O agronegócio é um setor de grande relevância para o Brasil. Para você ter uma ideia, apenas em 2022, a cadeia produtiva do segmento foi responsável por 24,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Assim, se você deseja aproveitar o desempenho do setor, saiba que é possível investir por meio do Fiagro, um investimento negociado na B3 — a bolsa de valores brasileira. Contudo, antes de comprar cotas do fundo, é importante entender como ele funciona na prática e quais são os seus benefícios.
Quer saber mais sobre o assunto? Nós, da Genial Investimentos, explicaremos o que é Fiagro e se vale a pena investir. Acompanhe a leitura!
O que é Fiagro?
Fiagro é a sigla para fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais. Ele é uma alternativa de renda variável para investidores interessados em se expor ao agronegócio. A modalidade chegou ao mercado em 2021 e permite investir no setor agropecuário por meio de fundos disponíveis na B3.
Esse tipo de veículo de investimento é regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — conferindo segurança e transparência aos investidores. O principal objetivo do fundo é ser um mecanismo de captação de recursos para o segmento agro brasileiro.
Desse modo, ele contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do setor. Ao realizar o investimento nesses fundos, você colabora com um dos ramos mais relevantes da economia nacional.
Além disso, esse tipo de alternativa oferece a oportunidade de diversificar o portfólio, além de ser responsável por apoiar o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro.
Como o Fiagro funciona?
Agora que você já conhece o conceito de Fiagro, chegou o momento de saber como ele funciona. Quando um Fiagro é lançado no mercado, a gestora responsável pelo veículo realiza um IPO (oferta pública inicial). O processo disponibiliza as cotas do fundo para negociação aos investidores.
O capital levantado por meio do IPO é então empregado pelo gestor para realizar os investimentos, que devem estar diretamente relacionados ao agronegócio. Existe a possibilidade de eles incluírem diferentes ativos, desde terras agrícolas até empresas do setor agropecuário.
Quando os investimentos realizados pelo fundo geram bons resultados, os Fiagros podem distribuir dividendos aos cotistas — uma parcela dos lucros obtidos. Mas vale ressaltar que, ao contrário dos fundos imobiliários, o Fiagro não é obrigado a realizar a distribuição, tudo bem?
Assim, você deve revisar a lâmina do fundo para compreender as regras específicas aplicadas a cada alternativa. Além da distribuição de dividendos, os investidores podem lucrar por meio da valorização das cotas.
Nesse caso, à medida que os ativos do fundo se valorizam, sua demanda costuma aumentar — elevando o preço das cotas e proporcionando ganhos de capital aos investidores.
Quais são os tipos de Fiagro existentes?
Após aprender sobre o funcionamento do Fiagro, é válido saber quais são os tipos existentes no mercado. De modo geral, ele se divide em três categorias distintas.
Veja, a seguir, quais são elas e as suas principais características!
Fiagro-FIDC
O Fiagro-FIDC é um tipo de fundo que adota a estratégia de um FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios). Logo, ele tem como foco os recebíveis relacionados ao mercado agropecuário.
O fundo é conhecido por investir em diferentes CRAs (certificados de recebíveis do agronegócio) —títulos de renda fixa gerados por meio de securitização. No processo, uma companhia securitizadora antecipa os recebimentos futuros de uma empresa do agronegócio.
Em troca, a securitizadora adquire o direito de receber os valores dos clientes. Em seguida, ela emite os CRAs no mercado, oferecendo aos investidores uma rentabilidade de acordo com as regras estabelecidas.
Entretanto, cabe destacar que o Fiagro-FIDC é destinado apenas a investidores qualificados, ok? Trata-se de pessoas que têm mais de R$ 1 milhão investidos e atestem a condição por escrito ou que apresentam certificações profissionais do mercado financeiro.
Fiagro-FII
Por sua vez, o Fiagro-FII adota a estratégia dos FIIs (fundos de investimento imobiliário) e conta com duas frentes principais. A primeira tem como foco imóveis rurais, incluindo armazéns agrícolas e propriedades produtoras, como fazendas.
Já a segunda frente envolve os títulos relacionados ao setor agropecuário, como os CRAs e as LCAs (letras de crédito do agronegócio). A emissão das LCAs é feita por bancos, com o objetivo de captar recursos destinados a empresas do setor.
Fiagro-FIP
Por fim, o Fiagro com estratégia de FIP (fundo de investimento em participações) procura investir em empresas de capital fechado do segmento, adquirindo uma porcentagem do capital social das companhias.
O modelo permite ao Fiagro-FIP compartilhar os resultados financeiros e participar do crescimento desses empreendimentos. Contudo, assim como o Fiagro-FIDC, o Fiagro-FIP é destinado apenas a investidores qualificados, por conta dos riscos associados às operações.
Quais são os benefícios desse tipo de investimento?
Como você entendeu, o Fiagro pode ser uma possibilidade para o investidor expor parte do patrimônio ao agronegócio. Mas você sabe quais são as vantagens desse tipo de fundo de investimento?
Veja com mais detalhes abaixo!
Praticidade e comodidade
Uma das principais vantagens do Fiagro é a oportunidade de investir no setor agropecuário de maneira simples e eficiente. A razão é que o investimento conta com gestão profissional especializada.
Assim, o gestor é responsável por realizar a movimentação do portfólio conforme os objetivos estabelecidos. Nesse sentido, o investidor não precisa se preocupar com a alocação de capital nem com a tomada de decisões complexas.
Participação nos ganhos e desenvolvimento do agronegócio
Ao investir em Fiagro, você tem a oportunidade de participar dos ganhos e do desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro. Como visto, os fundos direcionam os recursos captados para diversos segmentos do agronegócio, como:
- agricultura;
- pecuária;
- agroindústria;
- infraestrutura rural.
Dessa forma, você contribui para o crescimento e fortalecimento desse importante setor da economia nacional.
Alta liquidez
Outro benefício do investimento em Fiagro é a possibilidade de obter alta liquidez. Embora o fator possa variar conforme o tipo específico de fundo e os ativos a que ele se expõe, muitos deles contam com a facilidade de resgate rápido dos recursos alocados.
Logo, o veículo proporciona maior flexibilidade, permitindo fazer ajustes na carteira conforme as necessidades e condições de mercado.
Diversificação da carteira
Montar uma carteira diversificada é uma alternativa que os investidores precisam considerar. Afinal, a prática tende a diluir os riscos e potencializar os ganhos do portfólio. Assim, investir em Fiagro também pode contribuir para a diversificação do portfólio.
Os fundos da modalidade podem ter estratégias focadas em alocar o capital em diferentes tipos de ativos relacionados ao agronegócio. Nesse caso, há como mitigar parte dos riscos e otimizar o potencial de resultado da sua carteira.
Acessibilidade
Outro ponto positivo do Fiagro é a sua acessibilidade. No mercado financeiro, é comum encontrar investimentos que exigem um alto valor mínimo de aporte, o que costuma limitar a participação de muitos investidores.
No entanto, o Fiagro é uma alternativa que não exige um montante alto do investidor. Como ele é estruturado por meio de cotas, você pode investir quantias menores, conforme as suas possibilidades financeiras.
Logo, a acessibilidade financeira torna o Fiagro uma opção atraente para muitos investidores. Ela inclui desde aqueles que estão começando a construir o seu patrimônio até os mais experientes, que desejam ampliar a exposição ao setor agropecuário.
Quais são os riscos associados ao Fiagro?
Além de conhecer as vantagens de investir no Fiagro, também vale saber quais são os riscos envolvidos no investimento. Nesse caso, eles dependem da modalidade escolhida.
Confira com mais detalhes os riscos associados ao Fiagro!
Sazonalidade
Embora o setor agropecuário costume oferecer bons resultados, ele pode sofrer os efeitos das flutuações sazonais. Os resultados variam por conta de fatores como:
- oscilações no mercado internacional e nacional;
- variações cambiais;
- condições climáticas;
- safras.
A sazonalidade pode resultar em períodos de desempenho positivo e outros de desempenho negativo ao longo do ano. Portanto, você deve compreender e estar preparado para lidar com a volatilidade, ajustando as suas estratégias de investimento conforme necessário.
Risco de mercado
Outro risco associado aos Fiagros é o de mercado. Por ser um investimento em renda variável, as cotas dos fundos estão sujeitas às oscilações no mercado financeiro. Isso significa que, em um mesmo dia de negociação na bolsa de valores, as cotas podem sofrer tanto valorização quanto desvalorização.
Ao contrário dos investimentos em renda fixa, em que os retornos são previsíveis, os investimentos em Fiagro não oferecem a mesma segurança. Assim, os resultados obtidos estão diretamente ligados ao desempenho do mercado agrícola e podem variar bastante ao longo do tempo.
Liquidez
Você viu que a liquidez tende a ser uma vantagem do Fiagro, certo? Contudo, há risco de a liquidez dos Fiagros ser limitada em certas circunstâncias.
Se o volume de negociação das cotas for baixo ou não houver demanda suficiente no mercado, pode ser difícil vender as cotas pelo preço desejado. Isso pode resultar em dificuldades para se desfazer dos ativos.
O que avaliar antes de investir em Fiagro?
Até aqui, você entendeu como funciona o Fiagro, além de quais são as suas vantagens e os principais riscos do fundo. Agora, vale a pena saber o que avaliar antes de investir.
Confira alguns fatores que devem ser considerados!
Perfil de investidor
O primeiro passo antes de investir em Fiagro é entender o seu perfil de investidor, já que os Fiagros fazem parte da renda variável e, portanto, os riscos são maiores. Em geral, se o seu perfil é arrojado ou moderado, a alternativa pode se encaixar em sua estratégia de investimento.
Objetivos financeiros
Outro aspecto importante é alinhar o investimento em Fiagro com os seus objetivos financeiros. Sua característica de renda variável tende a fazer os fundos serem mais adequados para metas de médio e longo prazo.
Assim, se os seus planos incluem o curto prazo, como a troca de um carro em até um ano, por exemplo, o Fiagro pode não ser atrativos. Contudo, se você está pensando na aposentadoria no longo prazo, há chance de os fundos serem uma opção interessante.
Gestão do fundo
Antes de investir em Fiagros, você precisa saber sobre o gestor. Portanto, pesquise a experiência do profissional, o histórico do fundo e os resultados entregues. Ganhos passados não garantem lucros futuros, mas uma gestão competente e experiente pode fazer toda a diferença no desempenho do investimento.
Custo do investimento
Por fim, avalie os custos envolvidos no investimento em Fiagro. Verifique as taxas de administração e se há taxas de performance, que têm o potencial de impactar diretamente o seu retorno.
Como investir em Fiagros?
Conhecidas as principais informações sobre Fiagros, você pode ter se interessado em investir nesse tipo de fundo, certo? Se a opção estiver de acordo com os seus objetivos e o perfil de investidor, é importante entender como realizar o investimento.
O primeiro passo consiste em abrir uma conta em uma corretora, como é o caso da Genial Investimentos. Depois, basta transferir dinheiro que você deseja alocar.
Ao concluir a etapa, você deverá fazer um teste de avaliação de perfil de investidor. O objetivo é ajudar a instituição a entender o seu apetite ao risco e apresentar produtos adequados às suas necessidades e objetivos.
Com a conta aberta e os recursos disponíveis, você poderá acessar o home broker da corretora. Ele consiste em uma plataforma na qual ocorre a negociação de diversos ativos da bolsa de valores, incluindo os Fiagros.
No home broker, digite o ticker (código) do Fiagro em que você deseja investir. Depois, basta informar o preço que está disposto a pagar e a quantidade que quer adquirir, concluindo a operação.
Caso haja alguém interessado em vender as cotas pelo preço informado, haverá a execução da ordem e o processamento da transação pela B3. Com a liquidação da operação, as cotas serão adicionadas ao seu portfólio de investimentos.
Agora você já sabe o que é Fiagro, como ele funciona, quais são as suas vantagens e como investir nesses fundos. Com essas informações, será possível analisar se a modalidade de investimento é adequada para o seu perfil e estratégia!
Gostou do post e quer investir em Fiagro? Então não perca mais tempo e abra já a sua conta na Genial Investimentos!