentabilidade daquele valor que você aplicou um tempo atrás? Quer saber, de forma oficial, se o rendimento da poupança tem sido interessante em comparação a outras aplicações?

Você pode saber o rendimento da poupança em qualquer período a partir de 1º de fevereiro de 1991 usando um aplicativo do Banco Central, a Calculadora do Cidadão.

O acesso pode ser feito no site do BC ou por meio do app de mesmo nome, disponível para Android, iOS e Windows Phone.

A funcionalidade encontra-se na área “Correção de Valores”. Basta escolher a opção “Poupança” e preencher com os dados solicitados: data inicial (data do depósito, que é também a data de aniversário), data final (data de resgate) e valor a ser corrigido (quantia depositada) e regra de correção (poupança nova ou poupança antiga).

A opção “poupança nova” destina-se aos depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012, depois da mudança nas regras de remuneração da poupança. Já a opção “poupança antiga” destina-se aos depósitos feitos até 3 de maio de 2012, quando mudaram as regras.

O cálculo mostrará a rentabilidade acumulada entre as datas escolhidas e a quantia atualizada, isto é, quanto o poupador tem hoje.

Se quiser saber quando a poupança rende neste ano, após a queda da Selic para 6%, confira este post que preparamos para você.

Rendimento da poupança é mensal

A funcionalidade é bastante útil para o poupador saber quanto seu dinheiro está rendendo na caderneta. Também serve para ele comparar o acumulado do rendimento da poupança em determinado período com o de outras aplicações financeiras.

Lembrando que a poupança só tem rentabilidade mensal, na data de aniversário. Se você aplicar em 1º de janeiro e resgatar em 15 de junho, você só terá a rentabilidade referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Os 15 dias de junho não terão rendimento.

Quer investir com segurança e ganhar mais do que a caderneta de poupança? Abra a sua conta na Genial! É simples, rápido e fácil.

abra sua conta

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *