É preciso saber como operar o Home Broker para comprar e vender ativos na Bolsa de Valores. Se antes vigorava o modelo “viva voz” no ambiente físico, atualmente as compras e vendas de ações são muito mais simplificadas, bastando o investidor emitir a ordem do seu computador ou celular.

Parece muito mais eficiente, não? De fato, essa mudança transformou a realidade do mercado de ações no mundo e no Brasil, apesar de esse tipo de investimento ainda não ser cultural por aqui. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas em relação a como começar a comprar e vender ações pelo Home Broker das corretoras. Mas, na sequência, você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Acompanhe todos os passos e, depois, o processo ficará automático!

Como funciona?

De maneira resumida, o processo é bastante simples. Para comprar ações, basta acessar o Home broker da sua corretora, escolher a empresa de sua preferência e adquirir um lote de ações de acordo com o dinheiro que você transferiu para a sua conta na plataforma. Ao comprar, você se torna acionista dessa empresa, podendo lucrar com o seu crescimento.

Caso haja interesse na venda, ela deve ser feita sempre que o preço estiver maior do que o valor investido no ativo, pois assim haverá lucro, da mesma forma que um vendedor compra suas mercadorias a um preço e vende mais caro para ganhar na operação. Ao enviar a ordem de venda, o dinheiro é depositado na conta do investidor em até três dias úteis após a realização da operação.

Como acessar o sistema?

Depende de cada corretora a disponibilidade do sistema para seus clientes. Quanto mais intuitiva a plataforma, mais fácil para operá-la e emitir as ordens. No caso da Genial Investimentos, você pode ativar o Home Broker fazendo, primeiramente, o seu login na plataforma Genial. Depois, na parte superior da tela clique em “Investimentos” e uma nova tela com as opções aparecerá. Em “Ações e Futuros”, clique na aba “Home Broker”.

Feito isso, em sua primeira vez na plataforma, você precisará concordar com as regras e parâmetros de atuação da B3 e com as normas de intermediação. Ao aceitar os termos do contrato, clique em “Ativar agora” e aguarde o recebimento do e-mail de confirmação (ele pode demorar até 24 horas para ser entregue). Quando isso ocorrer, retorne ao item “Home Broker” e crie a sua assinatura eletrônica. Se for solicitado, desabilite o seu bloqueador de pop-ups para efetuar o cadastro.

Como operar o Home Broker da Genial

No Home Broker você verá uma tela com configuração sugerida. É possível utilizá-la ou personalizar da maneira que julgar mais conveniente. Para isso, clique no ícone “+” em verde (abaixo da opção “comprar e vender”, no canto superior esquerdo da tela) e crie uma nova área de trabalho.

como fazer operações básicas no home broker

A partir de então, surgirá uma nova tela onde você poderá fazer a customização.

como fazer operações básicas no home broker

Para encontrar as funcionalidades do sistema, clique em “Menu”, localizado na parte inferior esquerda e confira as opções.

como fazer operações básicas no home broker

Acionando “Cotações”, por exemplo, você pode escolher um conjunto de ações para acompanhar. Para saber como funciona, imagine que você tenha interesse em analisar as oscilações de 10 empresas no mercado de ações antes de fazer suas aplicações. Para tanto, basta criar um grupo e inserir nele os 10 ativos. Nomeie o grupo no espaço “Incluir carteira” e insira as empresas em “Papéis”. Feito isso, basta clicar na tecla “Enter” para ter acesso às informações precisas sobre as ações.

fazer operações home broker

Existe também a funcionalidade “Cotação rápida”, na qual você insere a ação que pretende avaliar no campo “Papel” para ter acesso a todos os seus dados. Essa é uma boa maneira de analisar mais aprofundadamente os ativos e conferir informações a respeito de melhores preços de compra e venda, entre outras.

como fazer operações básicas no home broker

Além disso, é possível conferir notícias a respeito do Ibovespa e do mercado financeiro em geral, clicando no ícone “Notícias”, também na aba “Menu”.

como fazer operações no home broker

Como comprar e vender ações

Agora que você sabe como customizar e preparar o Home Broker da Genial, vá até o topo direito da tela, onde estão os botões “Comprar” e “Vender”. Querendo comprar uma ação, por exemplo, você aciona esse botão e passa a ter acesso à tela de ordem de compra. É nela que você poderá realizar o seu investimento.

Selecione o tipo de ordem que pretende emitir. Ela pode ser:

  • válida para hoje, quando a ordem vale até o fim do dia em questão;
  • válida para a data, na qual você especifica uma data limite para a validade da ordem;
  • válida até cancelar, na qual a ação vale até chegar a um preço determinado por você ou até que pague algum provento;
  • executa ou cancela, ou seja, o que estiver no preço da ordem é executado de acordo com o mercado e o excedente é cancelado.

Determinando o tipo de ação, selecione a quantidade e o preço pretendido para fazer a compra. Por exemplo, ao comprar, por exemplo um papel da Petrobras, você precisará inserir o código PETR4 e, logo abaixo, aparecerá o lote mínimo de ações, como se fosse um pacote.

Esse lote costuma ser de no mínimo 100 ações. Para saber o quanto você gastará comprando esse lote, basta multiplicar a quantidade do lote com o preço da ação. Caso você não tenha esse valor disponível para investir, é possível comprar um lote fracionado, dando ao investidor a possibilidade de adquirir de 1 a 99 ações. Para isso, você precisa inserir o código da ação + a letra F em seguida. Continuando o exemplo da Petrobras, o código do lote fracionário ficaria PETR4F.

Após definir esses detalhes, insira a sua assinatura digital e aperte em “Comprar”. Pronto, você comprou ações na Bolsa! Para acompanhar a sua ordem e como ela está desempenhando vá na parte superior da tela e clique no campo “Consultar Ordens”.

como fazer operações básicas no home broker

O processo de venda é parecido. Sabendo como operar o Home Broker, basta acessá-lo e determinar como será o tipo de ordem a ser executado, escolher a quantidade de ações a serem negociadas e informar o preço que interessa a você.

como fazer operações básicas no home broker

Como identificar ações no Home Broker

A Bolsa de Valores designa ações empresariais de acordo com códigos, que são compostos por quatro letras e um número. É dessa maneira que você poderá localizá-las no Home Broker. Se procurar por Petrobras, por exemplo, você não vai achar porque a companhia está registrada como PETR4.

As ações negociadas na Bolsa são preferenciais ou ordinárias, o que basicamente tem a ver com a participação societária que o acionista terá ao fechar negócio. Isso significa, basicamente, que, comprando ações preferenciais, você não tem direito a voto nas decisões da companhia. Comprando ações ordinárias, sim.

Os códigos são formados de acordo com o tipo de ação negociada. Para ações ordinárias, usa-se o número 3 e para ações preferenciais, o número 4. Além deles, existem outros tipos de papéis que recebem outras numerações, ainda que o 3 e o 4 sejam os mais comuns.

Consequentemente, as letras representam as empresas que emitem as ações. Por isso, quando vemos PETR4, sabemos que são ações preferenciais que a Petrobras disponibiliza no mercado de ações.

Fique atento a essas regras de denominação para identificar as ações corretamente na Bolsa. O Home Broker veio para simplificar a vida do investidor, permitindo que ele compre e venda as ações sem sair da casa. Ficou interessado? Então, acesse a plataforma da Genial abrindo a sua conta agora! Opere ações com a ajuda de nossos assessores de investimentos.

abra sua conta

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *