As siglas BDR e ETF representam alternativas de investimentos distintas. Por isso, você já pode ter visto essas expressões separadamente. Porém, elas também podem ser unidas em um mesmo investimento da bolsa de valores brasileira (B3).

Nesse sentido, o BDR de ETF é uma oportunidade que permite explorar o mercado estrangeiro de modo simples e acessível, sem precisar fazer o investimento direto no exterior. Se essa vantagem é atraente para você, vale a pena entender mais sobre o assunto.

Neste post, nós da Genial explicamos o que é esse investimento, quais são as vantagens e os riscos e como investir nele.

Confira!

O que é um BDR de ETF?

Como você viu, os BDRs e os ETFs são investimentos diferentes — cada um com suas particularidades. Assim, para entender o que é um BDR de ETF é importante saber o que cada termo significa individualmente.

Veja!

BDR

Os brazilian depositary receipts (BDRs) são certificados emitidos no Brasil com lastro em um investimento internacional. Essas alternativas podem ser lastreadas em ações, cotas de fundos de investimentos ou títulos de renda fixa, por exemplo.

A dinâmica de um BDR acontece da seguinte maneira: uma instituição depositária brasileira compra um ativo em outro país. Então ela emite um certificado com lastro nele e o vende na B3, mantendo a custódia do investimento internacional.

Desse modo, ao comprar um BDR, você investirá em uma alternativa estrangeira, sem precisar negociar no mercado externo. Assim, as formas de ganho e os riscos de um BDR estão atrelados ao ativo estrangeiro.

ETF

Entendendo o que é um BDR, é o momento de saber o que é um ETF. Essa é a sigla para exchange traded fund, ou fundo de índice. Essa modalidade é um tipo de fundo de investimento. Ou seja, veículo financeiro constituído do capital de diversos investidores e gerido por um gestor profissional.

A principal diferença entre os tipos de fundos de investimentos é o foco das alocações. No caso dos ETFs, o objetivo é replicar a carteira teórica de um índice de referência do mercado, a fim de obter resultados semelhantes a ele.

Para isso, o gestor do fundo aloca os recursos nas mesmas alternativas e em proporções parecidas ao portfólio do indexador. Por exemplo, um ETF que tem como referência o Ibovespa tem em sua carteira as ações das companhias mais negociadas na B3, assim como o índice.

Em relação aos ganhos, no Brasil, a principal forma de obter lucros com ETF é pela valorização das cotas. Isso porque os ETFs brasileiros não pagam dividendos, pois os proventos recebidos são reinvestidos. Mas os ETFs internacionais podem pagar dividendos.

BDR de ETF

Agora que você já sabe o que é BDR e o que é ETF, pode entender que os BDRs de ETFs são certificados lastreados em cotas de fundos de índice internacionais. Dessa maneira, ao investir neles, você expõe a sua carteira a um ETF estrangeiro.

Como funciona um BDR de ETF?

Como você aprendeu, para lançar um BDR no mercado, uma instituição depositária precisa comprar o ativo no mercado internacional. No caso de um BDR de ETF, ela investe em cotas do fundo de índice estrangeiro, emite os certificados e os disponibiliza para venda na B3.

Outro ponto a destacar é a remuneração dessa alternativa. Você viu que os ganhos de um BDR dependem do ativo lastreado. No caso dos ETFs, existem veículos internacionais que distribuem dividendos aos cotistas, como alguns fundos de índice norte-americanos.

Quando houver a distribuição de proventos nas alternativas que dão lastro ao BDR, os pagamentos são recebidos pela instituição depositária e repassados aos investidores.

Quais as vantagens e riscos de investir em um BDR de ETF?

Conhecendo o funcionamento dos BDRs de ETFs, você pode ter curiosidade em saber quais são as vantagens e os riscos de investir nessa alternativa.

Confira!

Vantagens

Uma das principais vantagens de um BDR de ETF é a internacionalização da sua carteira de investimentos. Dessa forma, você pode expor o seu patrimônio a outros mercados, protegendo-o de crises internas.

Como a compra dos BDRs de ETFs é feita por meio da bolsa de valores brasileira, você tem acesso aos investimentos estrangeiros de uma forma prática e com menos custos. Afinal, não é necessário abrir uma conta no exterior e nem pagar as taxas de transferência de valores e de câmbio.

Além disso, os BDRs de ETFs são uma forma de diversificar a carteira de investimentos, já que um fundo pode apresentar uma cesta com diversos investimentos. Assim, ao comprar um BDR, você expõe a sua carteira a essa diversidade.

Vale a pena lembrar que a diversificação de investimentos é uma estratégia que serve para minimizar os riscos do portfólio e aumentar as possibilidades de rendimentos.

Riscos

Como todo investimento, os BDRs de ETFs também apresentam riscos, sendo o principal deles a não garantia de lucro para os investidores. Isso porque essa modalidade faz parte da renda variável.

Outro risco desse veículo é o de liquidez. Como alguns BDRs ainda não apresentam alto volume de negociação na B3, você pode ter dificuldade para se desfazer do investimento.

Por fim, vale lembrar que os riscos de um BDR de ETF também acompanham os riscos do veículo internacional. Então, se o certificado se refere a um fundo de índice de ouro, por exemplo, ele corre os riscos da oscilação do preço do metal.

Como investir em um BDR de ETF?

Após descobrir as vantagens e os riscos de um BDR de ETF, você deve entender como investir nessa modalidade. Primeiramente, é importante compreender se o investimento se encaixa em sua estratégia. Para isso, identifique o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.

Se você compreender que os BDRs de ETFs podem se alinhar às suas expectativas, o primeiro passo para investir é abrir conta em uma corretora de valores. Dessa maneira, você terá acesso ao home broker — uma plataforma que insere o investidor no mercado da B3.

Uma vez nesse ambiente, você deve colocar o código de identificação (ticker) do BDR de ETF desejado. Então determine o número de ativos que deseja comprar e aguarde até que a transação seja finalizada.

Neste artigo, você entendeu o que é um BDR de ETF e como investir nessa modalidade. Se você se interessou por esse investimento, não deixe de estudar as opções a fim de entender se elas se alinham aos seus propósitos.

Quer investir em um ambiente de fácil navegação, seguro e com taxa de corretagem zerada? Abra sua conta na Genial!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Campanha Institucional - Ativação - Abra sua conta

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa