Os investimentos têm dia e hora certos para serem feitos, e estes em geral diferem do nosso já conhecido expediente bancário.

Convém ao investidor conhecer bem os horários dos mercados nos quais opera. Assim, ele consegue planejar suas transferências de recursos, além de vender ou resgatar seus ativos no momento certo, para ter dinheiro na conta na data desejada.

Já mostramos aqui no blog, por exemplo, os horários para aplicações e resgates de ativos de renda fixa e fundos de investimento. Agora, vamos falar dos principais ativos de renda variável negociados pelas pessoas físicas.

Os horários de funcionamento da bolsa de valores podem variar ao longo do ano, em função de eventos como o horário de verão no Brasil, o horário de verão nos Estados Unidos e o Carnaval. Por isso, é fundamental ficar de olho nos avisos da B3, empresa resultante da fusão entre a BM&FBovespa e a Cetip.

A tabela a seguir trás um resumo dos atuais horários de negociação da bolsa de valores:

Mercado Pré-abertura Negociação Call de fechamento After-market (cancelamento de ofertas) After-market (negociação)
Mercado à vista 9h45 a 10h 10h a 16h55 16h55 a 17h 17h25 a 17h30 17h30 a 18h
Fracionário 9h45 a 10h 10h a 16h55 16h55 a 17h 17h25 a 17h30 17h30 a 18h
Mercado a termo 10h a 17h20
Bovespa Mais 9h45 a 10h 10h a 16h55 16h55 a 17h
ETFs 9h45 a 10h 10h a 16h55 16h55 a 17h15
Mercado de balcão organizado (todos os ativos) 9h45 a 10h 10h a 16h55 16h55 a 17h

Fonte: BM&FBovespa

Ações, fundos imobiliários e ETFs

Atualmente, a negociação de ações nos mercados à vista, fracionário, de balcão e no Bovespa Mais pode ser feita das 10h às 17 horas. O mesmo horário vale para a negociação de ETFs – fundos que seguem de perto o desempenho dos índices da bolsa – e de fundos imobiliários.

Os cinco minutos finais do pregão (das 16h55 às 17h) configuram o chamado call de fechamento. É nesse período que são definidos os preços de fechamento das ações que compõem os índices da bolsa ou que tiveram oscilações atípicas durante o pregão. No caso dos ETFs, o call de fechamento vai de 16h55 a 17h15.

Já nos 15 minutos que antecedem a abertura do pregão ocorre o chamando leilão de pré-abertura do mercado, quando ocorre a formação dos preços de abertura dos ativos.

Das 9h45 às 10h, o sistema da bolsa aceita o registro de ofertas de compra e venda, mas sem concretizar o negócio de fato. Quando o pregão começa, essas ofertas podem ou não ser atendidas.

Quem opera via home broker pode enviar ordens de compra e venda a qualquer momento, mesmo fora dos horários de negociação. Quando isso ocorre, essas ordens se tornam registros de ofertas no leilão de pré-abertura seguinte.

O mercado a termo tem horário de funcionamento um pouco diferente. Hoje, o pregão ocorre de 10h às 17h20, sem pré-abertura ou call de fechamento.

Veja mais:

After-market

Já os mercados à vista e fracionário contam com um período de negociação a mais, o after-market. Trata-se de um período de negociação extra após o encerramento do pregão normal, mas que conta com algumas limitações.

O after-market oferece uma chance de investir àqueles que não conseguem acompanhar o pregão durante o dia, ou ainda a quem deseja fazer ajustes que não conseguiram durante o pregão normal.

Só podem ser negociadas, nesse período, ações que componham o Ibovespa e que tenham sido negociadas durante o pregão normal do mesmo dia.

O preço de um ativo negociado no after-market também não pode oscilar mais do que 2% para cima ou para baixo em relação ao seu preço de fechamento naquele mesmo dia. Finalmente, não é possível operar mais que 100 mil reais por CPF no after-market.

Atualmente, o período de negociação do after-market vai de 17h30 às 18 horas. Nos cinco minutos que o antecedem (de 17h25 a 17h30), é possível cancelar ordens realizadas durante o pregão regular.

Os horários para a negociação de opções e futuros podem variar, inclusive de acordo com o tipo de ativo. Confira todos os horários de negociação no site da BM&FBovespa.

Quer investir melhor seu dinheiro? Venha para a GENIAL! Saiba como podemos ajudar você!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários