Um dos primeiros desafios para investir no mercado de ações é aprender a usar o home broker, plataforma lançada pela B3 – Brasil Bolsa Balcão – em 1999 que automatizou as operações de compra e venda de ações. Até o lançamento do home broker, todas as transações precisavam ser feitas no tradicional pregão viva voz da antiga Bovespa. O novo sistema tem inúmeras vantagens, como a precisão e a redução de custos, por isso substituiu totalmente o pregão viva voz. Na antiga Bovespa, o último pregão viva voz aconteceu em 2005 e, na BM&F, em 2009. Atualmente, as duas Bolsas fazem parte da B3.

Operar o home broker da Genial Investimentos é simples e intuitivo, mas, à primeira vista, a quantidade de informações e possibilidades pode assustar. Como não dá para investir em ações sem aprender a usar o home broker, vamos mostrar neste post as principais funcionalidades da plataforma e ajudar você a explorar ao máximo a ferramenta que lhe dá acesso ao mercado de ações.

Dominando a Bolsa de Valores

O que é o home broker?

O home broker é um tipo de plataforma de investimentos que conecta os investidores à Bolsa de Valores. Ele foi adotado em 1999 como ferramenta oficial para a negociação de ações, substituindo não apenas o pregão viva voz, mas também a necessidade de o investidor ligar na mesa da corretora para comprar ou vender papéis.

Na plataforma é possível ainda conferir em tempo real as cotações dos ativos e as notícias, além de acompanhar a execução de ordens. A adoção do home broker tornou a negociação de ações, e outros ativos, mais barata, dinâmica, segura, transparente e autônoma.

No Brasil, toda negociação de ações deve ser intermediada por uma corretora, por isso o acesso ao home broker se dá através de corretoras de valores devidamente regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como a Genial Investimentos. Ou seja, todas as ordens de compra e venda do investidor para a B3 são realizadas no ambiente das corretoras de valores.

Na Genial Investimentos, o acesso ao home broker pode ser realizado na área logada do portal ou pelo app da Genial, ambas as versões oferecem as principais funcionalidades apresentadas abaixo.

Cotações: como operar home broker

O menu principal do home broker da Genial está localizado no canto inferior esquerdo da tela:

Menu Home Broker Genial
Menu do home broker da Genial

Nele é possível acessar todas as funcionalidades da plataforma, incluindo a seção “Cotações” em que o investidor pode incluir ativos para acompanhar os preços em tempo real. Para isso, basta adicionar o código (ticker) da ação no campo “Papel”.

Se não souber o ticker da ação, basta pesquisá-lo no campo “Dicionário de Papéis”, buscando pelo nome da empresa.

Seção Cotação do HB Genial
Seção Cotação do HB Genial

Vale lembrar que uma mesma empresa pode ter diferentes classes de ações negociadas na Bolsa. O código das ações ordinárias é seguido pelo número 3; já o das preferenciais, pelo número 4. O código das units (pacote que reúne ações ordinárias e preferenciais em um único ativo) e dos ETFs (fundo de ações que acompanham um índice e cujas cotas são negociadas na Bolsa) é seguido pelo número 11.

Na janela “Cotação” é possível acompanhar o último preço de negociação de um ativo, sua variação percentual no pregão e os melhores preços de compra e de venda, além de visualizar as mínimas e máximas do pregão anterior, a quantidade e o volume de negócios.

Assim como na opção “Cotações”, a seção “Cotação Rápida”permite visualizar em tempo real o preço de uma determinada ação, sua variação percentual, o melhor preço de compra e de venda, além de outras informações.

Livro de ofertas: como usar o home broker

O livro de ofertas (book de ofertas) é também uma das funcionalidades essenciais disponíveis ao investidor no home broker. Na prática, ele reúne todas as intenções de compra e de venda, incluindo os preços praticados por compradores e vendedores.

As ofertas de compra de um determinado ativo são identificadas pela cor azul (lado esquerdo) e, as de venda, pela cor laranja (lado direito).

Livro de ofertas: como usar o home broker
Livro de ofertas: como usar o home broker

O investidor que deseja comprar um determinado ativo a mercado, ou seja, quer negociar (vender ou comprar) com rapidez, deve sempre fazer sua ordem por um preço melhor do que o observado na última oferta.

Por exemplo, se estiver acompanhando o book da Petrobras (PETR4) e observar que o melhor comprador está pagando R$ 28,00, para vender suas ações a mercado, você deverá colocar uma ordem de venda a R$ 28,00 ou menos.

E-book: Aprenda a Investir em Ações

Boletas de compra e venda

“Boleta de compra e venda” é a seção onde o investidor realiza suas ofertas. A opção também está disponível no menu do home broker da Genial. Nessa janela, o investidor deve determinar a quantidade de ações que deseja comprar. Se a operação for de um lote cheio, a quantidade será sempre em múltiplos de 100. Para compras inferiores a 100 ações, a ordem será fracionária e, por isso, o ticker deverá vir acompanhado da letra F.

Entenda aqui como funciona um lote fracionado de ações.

Depois de checar os preços no livro de ofertas, o investidor realiza sua ordem de compra ou de venda do ativo pelo preço que deseja negociar. Nessa área é possível determinar ainda por quanto tempo a ordem ficará disponível para negociação.

Lote Fracionado de Ações Home Broker Genial Investimentos
Lote Fracionado de Ações Home Broker Genial Investimentos

Stop loss e stop gain

A configuração da ferramenta de stop loss e stop gain permite a automatização de vendas e compras, diminuindo a possibilidade de grandes perdas com os ativos. Na prática, com os stops, o investidor/trader define em que valor mínimo ou máximo deseja vender um ativo.

Para programar o stop acesse Menu > seção Ordem > opção Stop nas abas da nova janela. Para configurar o stop é preciso informar o preço de disparo e o preço limite de venda. O preço limite é o valor pelo qual você deseja realmente vender o ativo. O preço de disparo é o gatilho que ativa a negociação automática das ofertas.

A configuração (parametrização) dos stops depende do tipo de operação que o trader está realizando.

Para os ativos do IBOV, que possuem maior liquidez, a diferença entre o disparo e o limite pode ser de apenas alguns centavos. Já para os ativos de menor liquidez, o ideal é a diferença entre o disparo e o limite ser maior para a ordem ser executada como previsto.

Acompanhamento de ordens

As ordens programadas, as executadas e os stops podem ser acompanhados em Menu > Status de Ordem. No “Status”, uma ordem pode ser exibida como parcialmente executada se apenas uma parte da negociação tiver sido realizada.

Uma ordem pode ser executada em duas ou mais etapas, mas a cobrança de corretagem será sempre única/por ordem. Já o patrimônio total da carteira pode ser acompanhado na seção “Custódia” do menu.

Quer saber mais sobre o mercado de ações e como negociar na Bolsa? Abra sua conta hoje mesmo na Genial Investimentos e aproveite as oportunidades para cuidar melhor do seu patrimônio.

Abra sua conta na Genial Investimentos - Banner Post

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *