CDB 220% do CDI com liquidez diária.

Fazer bons investimentos depende de uma tomada de decisão alinhada com as suas características. Contudo, existe uma grande variedade de ativos no mercado financeiro — o que pode gerar desafios quanto à decisão de investimento. Por isso, vale a pena buscar uma assessoria de investimentos.

Esse profissional pode ajudar investidores em diversas situações. Afinal, os profissionais são capacitados no mercado e podem tirar suas dúvidas. Porém, é fundamental entender a estrutura do serviço para compreender o verdadeiro papel dos assessores e como eles podem auxiliar.

Neste artigo, nós da Genial Investimentos mostraremos como atua uma assessoria e como ela é útil para investidores. Confira!

O que é uma assessoria de investimentos?

Uma assessoria ou um escritório de investimentos é uma empresa composta por profissionais qualificados que atuam no apoio aos investidores. Na prática, a assessoria tem a função de intermediar o contato entre os investidores e as oportunidades do mercado financeiro.

Para que isso aconteça, toda assessoria é vinculada a uma instituição financeira — como uma corretora de valores. Então os profissionais podem facilitar o acesso dos investidores às possibilidades do mercado financeiro que fazem parte do portfólio da corretora e àquelas que estão disponíveis na bolsa de valores.

Portanto, a assessoria serve como uma ponte entre quem investe e as distribuidoras dos investimentos. A partir do suporte dos assessores, portanto, você pode conhecer os investimentos e entender as principais características de cada um deles.

Como é composta uma assessoria de investimentos?

Para funcionar da maneira que apresentamos, a assessoria é composta por um time de agentes autônomos de investimentos (AAIs). Esses profissionais também são conhecidos como assessores de investimento e são os responsáveis pelo contato direto com o público.

Portanto, o AAI é o profissional do mercado financeiro que presta atendimento direto aos investidores, com foco em apresentar informações sobre o mercado de investimentos.

Para trabalhar como assessor é preciso realizar uma prova de qualificação aplicada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias (Ancord), além de ser autorizado a atuar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como é o dia a dia em uma assessoria de investimentos?

Para que você entenda melhor qual é o papel de uma assessoria de investimento, conhecer a rotina do negócio e dos AAIs pode ajudar. Por isso, veja quais são as funções mais relevantes do cotidiano!

Prospecção de clientes

Um dos pontos importantes para uma assessoria é a prospecção de clientes. Afinal, a captação de novos investidores é determinante para a conquista de resultados do escritório.

É comum que cada assessor de investimentos tenha o próprio método de captação: via networking, por meios digitais ou de modo presencial. Normalmente, a busca é por quem tem interesse em investir ou já tem uma carteira.

Identificação das características do investidor

Depois que um investidor decidir contar com uma assessoria, o assessor buscará entender suas características principais. Nessa fase, ele pode ajudá-lo a identificar seu perfil de investidor e conhecer seu planejamento financeiro.

Também focará em compreender quais são as necessidades e os objetivos de cada pessoa. Afinal, tudo isso afeta a estratégia de investimento que o investidor tem ou pretende montar.

Atendimento aos clientes

O dia a dia de uma assessoria envolve, claro, o atendimento direto aos clientes — por meio de um contato exclusivo e personalizado. O atendimento pode ser feito pessoalmente ou à distância. Por exemplo, via telefone ou pela internet.

Na abordagem direta ao cliente, o assessor atua para tirar dúvidas ou apresentar oportunidades que possam se encaixar às necessidades do investidor.

Atualização sobre o mercado

Além das funções vistas até aqui, os assessores buscam se manter atualizados com o que acontece no mercado financeiro. Isso permite que eles tenham uma visão mais completa do cenário econômico e financeiro — auxiliando seus clientes.

Essa atualização também envolve o aprofundamento nos conhecimentos a respeito de cada oportunidade de investimento. Desse modo, há uma maior compreensão sobre as características específicas de cada produto, em busca de um atendimento com ainda mais qualidade.

Qual a importância da assessoria para o investidor?

Agora que você sabe como funciona uma assessoria de investimento, é possível entender como ela pode ajudar os investidores. Com a escolha um serviço de qualidade, você terá acesso a diversas vantagens.

Veja quais pontos justificam a relevância da assessoria para o investidor!

Esclarecimento de dúvidas

Ao montar sua carteira de investimento, é natural ter dúvidas sobre determinado produto e suas características. Dependendo do caso, também podem surgir questões que envolvem a execução das operações e o uso das ferramentas disponíveis.

Com uma assessoria, é possível contar com o AAI para esclarecer pontos como esse. Em uma reunião, por exemplo, existe a chance de fazer todas as perguntas pertinentes para direcionar a sua estratégia.

Apresentação de oportunidades

O assessor também atua na apresentação de investimentos que compõem o portfólio da corretora vinculada. Como investidor, você será apresentado a alternativas que, de outro modo, poderiam passar despercebidas.

Além disso, a apresentação costuma considerar seu perfil e seus objetivos — sendo, portanto, personalizada. Com isso, você conhece oportunidades de maneira contextualizada.

Porém, é preciso ter atenção: o assessor não faz análise nem recomendação de investimentos. Seu papel é demonstrar como funcionam as possibilidades disponíveis no mercado. A decisão final cabe a cada investidor.

Acesso a informações confiáveis

Ao contar com uma assessoria, você também poderá aproveitar informações que são confiáveis, já que são fornecidas por um profissional capacitado. Assim, não corre o risco de cair em dicas enganosas encontradas em fontes de pouca confiança.

Isso não é garantia de melhores resultados, já que a decisão depende apenas de quem investe. Porém, é uma forma de obter informações relevantes para embasar sua decisão.

Sem custos para o investidor

Tudo o que uma assessoria oferece é disponibilizado sem custos para os investidores. Não é preciso pagar taxas extras e nem perder rentabilidade real para contar com o serviço. Isso porque a assessoria é remunerada pela corretora de valores a qual está vinculada.

Como você viu, a assessoria de investimentos ajuda investidores com perfis e objetivos distintos. A partir de informações relevantes, ela presta um atendimento exclusivo e personalizado, que pode orientar a tomada de decisão do investidor.

Você também pode contar a facilidade que uma equipe qualificada oferece! Abra sua conta na Genial Investimentos e aproveite nosso serviço de assessoria!

Comentários