Os investidores podem começar o ano de 2019 com mais uma opção de investimento, lançada pela B3, Bolsa de Valores oficial do Brasil. Com o intuito de tornar mais acessível o mercado de capitais, a instituição divulgou o Minicontrato de Opções do Dólar, uma nova forma de apostar no mercado futuro do câmbio da moeda norte-americana.
O que é Minicontrato de Opções do Dólar?
O dólar comercial é representado pela taxa de câmbio entre o dólar e o real e pode variar de acordo com o fluxo de dólares que circulam no país. Essa variação pode ocorrer por diversos motivos, sujeitos pela equação entre oferta e demanda, surgindo assim a necessidade de mecanismos para limitar os riscos de oscilação de preços. Segundo a B3, os Minicontratos de Opções do Dólar são derivativos para minimizar os riscos de preço das instituições com dinheiro ligado ao dólar. Esse tipo de investimento também é capaz de especular em cima da previsão do dólar, o que pode dar um retorno a mais do que a própria e simples variação da moeda.
Primeiro, vamos entender o que é o mercado de opções e como ele funciona, basicamente. Segundo a B3, Opção de Compra ou Opção de Venda são contratos em que dá ao comprador ou vendedor o direito, mas não o dever, de comprar ou vender, determinado ativo objeto, pelo preço de exercício. Ou seja, as Opções de Compra e Opções de Venda não estão sujeitas às oscilações do mercado cambial. Esse é o principal fundamento.
Como base de comparação, atualmente, a B3 tem disponível para negociação o contrato padrão de Opções do Dólar. No entanto, o tamanho do contrato é dado pelo valor do dólar x US$ 50,00. O Minicontrato é 5x menor que o do contrato padrão: valor do dólar x US$ 10,00.
Conheça também outros lançamentos da B3
Quais são as opções
• Mini Opções de Dólar com vencimento mensal: Data de trava no último dia útil anterior ao mês de vencimento. Exemplo: Se o contrato vence em dezembro, a data de trava será no último dia útil de novembro.
• Mini Opções de Dólar com vencimento semanal: Quatro datas de trava, nas 4 sextas feiras do mês de vencimento. Aqui a data de trava será na sexta com vencimento/exercício da opção na segunda.
Vantagens do Minicontrato de Opções do Dólar
- Protege contra variações na taxa de câmbio (hedge).
- Possibilita a criação de estratégias para especular as mudanças na taxa de câmbio, através da combinação de várias opções.
- Dispensa depósito de margem de garantia para posições titulares. (Compra de Call ou Compra de Put)
- Após o pagamento do prêmio, não exige fluxo de caixa para posições titulares (Compra de Call ou Compra de Put) referente a ajustes diários.]
Como funciona?
Veja o exemplo dado pela B3:
Como investir no Minicontrato de Opções de Dólar?
Basta você ter uma conta aberta em uma corretora, como a Genial investimentos, que oferece profissionais capacitados e especialistas na Bolsa de Valores para te ajudar a entender qual a melhor forma de investir nos Minicontratos. Abra sua conta já!