Quem quer investir ou especular com segurança e tranquilidade precisa saber como escolher a melhor plataforma de investimentos. Afinal, elas são ferramentas importantes do mercado financeiro e proporcionam o acesso de investidores e especuladores aos títulos, ativos e derivativos disponíveis.

Como os sistemas não são todos iguais, você deve entender como funcionam, para que servem e quais são suas principais funcionalidades, para fazer a escolha certa. Com isso, você terá conhecimento suficiente para optar pela plataforma ideal para suas necessidades.

Quer saber mais sobre as plataformas de investimentos e como escolher a melhor? Então, não perca este conteúdo que nós, da Genial Investimentos, preparamos para você!

Qual é o conceito de plataforma de investimentos?

Antes de saber como escolher a melhor plataforma de investimentos, vale entender o que essa ferramenta representa. Na prática, investidores e especuladores precisam ter um intermediário para operacionalizar as negociações no mercado financeiro.

Para isso, existem diversas instituições financeiras especializadas na área, como as corretoras de valores. Essas empresas oferecem investimentos aos interessados, que podem ser de emissão própria ou de terceiros. Portanto, elas contam com um portfólio completo para seus clientes.

Assim, os interessados em investir nessas alternativas precisam abrir  conta em uma corretora de valores. Só assim será possível fazer a transferência de recursos para investir nos títulos, ativos, derivativos e veículos financeiros.

Com o objetivo de instrumentalizar e proporcionar esses investimentos, as corretoras contam com um sistema próprio. Dessa forma, a plataforma de investimentos é o instrumento utilizado para que os interessados consigam acessar todas as alternativas oferecidas pela corretora.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube

Para que serve?

Você já sabe que a plataforma de investimentos é utilizada pelos clientes das corretoras de valores para acessar as alternativas da instituição ou as negociadas na B3. Contudo, o sistema pode apresentar funções diferentes, dependendo do mercado acessado.

Confira, a seguir, as principais considerações sobre o assunto:

Home broker

Você já deve ter visto em filmes mais antigos que a negociação no pregão da Bolsa de Valores ocorria por meio de ligação telefônica, não é mesmo? Nesses casos, os investidores ligavam para os operadores vinculados à Bolsa e executavam suas ordens de compra ou venda de ativos.

Contudo, desde 2009, a Bolsa brasileira (B3) extinguiu o chamado “pregão viva-voz”. Dessa forma, todo o procedimento passou a ser feito de maneira digital, pelo Home Broker, e sem a necessidade de ligações ou interações com operadores.

Dessa maneira, o Home Broker é um sistema disponibilizado aos investidores, que permite acesso às alternativas disponíveis na B3. Caso o objetivo seja negociar Ações, Fundos de Índice (ETFs), Fundos Imobiliários (FIIs) ou derivativos, por exemplo, é necessário utilizar essa ferramenta.

Vale destacar que, por meio do Home Broker, os investidores têm acesso a informações importantes sobre ativos e derivativos negociados na Bolsa. Entre elas,  os dados de cotações e o book de ofertas.

Plataforma da corretora

Além do Home Broker, as corretoras oferecem  acesso a uma plataforma própria. É por meio dela que são negociados os títulos e veículos financeiros que não estão presentes na Bolsa de Valores.

Com essa ferramenta, você acessa  títulos de Renda Fixa, como:

Além disso, existem modalidades de Renda Variável  negociadas por meio dessas plataformas. Confira as principais:

  • Fundos de Ações;
  • Fundos Multimercados;
  • Fundos Cambiais.

Dessa forma, além de Renda fixa, também há como investir em Renda Variável por meio da corretora. Vale ressaltar que cada instituição terá um portfólio disponível para os investidores, com diferentes opções.

Qual é a importância de ter uma boa plataforma de investimentos?

Agora que você sabe o que é e para que serve a plataforma de investimentos, precisa entender por que é importante contar com uma boa alternativa para as s suas aplicações e operações. Vale ressaltar que cada ferramenta apresenta funcionalidades, design e utilizações diferentes.

Conheça, a seguir, as vantagens de contar com uma boa plataforma:

Acesso a um portfólio amplo

O primeiro benefício de contar com uma boa plataforma é o amplo portfólio de investimentos oferecido pela corretora de valores. Lembre-se de que os profissionais dessas instituições selecionam as alternativas  oferecidas aos clientes.

Dessa forma, cada instituição terá um portfólio próprio, principalmente em relação a Fundos de Investimentos e títulos de Renda Fixa. Logo, é importante escolher uma corretora que ofereça mais alternativas, permitindo realizar uma boa diversificação da carteira.

Facilidade para realizar negociações

Além de ter acesso a um portfólio com diversas alternativas, quando quiser realizar uma negociação com seus ativos, derivativos ou títulos, você terá mais facilidade se utilizar uma boa plataforma.

Ferramentas intuitivas, com informações claras e de fácil acesso, são muito importantes para toda a sua jornada de investimentos. Assim, você não tomará decisões ou realizará operações sem o embasamento necessário — evitando  equívocos.

Suporte

Uma boa plataforma, disponibilizada por uma corretora de valores confiável e preocupada com seus clientes, também deve oferecer todo o suporte necessário para a utilização no dia a dia.

Vale saber que você não utilizará a plataforma apenas para investir ou especular, mas também para acompanhar sua carteira, verificar a rentabilidade e obter outras informações. Dessa maneira, caso você não encontre esses dados ou tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema, contar com um bom suporte é essencial.

Por outro lado, se você não tiver o suporte de profissionais para esclarecer suas dúvidas, será mais arriscado realizar o manuseio e a utilização do programa. Afinal, você pode ter problemas ao fazer negociações ou mesmo não encontrar as informações que busca para tomar uma decisão ao investir.

Como escolher a melhor plataforma de investimentos para você?

Agora que você sabe os principais benefícios de uma boa plataforma de investimentos, deve estar curioso para entender como escolher a ideal, não é mesmo? A seguir, você conhecerá os pontos que deve avaliar para decidir de maneira segura e tranquila.

Acompanhe!

Verifique a regularidade da corretora

O primeiro ponto de atenção para contar com uma boa plataforma de investimentos é verificar a regularidade da corretora de valores perante os órgãos oficiais. Essas instituições financeiras devem ser fiscalizadas e seguir as regras de diversas autoridades.

Entre os órgãos que você deve pesquisar, estão o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Como as corretoras de valores lidam diretamente com o seu capital, é essencial que elas sejam idôneas e seguras.

Portanto, o cadastro em órgãos oficiais garante mais segurança para as suas transações. Isso acontece porque você tem certeza de que há regularidade cadastral da corretora e ela pode operar legalmente.

Ao tomar uma decisão, tenha em mente que instituições  não regularizadas podem trazer diversas complicações. Primeiro, você não terá certeza de que os investimentos oferecidos realmente existem e seguem as regras da CVM.

Em segundo lugar, empresas não regulamentadas podem cometer fraudes e trazer prejuízos consideráveis aos investidores. Ainda que esses crimes possam ser investigados e punidos, a recuperação do dinheiro tende a ser demorada e, muitas vezes, inviável.

Confira os meios de segurança

Você viu que o primeiro passo para escolher uma boa plataforma é garantir a regularidade cadastral da corretora de valores perante os órgãos oficiais. No entanto, isso não garante totalmente a segurança do seu dinheiro.

Como você já deve ter acompanhado nos noticiários, fraudes e golpes ocorrem mesmo em bancos tradicionais e grandes financeiras. Então, é preciso conferir quais são os meios de segurança adotados pela plataforma para a proteção do seu capital.

Nesse contexto, é fundamental que o acesso à plataforma seja feito com ferramentas confiáveis de verificação de identidade. Além disso, verifique todo o processo de cadastramento e criação de conta na corretora de valores.

Ele deve exigir documentos — ainda que digitais — e tomar providências para que o acesso seja seguro e individual. Ademais, você deve tomar cuidados essenciais para ampliar a proteção dos seus dados, como, por exemplo, não acessar a plataforma em redes públicas ou em dispositivos de terceiros.

Apesar de a própria plataforma ser a responsável por garantir os meios essenciais de segurança, a atitude do usuário também é indispensável para que não haja problemas relacionados a invasões e golpes.

Conheça as ferramentas disponibilizadas

Depois de verificar a regularidade e a segurança oferecida pela plataforma, não se esqueça de conferir as ferramentas e funcionalidades disponibilizadas pela corretora de valores.

Como já falamos, as plataformas servem para  você negociar  ativos, derivativos, títulos e veículos desejados. Para tanto, devem contar com funcionalidades específicas para evitar problemas e facilitar a rotina de investimento e especulação.

Neste contexto, conheça os diferenciais ofertados — como plataformas específicas para cada mercado e tipo de operação. Mesmo que você ainda não deseje utilizar todas essas ferramentas, a jornada de investimentos é longa, e você pode se interessar por novas possibilidades no futuro.

No Home Broker, veja quais são as informações disponíveis, as ferramentas disponibilizadas e como é a visualização do sistema de forma geral. Verifique, ainda, se há plataformas específicas para quem deseja especular na Bolsa de Valores, pois elas trazem funcionalidades adicionais que colaboram com as operações.

Já na plataforma da própria corretora, não deixe de conferir quais são os dados e as facilidades oferecidas. Além de comprar e vender títulos e fundos, é interessante contar com acompanhamento da carteira, simuladores, agregador de ativos, entre outras possibilidades.

Verifique a acessibilidade

Um fator importante para escolher a melhor plataforma de investimentos  é a acessibilidade. Ela se desdobra em duas frentes principais: a facilidade de uso e as possibilidades de investimentos.

Em relação à facilidade de uso, a plataforma deve ser intuitiva, com uma interface pensada no investidor ou especulador, e com um design atrativo. Lembre-se de que você utilizará essa ferramenta por bastante tempo e tomará decisões importantes por meio dela.

Desse modo, contar com uma plataforma de fácil acesso e que garanta facilidades no momento da utilização é indispensável para uma boa experiência no mercado financeiro.

Já no que diz respeito às possibilidades de investimentos, você deve avaliar o portfólio da corretora de valores. Diversos títulos e ativos possuem aportes iniciais bastante acessíveis. Contudo, não é só o montante mínimo para a alocação que deve ser observado.

Se a plataforma não oferece um suporte personalizado e alternativas para investidores iniciantes, por exemplo, você pode ter problemas ao montar sua carteira.

Por isso, opte por corretoras que se comprometam com a acessibilidade e o auxílio ao investidor, como a Genial Investimentos. Proporcionamos um portfólio amplo, com alternativas para todos os objetivos e perfis de investidor.

Você ainda conta com análises de especialistas, conteúdos completos para sanar suas dúvidas e a melhor plataforma para investir. Assim, sua jornada no mercado financeiro será acessível e prática, ajudando  a alcançar seus sonhos.

Considere o custo-benefício

Por fim, não se esqueça de considerar o custo-benefício das plataformas. Apesar de os custos e tarifas não serem o principal motivo para escolher um sistema, você deve considerar se a cobrança é compatível com as soluções oferecidas.

Nesse contexto, veja qual é a taxa de corretagem cobrada pela corretora, por exemplo, e como  é aplicada em cada operação. Esse custo pode afetar a rentabilidade real da sua carteira, tendo em vista que é preciso considerar todos os impostos, taxas e outros pagamentos.

Aqui na Genial,você conta com uma corretora completa e acessível e a possibilidade de ter corretagem com custo zero. Ou seja, você pode aproveitar as oportunidades do mercado sem gastos em relação a essa taxa, aproveitando ao máximo a rentabilidade.

Além disso, há diversos assessores de investimentos parceiros. Eles podem oferecer o suporte necessário para você conhecer melhor as alternativas do mercado. Dessa forma, é mais fácil tomar decisões de investimentos que façam sentido para as suas necessidades financeiras.

A assessoria da Genial também tem custo zero. Ou seja, você pode contar com essa facilidade sem afetar a rentabilidade dos seus investimentos.

Pronto! Agora, você já sabe o que é uma plataforma de investimentos e como escolher a melhor para as suas necessidades. Como você viu, é uma ferramenta indispensávell para a composição e a gestão da sua carteira. Então, faça uma boa pesquisa para encontrar a opção ideal.

Ficou interessado em contar com a melhor plataforma de investimentos? Então, vem ser Genial!

Caroline Rosa

Há 12 anos no mercado financeiro e com forte desejo de encorajar mais mulheres a construírem sua liberdade financeira, Caroline Rosa é sócia e gerente comercial na Genial Investimentos. Além disso, coordena o HUB de educação financeira, a Genial Educação, onde sua missão é democratizar o acesso ao conhecimento dentro do mercado financeiro de forma simples, acessível e objetiva.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa